Boa tarde!
Na minha habitação gastava normalmente em gas uma botija de gás do propano (botijas grandes k ficam no exterior da casa) só para alimentação. Há um ano mais o menos como não subcarregava o contador, meti uma placa de indução (teka ir 641) substituindo o gás da placa. Qual não foi o meu espanto quando descobri que a conta da electricidade não subiu mais de 6 euros. ( os tipos das leituras tem vindo a casa regularmente e eu mando com frequencia a leitura pelo site da EDP)A placa é muito cara mas compensa.
A minha duvida é a seguinte:
Como deu bom resultado nas outras casas vou fazer igual, tirar a placa a gás e meter a teka ir 641 que tem a mesma medida e encaixa perfeitamente, só que tenho de vir buscar a corrente ao contador, porque o electricista que fez a instalação seguiu com o mesmo cabo de 2.5mm pelas tomadas todas da cozinha estando ligado a um dijuntor de 15A.
O dijuntor de 15A não se aguenta só com a placa em pleno quanto mais com o resto das tomadas da cosinha. Se trocasse só o dijuntor e continuasse com a mesma cabelagem, queimava o circuito certamente.
A solução para não partir paredes será passar o cabo pelo sotão e depois descer abaixo para não ficar a vista.
A minha duvida é a seguinte, já que não sou electricista:
Que tipo de dijuntor vou utilizar?
Que tipo de cabelagem?
A placa não trás ficha para meter na tomada vem os 3 fios a vista
Posso ligar com uma barra de junção o cabo da placa ao cabo eletrico e depois ao dijuntor do quadro?
Nota: se possivel deem a referencia dos produtos para na loja saberem o que quero
placa de indução teca ir 641
-
- Curioso
- Registado: 16 set 2012, 10:29
Re: placa de indução teca ir 641
Pode colocar uma caixa atrás do móvel onde instalou a placa e ligar com ligadores ( placa de junção) placa de bornes etc adequada ao cabo e á corrente. Como não diz qt gasta a placa não posso aconselhar cabo ou disjuntor algum, só diz que tem 3 condutores, logo será monofásica. Supondo que a sua placa é mono e que no total anda à volta de 27A (exemplo q conheço) recomendo cabo XV 2G6 e um disjuntor 32A.
-
- Curioso
Dados tecnicos:
potencia nominal: 6400W
230v
50/60 Hz
4 placas de indução
1ª 1100 normal power 1800w
2ª2100/3000w
3ª 2300/3700w
Para por uma caixa por trás não dá, pois vou instalar na bancada da cozinha por cima do forno.
O dijuntor é simples ou duplo? referencias de tudo obrigado
potencia nominal: 6400W
230v
50/60 Hz
4 placas de indução
1ª 1100 normal power 1800w
2ª2100/3000w
3ª 2300/3700w
Para por uma caixa por trás não dá, pois vou instalar na bancada da cozinha por cima do forno.
O dijuntor é simples ou duplo? referencias de tudo obrigado
O Zé Manel olha que há muita gente desempregada, chama o electricista!
Cps.
-
- Curioso
ruka não queres vir cá de graça,lol, tou a brincar.
Realmente tens razão, mas eu moro numa terrinha a 45km do concelho, pago um balurdio só para deslocções
Realmente tens razão, mas eu moro numa terrinha a 45km do concelho, pago um balurdio só para deslocções
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasJosé Manuel1982 Escreveu:Boa tarde!
Na minha habitação gastava normalmente em gas uma botija de gás do propano (botijas grandes k ficam no exterior da casa) só para alimentação. Há um ano mais o menos como não subcarregava o contador, meti uma placa de indução (teka ir 641) substituindo o gás da placa. Qual não foi o meu espanto quando descobri que a conta da electricidade não subiu mais de 6 euros. ( os tipos das leituras tem vindo a casa regularmente e eu mando com frequencia a leitura pelo site da EDP)A placa é muito cara mas compensa.
A minha duvida é a seguinte:
Como deu bom resultado nas outras casas vou fazer igual, tirar a placa a gás e meter a teka ir 641 que tem a mesma medida e encaixa perfeitamente, só que tenho de vir buscar a corrente ao contador, porque o electricista que fez a instalação seguiu com o mesmo cabo de 2.5mm pelas tomadas todas da cozinha estando ligado a um dijuntor de 15A.
O dijuntor de 15A não se aguenta só com a placa em pleno quanto mais com o resto das tomadas da cosinha. Se trocasse só o dijuntor e continuasse com a mesma cabelagem, queimava o circuito certamente.
A solução para não partir paredes será passar o cabo pelo sotão e depois descer abaixo para não ficar a vista.
A minha duvida é a seguinte, já que não sou electricista:
Que tipo de dijuntor vou utilizar?
Que tipo de cabelagem?
A placa não trás ficha para meter na tomada vem os 3 fios a vista
Posso ligar com uma barra de junção o cabo da placa ao cabo eletrico e depois ao dijuntor do quadro?
Nota: se possivel deem a referencia dos produtos para na loja saberem o que quero
O cabo a utilizar pode ser XV 2X6+T e disjuntor de 32A , a ligação deve ser feita em caixa e com placa de bornes.
Cpts.
Energy
Energy