Duvida de leituras de terras e impedancias

Responder
caides
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 set 2012, 13:12

Duvida de leituras de terras e impedancias

Mensagem por caides »

Boas,

Eu comecei recentemente a trabalhar numa empresa que me pôs na mão um Analisador HT sirius 87 para medir Terras de protecção Terras de serviço e Impedâncias do circuito de defeito.
O problema é que tenho que efectuar as medições em instalações como postos de gasolina e não sei se posso proceder as medições com a instalação em carga nem em qual o local mais apropriado para as fazer...
O aparelho vem munido de uma ligação que me permite efectuar as medições através das tomadas da instalação...
Gostava que me pudessem ajudar a resolver este problema de modo a não errar nas medições!

Segunda feira vou fazer este tipo de serviços e necessito de orientação... :?

Quem me puder ajudar agradecia imenso!!!
Cumprimentos
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Duvida de leituras de terras e impedancias

Mensagem por mpinto »

Nos sitemas TI e TN para efectuar os calculos das proteções, ou garanter que estas funcionam, há necessidade de medir a impedância da malha de defeito mas nos sistemas TT não vejo necessidade. Deves medir as continuidades dos condutores de protecção, testar os diferenciais, resistencias de isolamento etc como deves ter no manual de instruções desse aparelho. Em todo o caso esse aparelho deve ter na parte de trás os esquemas de ligação mais usados.
Sobre medir a terra de protecção e de serviço no borne amovivel, usando electrodos auxiliares, o ideal seria desligar a instalação. Ao abrir os bornes estás a privar a instalação duma parte importante do sistema de proteção de pessoas e no caso da de serviço, caso o sistema esteja desiquilibrado, terás no borne desligado um potencial que pode ser perigoso. Mas em casos que a instalação não se pode desligar já fiz essas operações algumas vezes, com cuidado claro. Usar a tal tomada é uma solução não precisas de desligar nada, mas no caso da de serviço não creio que esse aparelho possa usar o mesmo método. Em todo o caso só tens que medir a terra de serviço nas instalações com PT, nas que são abastecidas em BT a terra de serviço não faz parte do seu domínio.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Uma análise que poucos fazem é ver se há fio de terra nas várias massas (motores e outros) da instalação.

Eu usava uma técnica se calhar muito arcaica que era ligar um fio de 50 metros ligado ao fio de terra da instalação e ir ver a continuidade com o ohmimetro.

O que eu usava estava protegido para o caso de aparecer uma tensão elevada não dar curto-circuito, normalmente apresentava uma resistência de 2 a 3 Ohms. Numa situação aparecia tensões falsas de 10 a 12 Volts e eu isso nunca percebi muito bem, pois admitia que o terra estava lá. seria uma tensão falsa, fantasma-

E cheguei a usar em uma bomba de gasolina, nunca tive problemas pois as correntes em jogo eram pequenas e estava tudo ligado à terra.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Duzia12 Escreveu:Uma análise que poucos fazem é ver se há fio de terra nas várias massas (motores e outros) da instalação.

Eu usava uma técnica se calhar muito arcaica que era ligar um fio de 50 metros ligado ao fio de terra da instalação e ir ver a continuidade com o ohmimetro.

O que eu usava estava protegido para o caso de aparecer uma tensão elevada não dar curto-circuito, normalmente apresentava uma resistência de 2 a 3 Ohms. Numa situação aparecia tensões falsas de 10 a 12 Volts e eu isso nunca percebi muito bem, pois admitia que o terra estava lá. seria uma tensão falsa, fantasma-

E cheguei a usar em uma bomba de gasolina, nunca tive problemas pois as correntes em jogo eram pequenas e estava tudo ligado à terra.
Ainda hoje, para verificar a continuidade do condutor de protecção a Certiel usa esse método. Nas regras técnicas diz que no caso das ligações equipotenciais estas não devem ter um valor superior a o,1 Ohm, amanhã confirmo. Não sei se tem alguma tabela com o valor máx para o condutor de protecção. Vou verificar tb. Na norma 60439 vem uma tabela com o valor máximo da queda de tensão, para cada secção, nos condutores de proteção e o método utilizado.
Em todo o caso durante as certificações os inspectores testam a continuidade mas não verificam o valor da resistência
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Testam continuidades e valor da terra esistente! e muito mais! se houver tensão na instalação é medido tambem, se o valor da terra não concide com o valor da terra que indicamos no pedido é caso para dúvida sobre o nosso equipamento! o registo é efectuado no papel da certificação! Cump:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Uma análise que poucos fazem é ver se há fio de terra nas várias massas (motores e outros) da instalação.

A Certiel utiliza esse fio para medir continuidades em diversas tomadas e equipamentos das instalações.

Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”