Torix
-
- Curioso
- Registado: 29 jan 2012, 21:39
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Torix
Ligadores tipo Torix
Há uns que dizem que podem usar outros não.
O Regulamento não sei se aceita a opção por ligação por torçâo. Num Livro da Certiel tem lá uma foto de um Torix.
É uma questão de ler...
Há uns que dizem que podem usar outros não.
O Regulamento não sei se aceita a opção por ligação por torçâo. Num Livro da Certiel tem lá uma foto de um Torix.
É uma questão de ler...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boassuperhandy Escreveu:Qual é o nome técnico destas pequenas peças/ligadores?
Obrigado
Esse ligador torix, já passou à história, agora temos os ligadores do tipo wago para condutores flexiveis e para condutores rijos, e outros do mesmo tipo mas mistos, condutores flexiveis/rijos.
Cpts.
Energy
Energy
Penso que o nome deva ser; "dispositivo mecânico complementar de ligação por torção"
O nome Torix ficou por ser a primeira marca a surgir em portugal, final dos anos 70, assim como vai ficar o Wago e ninguém lhe chama "dispositivo de ligação rápida", apesar de já existirem mts marcas.

-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Torix é aprovado desde que esteja escrito CE, agora deixou de ser utilizado por os WAGOS serem mais práticos!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Já ouvi dizer que a utilização deste material em obra não é aceitável;
contudo, acho que as ligações feitas com estes dispositivos, Torix, ficam bem
melhor do que com esses ligadores wago.
Cps
A. Castro
Já ouvi dizer que a utilização deste material em obra não é aceitável;
contudo, acho que as ligações feitas com estes dispositivos, Torix, ficam bem
melhor do que com esses ligadores wago.
Cps
A. Castro
-
- Team Apoio
Boas
Os ligadores do tipo Torix, vieram tirar um pouco a utilização das placas de bornes, e posteriormente os ligadores do tipo Wago, vieram quase acabar com as duas anteriores soluções.
Enfim, é o avança tecnologíco.
Os ligadores do tipo Torix, vieram tirar um pouco a utilização das placas de bornes, e posteriormente os ligadores do tipo Wago, vieram quase acabar com as duas anteriores soluções.
Enfim, é o avança tecnologíco.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Tudo o que se tem dito neste tópico concordo em pleno, no entanto queria aqui deixar algumas experiências práticas que tenho em relação a este tipo de ligadores, quando apareceram o pessoal tinha algumas reticências em relação à sua utilização.
Eu pessoalmente assisti a demonstrações destes ligadores (Wago) em vídeo que a sua destruição só acontecia quando a corrente que os percorria atingia os 600 Amp. (Não me lembro qual o tempo mas tenho ideia de alguns segundos).
Mas eu cheguei a substituir Wagos por torixs porque estes queimaram por 2 vezes num circuito duma máquina de café, que tinha um consumo de aprox. 18 Amp. com os Torix de uma marca francesa isto deixou de acontecer.
Presentemente penso que há uma melhoria significativa nas ligas utilizadas para o fabrico destes ligadores (Wago).
Cumprs.
Tudo o que se tem dito neste tópico concordo em pleno, no entanto queria aqui deixar algumas experiências práticas que tenho em relação a este tipo de ligadores, quando apareceram o pessoal tinha algumas reticências em relação à sua utilização.
Eu pessoalmente assisti a demonstrações destes ligadores (Wago) em vídeo que a sua destruição só acontecia quando a corrente que os percorria atingia os 600 Amp. (Não me lembro qual o tempo mas tenho ideia de alguns segundos).
Mas eu cheguei a substituir Wagos por torixs porque estes queimaram por 2 vezes num circuito duma máquina de café, que tinha um consumo de aprox. 18 Amp. com os Torix de uma marca francesa isto deixou de acontecer.
Presentemente penso que há uma melhoria significativa nas ligas utilizadas para o fabrico destes ligadores (Wago).
Cumprs.
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
Re:Placas de bornes - Torix e afins.
Já coloquei de todos os tipos existentes de ligadores desde da placa de bornes que se tinha de fixar no funda da caixa funda e contornar os ligadores para ligar na placa de bornes que se perdia um tempo considerável a ligar cada caixa! depois os torix que depois de com o alicate enroscar bem e depois o aconcego do torix! nunca deram problemas e agora os Wagos segundo os técnicos foram testados não sei que laboratório mas tenho sempre dúvida sobre efeciência nos mesmos, parece que os fios ficam mal presos se rodar um pouco o Wago de um lado para o outro saem, sinceramente tenho pouca opnião de rebustês sobre o mesmo, (embora seja mais rápido de ligar) .
-
- Curioso
- Registado: 29 jan 2012, 21:39
Carissimos, obrigado pela ajuda, conclui o trabalho com os Wago.
Qualquer das formas, gostaria de saber a vossa opinião sobre estes ligadores: Serão tao bons como os primeiros? Penso que fazem o mesmo tipo de trabalho ou estarei enganado?
Obrigado uma vez mais
Qualquer das formas, gostaria de saber a vossa opinião sobre estes ligadores: Serão tao bons como os primeiros? Penso que fazem o mesmo tipo de trabalho ou estarei enganado?

Obrigado uma vez mais
- Claro
- Curioso
- Registado: 17 fev 2009, 10:21
Boa noite, Superhandy.
Os últimos ligadores chamam-se ForBox, eu só os utilizo nos fios => que 4mm, por causa da amperagem. Como diz o José Calado eles por vezes queimam. Mas porque também as instalações electricas não são projectadas para a sua utilização. Como deve ser o caso da tomada para a maq. do café a debitar 18A, que certamente estava a ser alimentada por fios de 2,5mm. Mais informo que existe ligadores rápidos ( Wago ) para fio de 4 mm, mas nunca utilizei. Já agora não estando a criticar mas a dar uma sugestão, os fios colocados nas caixas de derivação devem ser ordenados na seguinte ordem, Terra, Neutro e Fase. Pois se tiver que confirmar se chega corrente a essa caixa de derivação, vai ter que “desmanchar “ todo o trabalho. Se tiverem ordenados como disse só é necessário virar os fios da fase para o exterior.
Os últimos ligadores chamam-se ForBox, eu só os utilizo nos fios => que 4mm, por causa da amperagem. Como diz o José Calado eles por vezes queimam. Mas porque também as instalações electricas não são projectadas para a sua utilização. Como deve ser o caso da tomada para a maq. do café a debitar 18A, que certamente estava a ser alimentada por fios de 2,5mm. Mais informo que existe ligadores rápidos ( Wago ) para fio de 4 mm, mas nunca utilizei. Já agora não estando a criticar mas a dar uma sugestão, os fios colocados nas caixas de derivação devem ser ordenados na seguinte ordem, Terra, Neutro e Fase. Pois se tiver que confirmar se chega corrente a essa caixa de derivação, vai ter que “desmanchar “ todo o trabalho. Se tiverem ordenados como disse só é necessário virar os fios da fase para o exterior.
-
- Team Apoio
superhandy Escreveu:Carissimos, obrigado pela ajuda, conclui o trabalho com os Wago.
Qualquer das formas, gostaria de saber a vossa opinião sobre estes ligadores: Serão tao bons como os primeiros? Penso que fazem o mesmo tipo de trabalho ou estarei enganado?![]()
Obrigado uma vez mais
Boas
Já não se fazem ligações nas caixas de derivação como antigamente, em que os condutores contornavam as paredes da caixa direitinhos.
Não gosto de ver este tipo de ligação a monte, mas claro gostos não se discutem, e funciona, logo está bom.
Cpts.
Energy
Energy
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, nessa época antes de ligar tinhamos de endireitar/limpar os fios com um pano e também limpar a caixa como deve ser!
Era ver quem deixava as caixas mais bem ligadas e "bonitas", dava vontade de tirar uma foto(na altura só de rolo), era o chamado brio profissional!
Era ver quem deixava as caixas mais bem ligadas e "bonitas", dava vontade de tirar uma foto(na altura só de rolo), era o chamado brio profissional!

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Team Apoio
BoasVarejo Escreveu:Boas, nessa época antes de ligar tinhamos de endireitar/limpar os fios com um pano e também limpar a caixa como deve ser!
Eram outros tempos, em que imperava o brio profissional de cada um.
hoje em dia, seja nas caixas de derivação, Q.E é tudo ao monte e fé em deus, parece trabalho de Espanhois.
Cpts.
Energy
Energy