Dúvidas sobre instalações eléctricas

Acesso total utilizadores
Responder
NosferatuPT
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2012, 19:25
Been thanked: 1 time

Dúvidas sobre instalações eléctricas

Mensagem por NosferatuPT »

Olá a todos!
Tenho umas dúvidas e agradecia muito se me pudessem ajudar.

1) Sempre pensei que o circuito eléctrico de uma habitação tipo vivenda tivesse apenas uma fase, mas li que há pessoas que têm duas fases, uma por andar. Porquê adoptar esta configuração? Até quantas fases se pode ter numa casa, três?
2) Indo um pouco no seguimento da questão anterior, há algum tempo tivemos um problema aqui em casa. O que acontecia era que, no andar de cima, a electricidade funcionava nalgumas divisões e noutras não.. isto quer dizer que tenho várias fases aqui em casa?
Deixo aqui uma fotografia do meu contador -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/IMG_1326.jpg. Parece-me ser trifásico, certo? Aquele símbolo quer dizer que a configuração é em estrela?
3) A configuração em estrela é a mais usada? Há vantagens em utilizar em triângulo?

Devem ser dúvidas bastante básicas para a maior parte de vocês mas, infelizmente, a minha formação académica, até agora, andou muito à volta de cálculos e deixou-se a teoria de lado. Com muita satisfação minha, este semestre vou ter uma cadeira de Instalações Eléctricas na qual espero aprender muito mais!

Obrigado :)

EDIT: 4) E aquele 3x10A no contador, o que quer dizer?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Dúvidas sobre instalações eléctricas

Mensagem por Duzia12 »

O contador é 3 x 10 A-----trifásico 3 Fases---RST norma antiga L1, L2 e L3----Os circuitos do quadro quantos são?

Devias mudar o contador de 3x10A para 1x30 A monofásico-
NosferatuPT
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2012, 19:25
Been thanked: 1 time

Mensagem por NosferatuPT »

Acho que são dois circuitos.. por ter dois andares. Não? -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/IMG_1321.jpg

Porque sugeres essa alteração para monofásico? Teria vantagem? ..sou mesmo leigo nisto. Era óptimo existir um livrinho com isto tudo explicado :)
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O quadro está bem dimensionado tem um corte geral e dois circuitos de alimentação do quadro do 1.º andar e um circuitro para garagem

Neste quadro parece estar tudo bem

Já agora põe uma foto do quadro do 1.º piso e garagem

Os circuitos são todos monofásicos neste quadro, menos o fogão. Deve ser mudado para 1x25A e cabo 4 mm^2

O instalação tem uma só habitação um consumidor, com dois pisos e uma garagem.

Imagina um circuito com 3 torneiras de 10 Litros (maximo) ou uma torneira de 30 Litros

Se uma torneira consumir 15 Litros se houver um limitadore automático que desliga qual é melhor ? A instalação está a só consumir 15 L mas dispara o limitador pois a corrente naquela fase ultrapassou os 10 A

Claro que tem 3 fases, mas as vantagens são poucas, são mais os prós que os contra

Já agora põe foto do limitador da EDP

A instalação a 3x10 deve ter muito disparos do geral da EDP
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

[quote="NosferatuPT"]Olá a todos!
Tenho umas dúvidas e agradecia muito se me pudessem ajudar.

1) Sempre pensei que o circuito eléctrico de uma habitação tipo vivenda tivesse apenas uma fase, mas li que há pessoas que têm duas fases, uma por andar. Porquê adoptar esta configuração? Até quantas fases se pode ter numa casa, três?

Pode ter apenas uma fase, se o contador for monofásico, e três fases se o contador for trifásico.

2) Indo um pouco no seguimento da questão anterior, há algum tempo tivemos um problema aqui em casa. O que acontecia era que, no andar de cima, a electricidade funcionava nalgumas divisões e noutras não.. isto quer dizer que tenho várias fases aqui em casa?

É isso mesmo, em principio terá três fases.

Deixo aqui uma fotografia do meu contador -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/IMG_1326.jpg. Parece-me ser trifásico, certo? Aquele símbolo quer dizer que a configuração é em estrela?

Sim tem instalado um contador trifásico 3x10A

3) A configuração em estrela é a mais usada? Há vantagens em utilizar em triângulo?

Devem ser dúvidas bastante básicas para a maior parte de vocês mas, infelizmente, a minha formação académica, até agora, andou muito à volta de cálculos e deixou-se a teoria de lado. Com muita satisfação minha, este semestre vou ter uma cadeira de Instalações Eléctricas na qual espero aprender muito mais!

Obrigado :)

EDIT: 4) E aquele 3x10A no contador, o que quer dizer?[/quote

Quer dizer que o contador foi construido para uma potência maxima de 3x10A, embora se vejam por aí muitos instalados a funcionar muito acima dos 10A.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Curiosos”