contador
contador
Boa tarde colegas, gostava de tirar umas pequenas dúvidas:
num prédio já antigo, o condominio no ultimo andar fez a sala de reuniões, a alimentação para essa mesma sala é feita apartir do q.s.comuns. Um cliente comprou aquela mesma sala para fazer uma habitação tipo t2, a caixa de coluna do piso já tem uma base fusiveis livre e a respetiva tubagem para o contador no exterior e para o quadro elétrico. A minha pergunta é se só com a apresentação da ficha eletrotécnica junto da Edp é suficiente para me instalarem o contador? já agora a outra questão é se posso enfiar cabo xv para a caixa de coluna ou terá que ser outro tipo de cabo ou mesmo fio H07V-U 6mm. Obrigado
num prédio já antigo, o condominio no ultimo andar fez a sala de reuniões, a alimentação para essa mesma sala é feita apartir do q.s.comuns. Um cliente comprou aquela mesma sala para fazer uma habitação tipo t2, a caixa de coluna do piso já tem uma base fusiveis livre e a respetiva tubagem para o contador no exterior e para o quadro elétrico. A minha pergunta é se só com a apresentação da ficha eletrotécnica junto da Edp é suficiente para me instalarem o contador? já agora a outra questão é se posso enfiar cabo xv para a caixa de coluna ou terá que ser outro tipo de cabo ou mesmo fio H07V-U 6mm. Obrigado
_Faisca
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: contador
Não pode!!
Tem de licenciar a instalação na propriedade horizontal!!! E isso como não foi de raiz duvido agora que autorizem pela parte da Camara, ás vezes há umas habilidades, mas isso....
Tem de licenciar a instalação na propriedade horizontal!!! E isso como não foi de raiz duvido agora que autorizem pela parte da Camara, ás vezes há umas habilidades, mas isso....
Se existe no nicho dos contadores daquele piso tubagem para o apartamento em questão, se existe 1 base fusiveis na caixa de coluna é porque na altura estava previsto aquele apartamento. Só que como ninguem deve ter aquirido o apartamento em questão o condominio usufruiu dele. O Meu cliente já foi à Edp e eles disseram que precisavam da ficha eletroténica. Não sei que fazer ou dizer ao cliente, foi uma coisa muito rápida e eu tb tenho pouco tempo para tentar resolver estes assuntos. Que me aconselham a fazer? Obrigado
_Faisca
-
- Oficial
Isso até podia ser para um contador no último piso autónomo do condominio e se calhar até poderá meter o contador. E a licença de habitabilidade? Ou o registo nas finanças.
Se tem caixa de coluna nesse piso é estranho.
Se tem caixa de coluna nesse piso é estranho.
colega nesse mesmo piso também existe outro apartamento que está habitado, no mesmo nicho está o respetivo contador dessa habitação só no outro apartamento é que só tem a tubagem desde a caixa coluna até ao quadro elétrico. Como nunca teve contador, a Edp precisa de criar um novo contrato, isto sou eu a pensar.
_Faisca
-
- Oficial
E as divisões já estão feitas? Esse imóvel deve pagar IMI se estiver registado legalmente nas finanças, vê o que consta na escritura do proprietário!
eu estive lá dentro, além de ter poucas divisões já tinha um quadro elétrico que estava a ser alimentado pelo q.s. comuns,um desenrasque para terem energia mas se no patamar e na caixa de coluna existe tubagem e local para o contador é porque no projeto inicial estava previsto uma habitação. Achas que se for à Edp entregar a ficha eletrotécnica para pedir a instalação de um contador novo eles vão implicar ou podem pedir-me mais alguma documentação?.
_Faisca
o que sugere que deva fazer para o meu cliente pedir o contador? posso tentar meter a ficha eletrotécnica e ver o que diz a Edp, eles até podem ir lá colocar o contador sem pôr entraves ou poderá ser mais complicado? nunca tive um caso deste género e não sei o que fazer
_Faisca
-
- Oficial
_faisca Escreveu:o que sugere que deva fazer para o meu cliente pedir o contador? posso tentar meter a ficha eletrotécnica e ver o que diz a Edp, eles até podem ir lá colocar o contador sem pôr entraves ou poderá ser mais complicado? nunca tive um caso deste género e não sei o que fazer
É pedir o contador e na hora de fazer contrato ver os documentos que faltam.
http://www.erse.pt/consumidor/bibliotec ... mento.aspx
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/en ... ulares.htm
Última edição por Duzia12 em 15 set 2012, 21:59, editado 1 vez no total.
mas sendo eu que vou fazer a ficha eletrotécnica poderei ter algum problema se houver falta de algum documento ou marosca do vendedor? eu tive acesso a pouca imformação, a cliente é que já foi à Edp e deu a morada do edificio em questão onde só foi pedido a ficha eletrotécnica e mais nada. Vamos ver o que dá. Já agora posso enfiar para a coluna cabo xv 5x6mm ou terá que ser fio 6mm?
_Faisca
-
- Oficial
_faisca Escreveu:mas sendo eu que vou fazer a ficha eletrotécnica poderei ter algum problema se houver falta de algum documento ou marosca do vendedor? eu tive acesso a pouca imformação, a cliente é que já foi à Edp e deu a morada do edificio em questão onde só foi pedido a ficha eletrotécnica e mais nada. Vamos ver o que dá. Já agora posso enfiar para a coluna cabo xv 5x6mm ou terá que ser fio 6mm?
Pedes a ficha preenche e deixa rolar da tua parte está feita!!
Como é prédio antigo a EDP não deve pôr problema
Prova de qualidade de ocupante (escritura, contrato de promessa compra e venda ou contrato de arrendamento).
Tens de pedir o NIB e como a instalação é pela 1ª vez isso nunca teve vistoria, não sei se implica Certiel, pois é instalação nova???
-
- Oficial
O problema é que só o responsável pela instalação elétrica do prédio é que pode mexer na coluna, a entrada é com o responsável ou EDP-
Deve andar aí gato com rabo de fora, mas deixar rolar a caixa de coluna deve ter selo como vais mexer??
Deve andar aí gato com rabo de fora, mas deixar rolar a caixa de coluna deve ter selo como vais mexer??
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Grande confusaão que por aqui vai.
Já verificou na EDP se existe local de consumo criado para aquela fração, e se existe qual é a PMA, se existe não precisa de apresentar ficha eletrotécnica.
Se não existe local de consumo criado, dependendo do numero de inquilinos do prédio, e potências instaladas, pode ter necessidade de agora apresentar projeto, e fazer nova coluna montante, portanto não vale a pena fazer nada sem esclarecer estes pontos na EDP.
Se não tem local de consumo criado, para além de eventualmente ter de fazer nova Coluna Montante, tambem vai ter de pedir certificação dessa fração, o que significa que essa fração tem de cumprir as RTIEBT.
Grande confusaão que por aqui vai.
Já verificou na EDP se existe local de consumo criado para aquela fração, e se existe qual é a PMA, se existe não precisa de apresentar ficha eletrotécnica.
Se não existe local de consumo criado, dependendo do numero de inquilinos do prédio, e potências instaladas, pode ter necessidade de agora apresentar projeto, e fazer nova coluna montante, portanto não vale a pena fazer nada sem esclarecer estes pontos na EDP.
Se não tem local de consumo criado, para além de eventualmente ter de fazer nova Coluna Montante, tambem vai ter de pedir certificação dessa fração, o que significa que essa fração tem de cumprir as RTIEBT.
Cpts.
Energy
Energy