Diferencial dispara

Responder
Brattusiewicz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 set 2012, 14:35

Diferencial dispara

Mensagem por Brattusiewicz »

Boa Tarde amigos,
Preciso que alguém me ajude a resolver um problema com que me deparo. Tenho uma instalação já com alguns anos, talvez 20, com um quadro cujo o unico disjuntor diferencial é o da companhia, ultimamente este, tem disparado com alguma frequencia. Pelos meus modestos conhecimentos diria que algum circuito/aparelho está com uma deficiencia de isolamento, como poderei identificar o circuito em questão?
Nota: não há disparo de nenhum outro disjuntor, apenas do diferencial da companhia.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Diferencial dispara

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O disparo do ACE do fornecedor pode dever-se a falha de isolamento (como mencionou) ou a consumo superior ao permitido pelo contrato.
No caso de ser devido a falha de isolamento, sugiro que desligue todos os electrodomésticos da respectiva tomada, e os ligue novamente um a um, até que o disjuntor dispare, descobrindo assim qual o que está a causar o problema.
No entanto, o defeito poderá estar na tomada e não no aparelho, mas ainda assim ficará a saber qual.
Brattusiewicz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Ok, obrigado rainbow,
Já agora, estou desconfiado de um circuito em especial, é valido instalar no mesmo um diferencial de maior sensibilidade (menor corrente de defeito), e esperar que o mesmo dispare antes do diferencial da companhia?
Embora não resolve o problema, indica o caminho?
Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Brattusiewicz Escreveu:Ok, obrigado rainbow,
Já agora, estou desconfiado de um circuito em especial, é valido instalar no mesmo um diferencial de maior sensibilidade (menor corrente de defeito), e esperar que o mesmo dispare antes do diferencial da companhia?
Embora não resolve o problema, indica o caminho?
Obrigado
Se não tem outro diferencial na instalação sem ser o da companhia, recomendo que equipe a sua instalação com o seu próprio diferencial.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se quer detetar com maior rapidez a deficiência, instale um ID de 30mA, no caso de contador trifásico, verifique se os circuitos estão equilibrados, e se possivél meça com pinça amperimétrica os consumos, para ter a certeza que não ultrapassam a potência contratada, e que pode estar a originar os disparos.
Como já aqui foi dito, se não tem ID instalado no seu quadro, deveria instalar, por vezes a EDP procede à substituição do equipamento de contagem, e instala contador/limitador de acordo com a potência instalada, limitador este que não tem a função de diferencial, mas sim de limitador/interruptor.
Cpts.
Energy
Brattusiewicz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado ENERGY.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Problema de seletividade de aparelhos de corte/proteção, poderá ser esse o caso.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”