Tenho umas dúvidas e agradecia muito se me pudessem ajudar.
1) Sempre pensei que o circuito eléctrico de uma habitação tipo vivenda tivesse apenas uma fase, mas li que há pessoas que têm duas fases, uma por andar. Porquê adoptar esta configuração? Até quantas fases se pode ter numa casa, três?
2) Indo um pouco no seguimento da questão anterior, há algum tempo tivemos um problema aqui em casa. O que acontecia era que, no andar de cima, a electricidade funcionava nalgumas divisões e noutras não.. isto quer dizer que tenho várias fases aqui em casa?
Deixo aqui uma fotografia do meu contador -> https://dl.dropbox.com/u/36916285/IMG_1326.jpg. Parece-me ser trifásico, certo? Aquele símbolo quer dizer que a configuração é em estrela?
3) A configuração em estrela é a mais usada? Há vantagens em utilizar em triângulo?
Devem ser dúvidas bastante básicas para a maior parte de vocês mas, infelizmente, a minha formação académica, até agora, andou muito à volta de cálculos e deixou-se a teoria de lado. Com muita satisfação minha, este semestre vou ter uma cadeira de Instalações Eléctricas na qual espero aprender muito mais!
Obrigado

EDIT: 4) E aquele 3x10A no contador, o que quer dizer?