Motor monofásico.
Motor monofásico.
Boa tarde
Preciso de uma opinião/conselho acerca deste assunto.
Pretendo construir um rachador electrico, tenho um motor monofásico 3kw (cerca de 4cv?) a 3000 rpm.
Como pretendo que a bomba trabalhe a um máximo de 1500rpm tenho de pôr no motor uma poli de metade do tamanho da que puser no veio da bomba. Acho eu.
O que quero saber é se, devido à desmultiplicação,o veio da bomba vai ficar com o dobro da força.
Obrigado
Disseram-me que o ideal era um motor 3kw 1500 rpm, directo na bomba, mas como já tenho aquele...
Preciso de uma opinião/conselho acerca deste assunto.
Pretendo construir um rachador electrico, tenho um motor monofásico 3kw (cerca de 4cv?) a 3000 rpm.
Como pretendo que a bomba trabalhe a um máximo de 1500rpm tenho de pôr no motor uma poli de metade do tamanho da que puser no veio da bomba. Acho eu.
O que quero saber é se, devido à desmultiplicação,o veio da bomba vai ficar com o dobro da força.
Obrigado
Disseram-me que o ideal era um motor 3kw 1500 rpm, directo na bomba, mas como já tenho aquele...
Inté
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Motor monofásico.
Boas
Não posso disser que não é de 3Kw mono, mas não é normal não é. Vais ter corrente para 3Kw mono?.
Sim, se passas as rpm para metade, passas a potencia na mesma proporção.
O rachador é eléctrico? é que normalmente são hidráulicos.
Cump.
Mário
Não posso disser que não é de 3Kw mono, mas não é normal não é. Vais ter corrente para 3Kw mono?.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Agora assim não sei se terá força suficiente.Mário Escreveu:Boas
Pois é, depois de verificar a placa vi que é de 2,2 kw o que dá cerca de 3cv
Sim é hidraulico, accionado por motor e respectiva bomba
Cump.
Mário
Inté
Não sou adepto desse sistema, acho que para as nossas madeiras não é grande coisa, além de ser um bocado perigoso.jaimereis Escreveu:se uaseres um sistema com um sem-fim, poderás ter melhores resultados
Já vi vários videos no youtube, mas a racharem pinho nórdico, é só um toque e abre logo, o nosso não é bem assim. E eucalipto, sobreiro ou acácia, acho que não funciona bem.
Inté
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
"Agora assim não sei se terá força suficiente."
A "força" é relativa.
Até com um motor de 1Kw podes fazer o serviço. Não esquecer que a "força" do hidraulico tema haver com o cilindro.
Um cilindro de 50mm de diametro tem 1962.5 de area e se for de 100mm de diametro tem 7850.0, como podes verificar a "força" será a area x a pressão. A velocidade de deslocamento tem haver com o caudal da bomba.
Cump.
Mário
"Agora assim não sei se terá força suficiente."
A "força" é relativa.
Até com um motor de 1Kw podes fazer o serviço. Não esquecer que a "força" do hidraulico tema haver com o cilindro.
Um cilindro de 50mm de diametro tem 1962.5 de area e se for de 100mm de diametro tem 7850.0, como podes verificar a "força" será a area x a pressão. A velocidade de deslocamento tem haver com o caudal da bomba.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado pela resposta.
Tenho uma bomba que me deram, mas não sei a capacidade dela.
O que diz a chapa do fabricante é: Alfons Haar
Hy HZFS 0 / 16R
Tenho uma bomba que me deram, mas não sei a capacidade dela.
O que diz a chapa do fabricante é: Alfons Haar
Hy HZFS 0 / 16R
Inté
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
E que tal usar o tradicional modo de rachar lenha, bem mais economico, faz bem à saude, e serve para aliviar o stress, em vez do pessoal ir para o ginasio dar socos no saco,etc, neste caso de acordo com a raiva do momento, assim imprime força na machada, para que esta rache de uma só vez o tronco ou de várias
E que tal usar o tradicional modo de rachar lenha, bem mais economico, faz bem à saude, e serve para aliviar o stress, em vez do pessoal ir para o ginasio dar socos no saco,etc, neste caso de acordo com a raiva do momento, assim imprime força na machada, para que esta rache de uma só vez o tronco ou de várias

Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
como diz o Mario , tudo depende da relação de transmissão, vê por exemplo os motores do portões, muito deles usam sem-fins, motores "da treta" a levantarem portôes , alguns com cento muito kilos,lrds Escreveu:Não sou adepto desse sistema, acho que para as nossas madeiras não é grande coisa, além de ser um bocado perigoso.jaimereis Escreveu:se uaseres um sistema com um sem-fim, poderás ter melhores resultados
Já vi vários videos no youtube, mas a racharem pinho nórdico, é só um toque e abre logo, o nosso não é bem assim. E eucalipto, sobreiro ou acácia, acho que não funciona bem.
Jaime Reis