Engenheiro Projectista

Responder
rcVSC
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 ago 2010, 16:07

Engenheiro Projectista

Mensagem por rcVSC »

Olá a todos do fórum electricidade,

Eu chamo-me Ricardo Campos e sou Engenheiro Electrónico (Universidade do Minho). Desde os tempos da faculdade (terminei o curso em 2010) que a área de projectos eléctricos para residências, edifícios, etc... me agradava bastante. Neste momento gostava de enveredar por esse ramo mas na faculdade apenas tive uma cadeira chamada Instalações Eléctricas onde tudo foi leccionado muito por alto.

Eu queria entrar neste ramo profissional mas não sei por onde começar. Não sei que formações devo frequentar, não tenho contactos de pessoas nessa área que me possam ajudar.

Portanto, a vossa ajuda aqui no fórum seria excepcional. Se alguém me puder ajudar agradecia imenso.

Os meus Cumprimentos a todos.

Ricardo Campos
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Engenheiro Projectista

Mensagem por jaimereis »

pois....é dificil...(se não estou em erro)...mas esse canudo, no ramo da electricidade não serve para nada, só mesmo como ajudante

como já não pode voltar atraz, nem frequentar o secundario nem no IEFP, o melhor é tirar uma licenciatura electrotecnica, fale com a sua faculdade, provavelmente conseguirá ter bastantes equivalencias( mas não as do Relvas)
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Como a sua formação de base é Eletrónica não é fácil. Penso que o melhor é mesmo enveredar por algum ramo que goste mais na sua área ou então fazer os cursos habilitantes de ITED, de ITUR e um Curso de Projetista de Instalações Elétricas, depois é preciso estudar bem as regras técnicas (RTIEBT) e os Manuais ITED e ITUR. Caso não tenha formação em AutoCAD uma formação nesta área também ajuda. Mas para isto tudo já convém ter umas bases de eletricidade porque senão é complicado :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Desculpem a intromissão, mas desde quando um curso superior de Electrónica não tem as bases fundamentais de electricidade?
Que o colega não esteja habituado a trabalhar em electricidade na área civil, tudo bem, até admito. Também que o colega tenha muito mais teoria que prática, também admito. Agora acho absurdo o que foi dito e passo a transcrever: "...mas esse canudo, no ramo da electricidade não serve para nada, só mesmo como ajudante". ?!?!?!
A electricidade aplicada à àrea civil não é uma electricidade diferente, apenas terá que se dedicar bem a estudar as RTIEBT bem como os Manuais ITED e ITUR (como disse o colega Osvaldo).
Mas se o curso não foi feito de equivalências, como alguns :)... as base de electricidade estão lá! A prática em cada área é que acaba por fazer o profissional.
Não espere que o que se aprende na faculdade, seja em que ramo for, seja suficiente e o necessário para exercer qualquer actividade profissional.
Acho que não precisa de uma segunda licenciatura, mas sim de formação complementar, meter mãos à obra, não ter medo de procurar e acima de tudo ter muita dedicação.

Com os melhores cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Pois eu concordo com os colegas joaoosvaldo e jaimereis.
Sim, o curso de Engenharia Electrónica tem bases de electricidade. Não, não tem formação adequada a projectista de instalações eléctricas.
O meu curso também tinha cadeiras de mecânica, electrónica, sociologia, etc.....eu não sou engenheiro mecânico, nem engenheiro electrónico, nem sociólogo.
O melhor conselho que li aqui, foi o do joaoosvaldo.....procure algo na sua área. E não digo isto com arrogância, digo apenas com sinceridade e realismo.
Se vamos pelo caminho que o colega jasilva sugere, qualquer dia temos um padeiro que sabe trocar uma lâmpada a fazer projectos.
Com alguns projectistas actualmente, já é o que é. E eu sei bem do que falo.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

jasilva Escreveu:Boa tarde.
Desculpem a intromissão, mas desde quando um curso superior de Electrónica não tem as bases fundamentais de electricidade?
Que o colega não esteja habituado a trabalhar em electricidade na área civil, tudo bem, até admito. Também que o colega tenha muito mais teoria que prática, também admito. Agora acho absurdo o que foi dito e passo a transcrever: "...mas esse canudo, no ramo da electricidade não serve para nada, só mesmo como ajudante". ?!?!?!
A electricidade aplicada à àrea civil não é uma electricidade diferente, apenas terá que se dedicar bem a estudar as RTIEBT bem como os Manuais ITED e ITUR (como disse o colega Osvaldo).
Mas se o curso não foi feito de equivalências, como alguns :)... as base de electricidade estão lá! A prática em cada área é que acaba por fazer o profissional.
Não espere que o que se aprende na faculdade, seja em que ramo for, seja suficiente e o necessário para exercer qualquer actividade profissional.
Acho que não precisa de uma segunda licenciatura, mas sim de formação complementar, meter mãos à obra, não ter medo de procurar e acima de tudo ter muita dedicação.

Com os melhores cumprimentos,
José Silva
boas

caro colega, não tem que pedir desculpas, isto é um forum de discussão, tecnico, onde a liberdade de ideias existe pelo que pode intrometer-se a vontade(dentro do respeito)

confesso que as minhas palavras possam ter sido mal interpretadas pois generalizei a questão, e não o devia ter feito

quando eu disse que o curso não tinha a ver com o ramo de electricidade referia-me ás "instalações electricas, projecto, execução..etc,

e.. não tem nada ver, mas como é obvio, a lei de Ohm é valida tanto em electronica como em electricidade, aliás, é a mesma, um pequeno exemplo, mesmo com os anos de trabalho exijidos , o curso que o autor deste topico tem, não pode com ele inscrever-se como tecnico responsavel, ou para fazer um predio não é só ler as RTIEBT,...há mais..

mas existe no ramo da electricidade, outras vertentes, onde o curso de electronica tem mais vantagens que o curso de electricidade, por exemplo, CCTV, intrusão, detecção de incendios, controle de acessos, domotica, automação industrial, redes estruturadas etc...

o que eu quero dizer ao Ricardo Campos, é que deve escolher bem a opção de trabalho, se fôr a area de projecto e execução deverá procurar formação na area de electricidade, mas tem as outras actividades que enunciei anteriormente, onde a a formação que possui tem enormes vantagens
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Acrescentando ao que tinha referido anteriormente se a sua decisão for mesmo enveredar pela área dos Projetos aconselho a que se junte a alguém com experiência na área para pelo menos numa fase inicial aprender algumas coisas com alguém mais experiente. Consultar os Projetos de outros colegas também é uma mais valia (se estiverem bem feitos!).

Quando me referi às bases de eletricidade não me referia propriamente à Lei de Ohm que é sempre a mesma, mas sim por exemplo a saber dimensionar uma canalização à queda de tensão, ao regime normal e ao regime de curto-circuito, fazer uma comutação de escada, cálculo luminotécnico, etc..
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
orçamentista
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 11:40

Mensagem por orçamentista »

Caro Ricardo Campos,

O seu curso é reconhecido e apresenta toda a credibilidade. Inclusivamente foi tirado numa instituição de créditos firmados.

Pese embora a sua formação seja direccionada para a electrónica, pode adquirir competências na área da energia, sugerindo-lhe que contacte as instituições de ensino superior e como é do norte a Faculdade de Engenharia do Porto e o ISEP, poderão ajudar a acrescentar conhecimento. Tenho a certeza que no domínio do conhecimento e saber está, incomparavelmente, muito melhor do que aqueles que adquiriram formação através das novas competências e a DGEG atribui-lhes o alto e pomposo título de "técnicos responsáveis"!!!.

É importante que aborde a Ordem dos Engenheiros, pois o seu curso e o seu currículo apresentam condições para inscrição como membro e consequentemente ser-lhe-ão atribuídas competências em diversas áreas.

Por fim, deixo-lhe a minha solidariedade e fique ciente que o "caminho faz-se caminhando". Prossiga!
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

É muito comum, pós faculdade, ficar-se com a sensação do saber tudo!!!
na prática... com os problemas a aparecerem... verificamos que afinal não é bem assim... que ajudou ter andado na faculdade.....mas apenas isso... é necessário estudar muito... mesmo depois da faculdade para estar dentro da matérias/problemas e encontrar soluções adequadas aos desafios!!!

Os projectos exigem algum conhecimento das RTIEBT, mas também dos materiais existentes, e outras áreas (civil, arquitectura, ...), que só se vão adquirindo com a prática.... com o passar do tempo!

cumprimentos,
mirandes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Ele é Licenciado ou Mestrado em Engenharia Eletronica Industrial pela UM e como tal pode inscrever-se na Ordem dos Engenheiros e usar o título de Engenheiro Eletrotécnco e de acordo com o estatuto do técnico responsável está habilitado a muitas coisas e muitas vai ter de aprender sózinho.

É fazer cursos, aprender com os mais velhos estamos aqui para ajudar
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Só a Ordem profissional é que poderá certificar se ele é ou não competente para esses atos profissionais, através da emissão de declaração. Se estiver credenciado e não se sentir com a competyência será conveniente fazer formação nesse sentido.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”