sou novo aqui no fórum e que acho espetacular e na minha carreira profissional, tenho deparado com dificuldades em resolver avarias nas gruas e guindastes nas obras. nenhuma vem com esquemas. será possivel, amigos, arranjar esquemas desses?


grato
Agradeço a resposta, e o que pretendo é com esquemas antigos, mas se houver com automatos, ficava agradecidoAnunaky Escreveu:ui
esses esquemas que pretendes é com automatos ou antigos
ui
Já algum tempo que não tenho internet e estou a tratar disso, estou a responder através do computador da minha sobrinha. Agradeço a resposta e os esquemas que me poderes arranjar, com as potencias do motor de 7 cavalos e meio ou superior, é indiferente. Apenas quero perceber o funcionamento das gruas principalmente a sua parte electrica. Seja por esquema antigo ou por automato, tudo o que me poderes arranjar, agradeço.Anunaky Escreveu:Olá
Eu sei fazer isso de cor
Eu vou colocar aqui, qual a potência do motor mais que 7,5 CV, ou 7,5 HP
Um abraço
arieiro Escreveu:Já algum tempo que não tenho internet e estou a tratar disso, estou a responder através do computador da minha sobrinha. Agradeço a resposta e os esquemas que me poderes arranjar, com as potencias do motor de 7 cavalos e meio ou superior, é indiferente. Apenas quero perceber o funcionamento das gruas principalmente a sua parte electrica. Seja por esquema antigo ou por automato, tudo o que me poderes arranjar, agradeço.Anunaky Escreveu:Olá
Eu sei fazer isso de cor
Eu vou colocar aqui, qual a potência do motor mais que 7,5 CV, ou 7,5 HP
Um abraço
Um grande abraço.
Amigos, novamente peço os esquemas das gruas qe tanto jeito me estão a fazer para a reparação, pois algumas estão com as ligações desfeitas de tantos curiosos mexeremarieiro Escreveu:arieiro Escreveu:Já algum tempo que não tenho internet e estou a tratar disso, estou a responder através do computador da minha sobrinha. Agradeço a resposta e os esquemas que me poderes arranjar, com as potencias do motor de 7 cavalos e meio ou superior, é indiferente. Apenas quero perceber o funcionamento das gruas principalmente a sua parte electrica. Seja por esquema antigo ou por automato, tudo o que me poderes arranjar, agradeço.Anunaky Escreveu:Olá
Eu sei fazer isso de cor
Eu vou colocar aqui, qual a potência do motor mais que 7,5 CV, ou 7,5 HP
Um abraço
Um grande abraço.
Já tenho novamente internet, se me puderes enviar os esquemas, fico grato
abraços
oláMário Escreveu:Boas
Pois é, esquema de gruas, quais ? de torre tipo Potain?
É melhor ser mais especifico.
Cump.
Mário
Fico grato pela explicação dada e que me ajuda bastante na compreensão do funcionamento de uma grua. No entanto, ainda tenho dificuldades nos esquemas eléctricos e eram os esquemas que me davam jeito. Além do mais existem gruas com rentalizadores. o que são e como funcionam?Mário Escreveu:Boas
1- Tens que ter noção como funciona uma grua, e quais as operações que faz.
Motor da elevação com 1, 2 ou 3 velocidades, a 1º só serve para 1º a levantamento e a 2 deve de entrar + - em 3 segundos isto se for em automático, 1 só botão e depois a 3 velocidade permindo mais o botão ou tens outro (botão) para fazer a rápida (coelho). Atenção que na 1º velocidade o motor aquece muito.
Translação só tem frente e trás, por norma não tem segunda velocidade.
Rotação tem direita e esquerda com duas velocidades ( por norma )
O Cabo da betoneira tem um fio que que é o comum e todos os outros 15 ou 20 são para dar sinal de comando ao funcionamento.
Os motores por norma são de 2 velocidades em sistema Dalandher (creio que é assim que se escreve) são os que têm a mesma bobinagem para as duas velocidades, e são sempre metade da velocidade máxima (ou o dobro ) 750 / 1500 ou 1500 / 3000 estas as velocidades normais.
Todos os motores têm travão electromagnético, que pode ser por rotor cónico
Atenção que as gruas mais modernas já têm comando por autómato e motores de passo a passo, e alguns já são hibrídos.
Nas mais modernas quando se pára a translação injecta uma conta-corrente para que o cabo não fique a balançar.
Quando a grua se tem que movimentar no carril não pode ter peso na lança.
Cump.
Mário
ObrigadoMário Escreveu:Boas
Os rentalizadores servem para quando se pára a translação o cabo não ficar a baloiçar, mas é nas modernas com electronica.
Tens que ter noção do funcionamento dos contactores, os encravamentos mecanicos e ou electricos, o funcionameto dos motores os micros de segurança em fim como funciona uma grua.
Esquemas já não tenho, porque já não mexo em gruas há mais de 15 anos.
Tenta no google e foros internacionais.
Cump.
Mário
Duzia12 Escreveu:Olá
Eu posso por aqui o esquema básico, para funcionar, mas sem as complicações de 1 ou 3 velocidades isso já há esquemas complexos de contactores, basta adaptar
Se valer a pena eu faço o esquema simples
Um abraço