Quadro desliga-se sem razão aparente

Responder
Amoreira12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 ago 2012, 17:22

Quadro desliga-se sem razão aparente

Mensagem por Amoreira12 »

Boa tarde

Gostaria de pedir a V/opinião sobre uma situação que me têm intrigado nos últimos 3 meses, pois o quadro geral lá de casa começou a desligar-se sem razão aparente.

Ou seja, dispara o geral, sem que nenhum dos disjuntores seja accionado por curto-circuito.

Esta situação têm-se verificado desde então e sempre com uma periodicidade semanal ou quinzenal, e sempre por volta das 20H30.

Recordo-me que naquela altura foi instalada a máquina lavar loiça, frigorifico e arca.

Será que tenho uma fuga de corrente ou a instalação eletrica destes equipamentos não está bem feita?

O que me sugerem???

Obrigado!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Quadro desliga-se sem razão aparente

Mensagem por jaimereis »

boas

por favor queira fazer a sua apresentação e preencher o seu perfil

terá que fazer uma triagem dos equipamentos, ligando um a um e ver o comportamento

se puder meça a corrente total conforme liga os equipamentos, pois pode disparar por sobrecarga
Jaime Reis
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

para começar o despiste , os artigos são novos ?

as tomadas onde foram ligados sempre trabalharam bem ?
ruka
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2012, 23:37

Mensagem por ruka »

Pelas suas indicações á partida tudo aponta para subcarga do disjuntor principal, meça a intensidade de corrente com uma pinça amperimétrica, e veja se não ultrapassa a intensidade estipulada para o mesmo .
Cps.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Viva.
Colega Amoreira12, aparentemente, e tal como já foi dito pelos colegas anteriores, não existe motivo para pensar em curto-circuito, mas sim para pensar em sobrecarga no geral. Quando acontecer um disparo do geral procure saber que eléctrodomésticos estariam ligados nessa altura.
Se a sua instalação fôr trifásica procure saber se esses equipamentos estão em fases diferentes ou a sobrecarregar os consumos numa só fase.
Cps
A. Castro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Amoreira12 Escreveu:Boa tarde

Gostaria de pedir a V/opinião sobre uma situação que me têm intrigado nos últimos 3 meses, pois o quadro geral lá de casa começou a desligar-se sem razão aparente.

Ou seja, dispara o geral, sem que nenhum dos disjuntores seja accionado por curto-circuito.

Esta situação têm-se verificado desde então e sempre com uma periodicidade semanal ou quinzenal, e sempre por volta das 20H30.

Eventualmente nesta hora, é que tem a maioria dos eletrodomésticos ligados?

Recordo-me que naquela altura foi instalada a máquina lavar loiça, frigorifico e arca.

Para estes eletrodomésticos e outros que tenha deverá ter potência contratada superior a 3,45Kvas?

Será que tenho uma fuga de corrente ou a instalação eletrica destes equipamentos não está bem feita?

O que me sugerem???

Obrigado!
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Resta saber se a soma das potencias dos equipamentos não é superior à potência contratada. Era um dado importante, saber a potência contratada!!!
Amoreira12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 ago 2012, 17:22

Mensagem por Amoreira12 »

Agradeço desde já a opinião de todos e deixo aqui mais alguns elementos para tentar resolver o mistério.

- A potência contratada é 10,35KVa

- A instalação é trifásica e presumo que a maioria dos equipamentos estejam ligados na mesma fase.

- Cozinha (FRIG + ARCA + PLACA INDUÇÃO + EXAUSTOR + FORNO MÁQ. LAV. LOIÇA + 96 w LAMPADAS NO TECTO)

A sobrecarga do sistema foi algo que considerámos inicialmente mas como os disparos são ocasionais, sem que estejam muitos equipamentos ligados, acabámos por não dar muita importância.

ou seja, na maioria dos casos está ligado permanentemente FRIGORIFICO + ARCA CONGELADORA + TV (frequente) + 150 W em luzes na casa toda + CCTV.

No limite poderá estar ainda a PLACA + EXAUSTOR ou então o FORNO + MAQ LAV LOIÇA ou o FERRO DE ENGOMAR

Estou em pensar em aumentar a potência para 20KVa e ver o que sucede.

O que acham???
ricon-124
Curioso
Curioso
Registado: 03 jul 2009, 14:11

Mensagem por ricon-124 »

Olá amigo, uma pergunta? Tem algum aparelho, a consumir trifázico?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Amoreira12 Escreveu:Agradeço desde já a opinião de todos e deixo aqui mais alguns elementos para tentar resolver o mistério.

- A potência contratada é 10,35KVa

- A instalação é trifásica e presumo que a maioria dos equipamentos estejam ligados na mesma fase.

- Cozinha (FRIG + ARCA + PLACA INDUÇÃO + EXAUSTOR + FORNO MÁQ. LAV. LOIÇA + 96 w LAMPADAS NO TECTO)

A sobrecarga do sistema foi algo que considerámos inicialmente mas como os disparos são ocasionais, sem que estejam muitos equipamentos ligados, acabámos por não dar muita importância.

ou seja, na maioria dos casos está ligado permanentemente FRIGORIFICO + ARCA CONGELADORA + TV (frequente) + 150 W em luzes na casa toda + CCTV.

No limite poderá estar ainda a PLACA + EXAUSTOR ou então o FORNO + MAQ LAV LOIÇA ou o FERRO DE ENGOMAR

Estou em pensar em aumentar a potência para 20KVa e ver o que sucede.

O que acham???
Boas
Ter contratada a potência de 10,35Kvas, significa ter 400/15A, o que em trifásico é escaço para os equipamerntos que descreve, daí eventualmente acontecer ocasionalmente o disparo.
Na minha modesta opinião, se possivél alteraria o contrato para 13,8Kvas, ou seja 400/20A, e penso que fica com o assunto resolvido.
No entanto é aconselhavél equilibrar as fases, de acordo com a utilização simultanea dos equipamentos, para evitar estes disparos.
Cpts.
Energy
ricon-124
Curioso
Curioso
Registado: 03 jul 2009, 14:11

Mensagem por ricon-124 »

Olá amigo Amoreira 12
Entao já tem o seu problema resolvido?
Penso que sim. Pois eu ainda á pouco tempo tambem tinha trifásico, como eu nao tinha qualquer maquina trifásica, entao liguei á EDP e pedi que me viesse mudar para monofásico.Tudo ok, perguntaram-me qual a potencia que eu precisava, eu disse que queria 30 amps. Tudo bem, mas passado algum tempo, entendi que nao precisava de tanto. Tornei a pedir para me vir baixar a potencia para 20 amps, ou seja 4,6 KVA. E entao sinto-me bem servido. Mais informo que nao sou electricista, apenas um curioso.Agora aparelhos a gastar corrente tenho os seguites: 2 frig. 2 maqui lavar rou, pc torrad, micro on. motor poço, ferro passar roupa enfim varios equipamento. Media pago 40eu +ou - mes .
Desculpem lá deste meu reportório, nao vai lá muito bem escrito mas e´o que se pode arranjar.

comps :)
ueslei
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 jul 2012, 22:39
Contacto:

Mensagem por ueslei »

Caro colega se o seu disjuntor geral estar desarmando não precise
necessariamente que os outor disjuntores desarme, isso e claro
vc vai ter que analisar 3 situaçoes:
1º a sua coordenação de proteção de CC, exemplo:
disj.geral 50 A e disj.de circuito de iluminção 10 A
(nunca o de 50A vai cair ) nessa situação.
2º possa ter uma corrente de fuga QGD e QDC
ai sim o disj. geral pode cair sem que os outros caiam.
3º ou as somas total das corrente em determinado periodo de pico
esteja desarmando o disjuntor geral.
pode ter outras situações a serem analizadas mas no geral
estas ja de dão um suporte.

da uma olhada nesse material que estou te mandando
Abraços.

Ueslei
Anexos
ABB - Guia de Documentos de Disjuntores BT v.08 2010.pdf
(1.79 MiB) Transferido 349 vezes
Ueslei Rodrigues Silva
Responder