Poli com travão eléctrico DC
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Poli com travão eléctrico DC
Boa tarde,
como posso colocar um travão eléctrico de 24VDC mais agressivo?
Penso existir várias possibilidades. Colocar condensador ou díodo em paralelo com o travão, o problema está na escolha de um destes componentes!
Quais os factores/características a ter em conta na escolha dos mesmos???
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
como posso colocar um travão eléctrico de 24VDC mais agressivo?
Penso existir várias possibilidades. Colocar condensador ou díodo em paralelo com o travão, o problema está na escolha de um destes componentes!
Quais os factores/características a ter em conta na escolha dos mesmos???
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
Re: Poli com travão eléctrico DC
Electricamente não pode aumentar a força do travão.
Os componentes que mencionou servem para anular o efeito de autoindução e assim não deteriorar prematuramente o contactor / relé .
O condensador coloca-se em paralelo com os contactos do contactor, o díodo em paralelo com a bobine do travão em sentido oposto ao da corrente.
Os componentes que mencionou servem para anular o efeito de autoindução e assim não deteriorar prematuramente o contactor / relé .
O condensador coloca-se em paralelo com os contactos do contactor, o díodo em paralelo com a bobine do travão em sentido oposto ao da corrente.
Cps.
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
levanto esta questão pelo seguinte, o travão anteriormente encontrava-se alimentado a partir de uma ponta rectificadora sendo esta alimentada por um transformador 220VAC/30VDC.
A ponte rectificadora nos seus terminais de saída, os que alimentam o travão tinha em paralelo um conensador. Desta forma o travão encontrava-se "agressivo", fazendo parar de imediato a poli.
Como foi necessário um reformulação eléctrica no quadro, aproveitei para retirar o "canhão" do transformador, passando alimentar directamente o travão com 24VDC da fonte de alimentação.
O problema é que agora o travão parece não ter força para parar a poli!!!
Obrigado pela resposta.
Abraço
levanto esta questão pelo seguinte, o travão anteriormente encontrava-se alimentado a partir de uma ponta rectificadora sendo esta alimentada por um transformador 220VAC/30VDC.
A ponte rectificadora nos seus terminais de saída, os que alimentam o travão tinha em paralelo um conensador. Desta forma o travão encontrava-se "agressivo", fazendo parar de imediato a poli.
Como foi necessário um reformulação eléctrica no quadro, aproveitei para retirar o "canhão" do transformador, passando alimentar directamente o travão com 24VDC da fonte de alimentação.
O problema é que agora o travão parece não ter força para parar a poli!!!
Obrigado pela resposta.
Abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "nunomota"
Assim à 1ª parece parece que o transformador é pequeno.
Cump.
Mário
Assim à 1ª parece parece que o transformador é pequeno.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
mas o transformador já não existe.
Antes: travão alimentado por ponte rectificadora e esta alimentada por transformador 220VAC/30VDC.
Agora: travão alimentado por fonte de alimentação de 24VDC.
Características do travão: Alimentação 24VDC.
Obrigado
Abraço
mas o transformador já não existe.
Antes: travão alimentado por ponte rectificadora e esta alimentada por transformador 220VAC/30VDC.
Agora: travão alimentado por fonte de alimentação de 24VDC.
Características do travão: Alimentação 24VDC.
Obrigado
Abraço
O aumento de tensão no travão produz um maior aquecimento, teria de se ver a ficha técnica para saber a tensão máxima,.Se estava a trabalhar com 30Vdc sem problemas é manter esta tenção e verificar que o transformador tenha a mesma potência.
O condensador a seguir á ponte rectificadora além de filtrar a corrente, também a eleva os 24Vac rectificados para cerca de 31.2Vdc. Convém recolocar um condensador com o mesmo valor que o original (ATENÇÃO Á POLARIDADE DE CONDENSADOR NA ALTURA DE O LIGAR Á PONTE RECTIFICADORA).
Conclusão, aplicar:
1º Transformador de 24Vac com a potência nominal igual ao original mais a potência de outros circuitos que possa estar a utilizar.
2º Ponte rectificadora
3º Condensador de filtro.
O condensador a seguir á ponte rectificadora além de filtrar a corrente, também a eleva os 24Vac rectificados para cerca de 31.2Vdc. Convém recolocar um condensador com o mesmo valor que o original (ATENÇÃO Á POLARIDADE DE CONDENSADOR NA ALTURA DE O LIGAR Á PONTE RECTIFICADORA).
Conclusão, aplicar:
1º Transformador de 24Vac com a potência nominal igual ao original mais a potência de outros circuitos que possa estar a utilizar.
2º Ponte rectificadora
3º Condensador de filtro.
Última edição por ruka em 05 set 2012, 20:40, editado 1 vez no total.
Cps.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A Azul.nunomota Escreveu:
Agora: travão alimentado por fonte de alimentação de 24VDC. Quantos amperitos é que dá?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Bom dia,
boa pergunta!!! Não reparei nesse pormemor importante. Penso que a fonte de alimentação é de 5A estando alimentar uns contactores e 2 ou 3 led´s. Será esta intensidade de corrente insuficiente?
Em caso afirmativo como posso contornar o problema sem ser necessário substituir a fonte de alimentação??
Obrigado
Abraço
boa pergunta!!! Não reparei nesse pormemor importante. Penso que a fonte de alimentação é de 5A estando alimentar uns contactores e 2 ou 3 led´s. Será esta intensidade de corrente insuficiente?
Em caso afirmativo como posso contornar o problema sem ser necessário substituir a fonte de alimentação??
Obrigado
Abraço
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A Azulnunomota Escreveu:
Aparenta ser
Substituindo o travão.
Obrigado
Abraço
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
Bom dia,
essa teoria pode não ser de todo verdade. A fonte de alimentação tem na sua saída um disjuntor de 4A. Assim se a intensidade de corrente não fosse suficiente o disjuntor deveria de abrir, certo?
Continuo sem perceber o porque do sintoma do travão!
Obrigado
Abraço
essa teoria pode não ser de todo verdade. A fonte de alimentação tem na sua saída um disjuntor de 4A. Assim se a intensidade de corrente não fosse suficiente o disjuntor deveria de abrir, certo?
Obrigado
Abraço
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A azulnunomota Escreveu:Bom dia,
Não. Se não tens intensidade a montante, a jusante cai a tensão.
Arranja duas bateria de automovel e vai fazer a experiencia.
Obrigado
Abraço
Cump.
Mário