Trabalhos MT

Responder
tiago dias silva
Curioso
Curioso
Registado: 25 mar 2012, 11:08

Trabalhos MT

Mensagem por tiago dias silva »

Boas pessoal,

Para fazer manutenção (PTC- Posto transformação de fabricas) em 15 KV é necessário algum tipo de certificado ou algum documento do genero?
Este trabalho é fora da zona de tensão o PTD está isolado (corte visivel em no CGBT e tambem no seccionador de isolamento do PTC).

Quais os equipamentos necessários?
Na minha opinião acho que será necessario o detector de tensão de 15Kv, a vara isolante e as terras amoviveis, é necessario mais algum equipamento?

Obrigado
Cumps
TS
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Trabalhos MT

Mensagem por jaimereis »

boas

para existir manutenção um PT terá que existir um engenheiro responsável de exploração(penso eu)

para se fazer o manusemento dos varios elementos dentro de um PT é necessario experiencia e conhecimentos de segurança

em principio estes devem estar protegidos com varios sistemas de encravamentos electricos e mecanicos, pelo que dificilmente tocará no transformador e nos barramentos em carga, mas.....

se nunca procedeu a uma intervenção de genero aconselho a contactar uma empresa do ramo

alem do que descreve , necessita tambem de luvas proprias, que devem estar no local, juntamente com um tapete ou patim
Jaime Reis
tiago dias silva
Curioso
Curioso

Boas,

Eu tenho expriência MT.
E alem dos orgões de corte visivel ter os encravamentos próprios eu colocaria os mues encravamentos tipo uma corrente e um aloquete.
Sei que devo de ter as luvas isolantes e o estrado, mas nestes casos eu nao iria trabalhar na proximidade de tensão, porque o PTC estaria desligado para manutenção a pedido do cliente.
Eu utilizaria as luvas, o detector de tensão, e a vara isolante para verificar efectivamente a ausência de tensão. após isso ligaria as 3 fases à terra e em curto-circuito com dis as normas de segurança!

O preço dos equipamentos referidos são caros?
Onde poderei comprar?

Por acaso alguem sabe o valor dos contratos de manutenção aos PTC´s????

Cumps
TS
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

se contactar um fornecedor de ferramentas, este arranjará de certeza, necessitará tambem de varias ferramenta para reapertos(não sou grande fã disso, o ideal seria a realização de uma termografia com este em funcionamento e nos pontos termicos duvidosos uma verificação a quando da manutenção), e produtos de limpeza proprios

este dipo de equipamentos e produtos são caros
Jaime Reis
tiago dias silva
Curioso
Curioso

o aparelho da termografia é muito caro.

Terei de ter uma boa carteira de cliente para ao longo prazo pagar os esquipamentos.

Por acaso não sabe o valor que corre no mercado por uma manutenção a um PTC?

TS
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Os valores correntes para este serviço não deverão ser de tabelal, nem faz sentido que assim seja. O que normalmente se faz é ver o tipo de instalação, os pontos de manutenção, o que deverá ser verificado, etc. A partir daí, deverá calcular o tempo necessário para a realização dos trabalhos e em função do seu preço/h chegar ao valor final. Por norma, peças ou qualquer material que seja necessário substiuir que seja detectado na dita manutenção será adicionado à parte.
Deverá ter em conta também que, se tiver adquirido algum equipamento de medição, deverá acrescentar um pouco para ir amortizando o se investimento.
Acrescento que esse tipo de manutenção deverá ser sempre planeado e acompanhado pelo TR da instalação eléctrica, até porque deverá existir um posterior relatório da inspecção a enviar para as autoridades competentes.

Atenção que deverá respeitar sempre as normas de segurança da instalação e certificar-se que não existe carga alguma antes de iniciar os procedimentos de manutenção.
Cumprimentos,
José Silva
Responder

Voltar para “Dúvidas”