comprei este relogio temporizador digital.
como se liga isto?
em cima no 1 e 2 entra a corrente fase e neutro, certo?
mas onde ligo as saídas (fase e neutro) que vão alimentar o holofote:3, 4, ou 5?
obrigado
shunt (à fase) do 1 pró 4, saída (fase) no 5 e o 3 sem nada. Ok obrigado. Estes simbolos do esquema são chinês para mim!Varejo Escreveu:Boas, tens de fazer um shunt do 1 para o 4 (fase).
A saída fase liga no 5, o neutro vai directo ou ligas no 2, o temporizador só necessita do neutro para trabalhar!
Boas, não sei se já ligas-te temporizadores destes, mas eu já liguei vários e de diversas marcas tanto digitais como analógicos, e o esquema é quase sempre igual ao da foto, ou seja levar o shunt!BLima Escreveu:Viva,
Não será melhor verificar com um multímetro a continuidade entre o pino 1 e 4? Ou entre o 2 e 4? Assim não será necessário fazer shunts.
Se forem isolados uns dos outros, 1/2 separados de 5/4/3, eu faria circuitos independentes: parte de "comando" e a de "potência". Se fizer um shunt, ao desligar a alimentação, ao religar pode inverter o neutro pela fase o que coloca a fase nos dois lados ou o neutro nos dois lados do circuito de "potência"!
Cumps,
Bruno
Boasace.crash Escreveu:
comprei este relogio temporizador digital.
como se liga isto?
em cima no 1 e 2 entra a corrente fase e neutro, certo?
mas onde ligo as saídas (fase e neutro) que vão alimentar o holofote:3, 4, ou 5?
obrigado
Uma simples pergunta, o equipamento que veio é de 230VAC ou é de 110Vac é que na imagem é de 110Vac e mais uma perguntinha é de 50Hz ou é de 60Hz?ace.crash Escreveu:já tá tudo ligado e a funcionar 5 estrelas.
entre o 1 e o 4 não havia continuidade e claro que tive de fazer o shunt. Ficou como o Varejo e o CF, Lda disseram.
Obrigado a todos.
Ah e já agora é só para dizer que o temporizador em causa custou-me 6 euros já com portes. Veio de Hong Kong e comprei através do ebay. Aqui em Portugal queriam-me 30 euros nas lojas por um igual (ou parecido). Como é que quere que um gajo ajude a economia do país com uma diferença de preços destas!?
Mário Escreveu:BoasUma simples pergunta, o equipamento que veio é de 230VAC ou é de 110Vac é que na imagem é de 110Vac e mais uma perguntinha é de 50Hz ou é de 60Hz?ace.crash Escreveu:já tá tudo ligado e a funcionar 5 estrelas.
entre o 1 e o 4 não havia continuidade e claro que tive de fazer o shunt. Ficou como o Varejo e o CF, Lda disseram.
Obrigado a todos.
Ah e já agora é só para dizer que o temporizador em causa custou-me 6 euros já com portes. Veio de Hong Kong e comprei através do ebay. Aqui em Portugal queriam-me 30 euros nas lojas por um igual (ou parecido). Como é que quere que um gajo ajude a economia do país com uma diferença de preços destas!?
Cump.
Mário
Boasace.crash Escreveu:já tá tudo ligado e a funcionar 5 estrelas.
Obrigado a todos.
ainda pensei que ia ser tributado na Alfandega com imposto aduaneiro ou iva, mas não, veio direitinho para casa sem mais taxasquero aprender Escreveu:excelente preço ?
fantastico preço , muito bom