Dúvida - Iluminação de Cabine de Elevadores

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Dúvida - Iluminação de Cabine de Elevadores

Mensagem por ENERGY »

Boas
Alguém por aqui me sabe informar, se é obrigatório a luz da cabine dos elevadores permanecer dia/noite sempre ligada?
Cpts.
Energy
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Dúvida - Iluminação de Cabine de Elevadores

Mensagem por ecastro »

Viva

Os que conheço e que são em locais de acesso publico, a iluminação da cabine tem temporização, ou seja, se o elevador não funcionar durante X tempo a luz desliga, e nunca foi referido nas inspeções a obrigatoriedade de ficar sempre ligada.
Mas para mais informação pode consultar http://www.certiel.pt/web/certiel/legislacao1
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por EE_Rafael »

Bom dia,

tal como diz o colega 'ecastro' pode existir temporização da luz de cabina.

Cumprimentos,
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

pelas informações que tenho, pode ter temporização, mas, a condição é que antes da abertura das portas(total) a iluminação de cabine tem que estar acesa
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

jaimereis Escreveu:boas

pelas informações que tenho, pode ter temporização, mas, a condição é que antes da abertura das portas(total) a iluminação de cabine tem que estar acesa
Boas
A minha interpretação é igual à do colega "jaimereis" mas no caso de elevadores com cabines equipadas com lampâdas fluorescentes normais, o que acontece é que abrimos a porta manualmente, e ainda a lampâda fluorescente está a piscar, dá tempo para entrartmos e aí a lampâda liga.

Após fazer a chamada do elevador no piso, a porta só deveria abrir manualmente quando a luz da cabine estive-se defenitivamente acesa, pois o contato da porta do elevador no piso pode estar avariado, ou avariar no momento, e ao pucharmos a porta esta se abrir, ao colocarmos o pé pode não haver cabine no piso, e daí a queda para cima da cabine ou para o poço do elevador, queda esta que pode ser fatal.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

ENERGY Escreveu:

Boas
A minha interpretação é igual à do colega "jaimereis" mas no caso de elevadores com cabines equipadas com lampâdas fluorescentes normais, o que acontece é que abrimos a porta manualmente, e ainda a lampâda fluorescente está a piscar, dá tempo para entrartmos e aí a lampâda liga.

Após fazer a chamada do elevador no piso, a porta só deveria abrir manualmente quando a luz da cabine estive-se defenitivamente acesa, pois o contato da porta do elevador no piso pode estar avariado, ou avariar no momento, e ao pucharmos a porta esta se abrir, ao colocarmos o pé pode não haver cabine no piso, e daí a queda para cima da cabine ou para o poço do elevador, queda esta que pode ser fatal.

mais um mito de muita gente, temos que enviar esta para o programa da Discovery "MITEBUSTERS" :lol: :lol: :lol: :lol:

as portas de patamar só abrem com a presença de cabine, não é permitido de outra forma, nos elevadores modernos é a porta interior que abre a porta exterior(só abre manualmente com uma chave especial), mesmo nos elevadores antigos é obrigatorio criar um encravamento mecanico para esse efeito
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

jaimereis Escreveu:
ENERGY Escreveu:

Boas

mais um mito de muita gente, temos que enviar esta para o programa da Discovery "MITEBUSTERS" :lol: :lol: :lol: :lol:

as portas de patamar só abrem com a presença de cabine, não é permitido de outra forma, nos elevadores modernos é a porta interior que abre a porta exterior(só abre manualmente com uma chave especial), mesmo nos elevadores antigos é obrigatorio criar um encravamento mecanico para esse efeito
Boas
Concordo quando o "jaimereis" diz "as portas de patamar só abrem com a presença de cabine, não é permitido de outra forma" e eu acrescentei, "a porta só deveria abrir manualmente quando a luz da cabine estive-se defenitivamente acesa"
Mas será que tudo funciona sempre às mil maravilhas eternamente, não será que avarias imprevistas podem acontecer???
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas

é obvio que problemas podem surgir, um encravamento mecânico partido e permitir que esta se abra sem lá estar a cabine, por exemplo, mas por isso existem inspecções, e são rigorosas, posso garantir, também é obrigatório a existência de um contrato de manutenção com visitas regulares

mas, não tenho a certeza, a iluminação de cabine terá que ser de arranque rápido, mesmo as fluorescentes( no caso de arranque electronico não tem problema, mas se for de balastro terá que se usar as de arranque rápido, são umas que tem um traço- material condutor- de ponta a ponta, sei que ainda se fabricam para esse efeito))

a razão desta situação é por razões psicológicas, a fim de as pessoas não se assustarem ao abrir a porta e estar tudo ás escuras dando o efeito de que a cabine não se encontra quando efectivamente ela está presente
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

é obvio que problemas podem surgir, um encravamento mecânico partido e permitir que esta se abra sem lá estar a cabine, por exemplo, mas por isso existem inspecções, e são rigorosas, posso garantir, também é obrigatório a existência de um contrato de manutenção com visitas regulares

Inspeções nos elevadores de edificios de habitação, se não estou em erro de 6 em 6 anos, contrato de manutenção simples, com vistas dos técnicos de manutenção exporadicamente.

mas, não tenho a certeza, a iluminação de cabine terá que ser de arranque rápido, mesmo as fluorescentes( no caso de arranque electronico não tem problema, mas se for de balastro terá que se usar as de arranque rápido, são umas que tem um traço- material condutor- de ponta a ponta, sei que ainda se fabricam para esse efeito))

Pois a iluminação das cabines dos elevadores, quando fluorescente, devia de ser de arranque rápido, mas na maioria dos casos não é.

a razão desta situação é por razões psicológicas, a fim de as pessoas não se assustarem ao abrir a porta e estar tudo ás escuras dando o efeito de que a cabine não se encontra quando efectivamente ela está presente
Nunca confiando, como diz o ditado "o seguro morreu de velho"
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”