Tomadas e extensões
Tomadas e extensões
Boa noite a todos,
Eu sou novato de nível 1 e tenho uma pequena questão que me persegue desde pequeno.
Quando se queria ligar muitas fichas numa tomada e nem com a "tripla" havia espaço, sempre ouvi(mos) dizer que é perigoso ligar uma segunda tripla à primeira (obtendo 5 tomadas em vez de 3). Sob risco de incêndio até. Nunca consegui entender se seria ou não perigoso. O mesmo acontece agora com as extensões com mais tomadas incluídas.
Segundo o que estive a ler, em sites estrangeiros (UK) dizem sempre que o que importa é que o total de aparelhos não ultrapassasse os 13amp (que suponho que seja lá no país o limite das tomadas). Aqui em casa tenho a questão de ter uma tomada no quarto e querer um aparelho ligado junto à tomada mas ter vários outros longe dela. Isto, na minha cabeça, resolve-se colocando uma tripla na tomada e ligar à tripla o aparelho (ou 2) que quero junto da tomada e depois uma extensão que leve as tomadas para longe dela.
Gostaria de saber se isto tem riscos ou implicações e também se depende muito ou não dos aparelhos que estão lá ligados e ainda se depende de estarem ou não ON/OFF/Standby.
(A título de referência indico aparelhos como por exemplo: candeeiro de mesa com lâmpada económica, computador portatil, TV LCD, amplificador 15W, teclado digital, carregadores telemóvel).
Desde já muito obrigado !
Eu sou novato de nível 1 e tenho uma pequena questão que me persegue desde pequeno.
Quando se queria ligar muitas fichas numa tomada e nem com a "tripla" havia espaço, sempre ouvi(mos) dizer que é perigoso ligar uma segunda tripla à primeira (obtendo 5 tomadas em vez de 3). Sob risco de incêndio até. Nunca consegui entender se seria ou não perigoso. O mesmo acontece agora com as extensões com mais tomadas incluídas.
Segundo o que estive a ler, em sites estrangeiros (UK) dizem sempre que o que importa é que o total de aparelhos não ultrapassasse os 13amp (que suponho que seja lá no país o limite das tomadas). Aqui em casa tenho a questão de ter uma tomada no quarto e querer um aparelho ligado junto à tomada mas ter vários outros longe dela. Isto, na minha cabeça, resolve-se colocando uma tripla na tomada e ligar à tripla o aparelho (ou 2) que quero junto da tomada e depois uma extensão que leve as tomadas para longe dela.
Gostaria de saber se isto tem riscos ou implicações e também se depende muito ou não dos aparelhos que estão lá ligados e ainda se depende de estarem ou não ON/OFF/Standby.
(A título de referência indico aparelhos como por exemplo: candeeiro de mesa com lâmpada económica, computador portatil, TV LCD, amplificador 15W, teclado digital, carregadores telemóvel).
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Tomadas e extensões
Para essa situação, o recomendável é comprar uma quintupla, sextupla ou que que tiver à venda (já vi no LIDL com 12 tomadas...). De preferência o mais curta possível, por exemplo 1,5m e de marca de confiança. Fuja das lojas dos chineses. Eu sei que por exemplo, as da max-mat são chinesas, mas pelo menos pode ir lá reclamar e trocar, quando um pino sai, quando o interruptor salta ou quando a alma condutora são de secção inferior ao que lá diz...srd Escreveu:Boa noite a todos,
Não abuse nos aparelhos a lá meter e discipline outros utilizadores, para não ver lá um dia um aspirador lá ligado ou pior, um aquecedor a óleo...
As triplas de que fala, só devem ser usadas em ultimo caso, e mesmo assim não acumule triplas, umas em cima das outras. O problema é apenas dos contactos, em não há garantia deles ao longo das sucessivas "derivações", podendo originar "pontos quentes". Uma boa "tripla" de que fala (em forma de "T") às vezes custa tanto como uma extensão 1,5m e na mesma com 3 pontos de ligação (Fase, neutro e terra) e 3 pontos de derivação ("extensão tripla").
Muito obrigado pela resposta nelmindo,
Contudo, desconfio que a sua sugestão não resolva o problema. Ao comprar uma extensão de 1,5m receio que não chegue aos aparelhos distantes. Mas por outro lado, se ela for demasiado longa depois não chega aos aparelhos que estão junto da tomada.
Fiquei admirado quando disse que as triplas(T) só devem ser usadas em último caso. Aqui em casa, desde que me lembro que sempre se utilizaram dessas em quase todas as divisões e nunca deu qualquer sinal de problema (mesmo as fracas dos chineses).
Imaginemos que compro uma tripla e uma extensão boas. Acha na mesma que não devo ligar:
_______________->Aparelho próximo
Tomada ->Tripla
_______________->Extensão -> A. distantes
Contudo, desconfio que a sua sugestão não resolva o problema. Ao comprar uma extensão de 1,5m receio que não chegue aos aparelhos distantes. Mas por outro lado, se ela for demasiado longa depois não chega aos aparelhos que estão junto da tomada.
Fiquei admirado quando disse que as triplas(T) só devem ser usadas em último caso. Aqui em casa, desde que me lembro que sempre se utilizaram dessas em quase todas as divisões e nunca deu qualquer sinal de problema (mesmo as fracas dos chineses).
Imaginemos que compro uma tripla e uma extensão boas. Acha na mesma que não devo ligar:
_______________->Aparelho próximo
Tomada ->Tripla
_______________->Extensão -> A. distantes
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boassrd Escreveu:Boa noite a todos,
Penso que o melhor seria pensar em adaptar a instalação existente, complementando com mais algumas tomadas nos sitios aonde existe a necessidade de ligações elétricas, em vez de andar com extensões.
Nessas extensões o problema é que liga fichas de 16A e ao mesmo tempo fichas de 6A, daí por vezes os maus contatos provocam inselfes e disparos no Q.E, etc.
Cpts.
Energy
Energy
Se calhar, neste caso, o melhor seria em vez de instalar tomadas noutros locais da parede, seria alterar a actual tomada e tornar essa dupla.
Mais rápido, evita mais buracos na parede e resolvia o problema.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boassrd Escreveu:Se calhar, neste caso, o melhor seria em vez de instalar tomadas noutros locais da parede, seria alterar a actual tomada e tornar essa dupla.
Se a simples troca de tomada simples por dupla lhe resolve o problema, eu não pensava duas vezes no assunto, e procedia à troca, é mais seguro, e mais barato que uma extensão.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Se de facto consegue fazer isso , o melhor mesmo é faze-lo , porque conforme já foi dito aqui e muito bem , as extenções se não forem de marca crediveis esqueça ... podem ser muito perigosas especialmente de inverno , com os aqueçedores ....srd Escreveu:Se calhar, neste caso, o melhor seria em vez de instalar tomadas noutros locais da parede, seria alterar a actual tomada e tornar essa dupla.
Obrigado pelas vossas respostas. Mas criara-me uma nova questão: quando dizem "se for possível a transformação da tomada simples em dupla" quer dizer que nem sempre é possível? Eu julguei que em qualquer tomada seria possível fazer a mudança.
E sendo muito provavelmente necessário chamar um electricista, não ficaria mais caro que a extensão?
Abraço!
E sendo muito provavelmente necessário chamar um electricista, não ficaria mais caro que a extensão?
Abraço!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
não costuma haver problemas de relevante. Apenas pode é ter problemas em encontrar uma tomada dupla, que se enquadre com a aparelhagem já usada.srd Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas. Mas criara-me uma nova questão: quando dizem "se for possível a transformação da tomada simples em dupla" quer dizer que nem sempre é possível? Eu julguei que em qualquer tomada seria possível fazer a mudança.
Abraço!