Projectos ITED vão acabar?
Projectos ITED vão acabar?
Boas pessoal!
Já 2 pessoas me disseram que os projectos ITED vão acabar e vai deixar de ser necessário fazer projectos ITED para habitações, prédios, etc até porque vai deixar de ter uma entidade que regula isso...
Verdade?
Já 2 pessoas me disseram que os projectos ITED vão acabar e vai deixar de ser necessário fazer projectos ITED para habitações, prédios, etc até porque vai deixar de ter uma entidade que regula isso...
Verdade?
Re: Projectos ITED vão acabar?
Aliás, este tipo de análise é um dos grandes problemas que temos no nosso país. O projecto, nas mais vastas áreas, é visto como algo meramente "burocrático", raramente é visto como uma solução para um determinado problema.
Sem projectos passamos a fazer as coisas "de cabeça", é assim?!
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Pois, também achei absurdo mas neste país já acredito em tudo....EE_Rafael Escreveu:Aliás, este tipo de análise é um dos grandes problemas que temos no nosso país. O projecto, nas mais vastas áreas, é visto como algo meramente "burocrático", raramente é visto como uma solução para um determinado problema.
Cumprimentos,
E quanto ao facto de não haver fiscalização das ITEd, que te parece?
A fiscalização existe, por parte da ANACOM, se bem que seja feita em moldes com os quais eu não concordo. Julgo que deveria haver um maior controlo na parte de projecto, principalmente para determinados tipos de edifícios, pois muitos projectos vêm para o instalador com demasiados erros/ omissões obrigando a que este tenha muitas vezes que tomar decisões por iniciativa própria, acabando este muita das vezes por ser penalizado sem qualquer culpa!
Assim, na minha opinião, um projecto de qualidade é essencial para o bom desenrolar de uma obra e é o ponto de partida para um modelo fiscalização verdadeiramente justo. Um modelo que defenda essencialmente os bons profissionais e os interesses do cliente. Neste aspecto o modelo da Certiel, apesar das muitas críticas, acaba por ser muito mais acertado na minha opinião.
Cumprimentos,
Assim, na minha opinião, um projecto de qualidade é essencial para o bom desenrolar de uma obra e é o ponto de partida para um modelo fiscalização verdadeiramente justo. Um modelo que defenda essencialmente os bons profissionais e os interesses do cliente. Neste aspecto o modelo da Certiel, apesar das muitas críticas, acaba por ser muito mais acertado na minha opinião.
Cumprimentos,
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas tardes!
Se pensarmos, que, por exemplo, não são necessários projectos eléctricos até 50Kva (salvo alguma exceções), esta de deixar de ser preciso projectos ITED, não será assim tão " de estranhar"
Já agora, ontem em conversa com um colega Eng.º, este também me disse que a regra da ausência de projectos até 50 KVAs vai ser alterada em breve, e que passará a ser até 20,7 KVA.
A ver vamos, como diz o cego!
Saudações!
Se pensarmos, que, por exemplo, não são necessários projectos eléctricos até 50Kva (salvo alguma exceções), esta de deixar de ser preciso projectos ITED, não será assim tão " de estranhar"

Já agora, ontem em conversa com um colega Eng.º, este também me disse que a regra da ausência de projectos até 50 KVAs vai ser alterada em breve, e que passará a ser até 20,7 KVA.
Saudações!
Ferreira Cruz
Isso ja ouvi... Até me disseram que seriam necessários projectos eléctricos fosse qual fosse a potência, assim esperoFerreira Cruz Escreveu:Boas tardes!
Se pensarmos, que, por exemplo, não são necessários projectos eléctricos até 50Kva (salvo alguma exceções), esta de deixar de ser preciso projectos ITED, não será assim tão " de estranhar"![]()
Saudações!

-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 11:40
Por isso mesmo é que surgiu o Decreto-Lei 123/2009, cujo alcance no domínio do projecto e da execução atinge um patamar de excelência. Quer no ITED quer no ITUR o salto foi elevadíssimo.
Aliás, é um bom modelo que pode servir de base às alterações na legislação das instalações eléctricas que estão em equação.
Aliás, é um bom modelo que pode servir de base às alterações na legislação das instalações eléctricas que estão em equação.
Isso era retroceder 10 anos...
Parece-me altamente improvavel. Ainda por cima depois de ITED2 e ITUR.
Parece-me altamente improvavel. Ainda por cima depois de ITED2 e ITUR.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasngp Escreveu:Boas pessoal!
Verdade?
Alguém acredita

Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 04 jan 2010, 13:58
- Profissão: Professor ensino secundário
Boas....!
Eu também não acredito mas.... não ponho as minhas mãos no fogo.
Só quem não vê as alterações porque passa este país (e vai passar) é que pode afirmar que não vão acabar.
Portugal é um ninho de inventores.
Só quem não vê as alterações porque passa este país (e vai passar) é que pode afirmar que não vão acabar.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
JAB Escreveu:Boas....!
Boas
Quem domina este país são os lóbis, por isso estamos tramados.
Cpts.
Energy
Energy