Motor poço

markoni
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2010, 18:21

Motor poço

Mensagem por markoni »

Caros amigos (comprei casa usada),
o meu poço tem cerca de 2.5 de diametro, e a água está a 11 m de profundidade.
Tenho em casa 1 bomba 1 cv (há superficie) que não é capaz de puxar a água.
O poço tem 1/2 metros de agua no fundo, mas pelos vistos renova-se regularmente.

Podem-me aconselhar relativamente a comprar uma bomba ? falaram-me em bomba submersível de 300 €.
O poço está ligado através de uma valvula à rede logo a 1 metro do motor.
Sò que o motor para a rega do meu jardim...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Motor poço

Mensagem por Mário »

Boas

Põe a bomba dentro do poço a 6 metros da superficie.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Claro
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 10:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Claro »

A que distância está a casa do poço?
É que eu tenho um poço indentico ao que está a descrever e tambem tenho uma bomba de 1CV, com entrada e saida de agua a 1" ( a bomba está junto do poço). Tamto a casa como a rega estão a cerca de 30m do poço, e até a data não tenho tido qualquer problema de pressão de agua.
FelipeAlves
Curioso
Curioso
Registado: 07 ago 2012, 21:46

Mensagem por FelipeAlves »

Boas,
markoni eu acho que dificilmente você ira achar uma bomba d'agua de
sucção MONOFÁSICA com sucção superior a 9 metros.
abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

FelipeAlves Escreveu:Boas,
markoni eu acho que dificilmente você ira achar uma bomba d'agua de
sucção MONOFÁSICA com sucção superior a 9 metros.
abraço
Seja mono ou trifásica, não consegue. Por isso eu disse, para a por dentro do poço a 6 metros da superfície

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times

Mensagem por vecm1956 »

Bom dia,

Tenho uma bomba dessas num poço montada sobre um suporte metalico que desci até mais ou menos 6 m da superficie da água como o colega Mario referiu aqui, funciona bem há mais de 20 anos.
Mas em minha opinião a melhor solução é uma bomba submersível monofásica !!!

VM
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

No passado, a tecnologia das bombas submersíveis, não estava bastante desenvolvida. Dentro das tecnologias disponíveis, eram as bombas à superfície da água que reinavam.

Actualmente não se justifica, dado que temos até algumas vantagens sobre essa tecnologia, se usarmos bombas submersíveis, tal como o nível de água inconstante dentro de um poço, fazer com que o motor ficasse afogado (quando eram à "superfície", mas suspensos). E como esses motores não estavam preparados para aguentar humidades, com o tempo dentro dos poços, começavam a aparecer disparos ocasionais dos diferenciais, nas habitações. Nos poços de rega isso não acontecia, porque não usavam diferenciais nas cabines...

E como o Mário diz e bem, +/-9m é limite teórico, 6m é o limite técnico das bombas de algumas bombas. É que o pessoal se esquece, que a água começa a ferver à temperatura ambiente...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se coloca o motor dentro do poço, fixo a 6 mts da superficie do terreno, no Inverno a agua pode atingir o motor e depois lá se vai o motor, e dependendo da proteção eletrica pode ir tambem a instalação, ou pior algum utilizador desse motor pode sofrer uma eletrocussão.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
ENERGY Escreveu:Boas
Se coloca o motor dentro do poço, fixo a 6 mts da superficie do terreno, no Inverno a agua pode atingir o motor e depois lá se vai o motor, e dependendo da proteção eletrica pode ir tambem a instalação, ou pior algum utilizador desse motor pode sofrer uma eletrocussão.
Mas como é uma bomba pequena, ele pode subi-la ou descer. (tambem pode ter boias de nivel)

As grandes ficam em cima de boiadores (flutuadores) onde o nivel de aspiração fica constante, e a saida é feita por tubos (mangueiras flexiveis) com um cardam para as oscilações.

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas
ENERGY Escreveu:Boas
Mas como é uma bomba pequena, ele pode subi-la ou descer. (tambem pode ter boias de nivel)

As grandes ficam em cima de boiadores (flutuadores) onde o nivel de aspiração fica constante, e a saida é feita por tubos (mangueiras flexiveis) com um cardam para as oscilações.

Cump.
Mário
Boas
Segundo percebi do topico a bomba destina-se a rega de jardim, daí a minha chamada de atenção para o Inverno, o poço vir a ter maior quantidade de agua e a bomba eventualmente não funcionar porque a rega não precisará de ser feita.
O melhor seria criar uma simples plantaforma flutuante dentro do poço e colocar lá o motor, ligado com mangueira flexivél.
Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Na minha modesta opinião, essa bomba e todas as outras bombas que não foram concebidas para estarem mergulhadas na água, devem ficar à superficie por falta de isolamento à humidade
por ser mais fácil abrir o copo da purga em caso de falha de água ou avaria da pinha ou válvula de retenção que se monta no tubo que fica mergulhado na água.
Para essa bomba é importante a chamada altura manométrica, que é a distância entre o ponto da pesca da água e o ponto mais alto da descarga.
Para a bomba é igual estar a 6 como a 9 como a 15 metros de distancia do ponto mais baixo: a distancia entre os dois pontos -- pesca e descarga -- é sempre a mesma.
O que é necessário fazer? pegar nas caracteristicas da bomba -- potência, caudal e diametro do tubo -- a distancia entre os dois pontos e consultar a marca da mesma para saber se essa bomba fará o que se pretende...
Espero ter ajudado.
Cps
A. Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Na minha modesta opinião, essa bomba e todas as outras bombas que não foram concebidas para estarem mergulhadas na água, devem ficar à superficie por falta de isolamento à humidade
por ser mais fácil abrir o copo da purga em caso de falha de água ou avaria da pinha ou válvula de retenção que se monta no tubo que fica mergulhado na água.
Para essa bomba é importante a chamada altura manométrica, que é a distância entre o ponto da pesca da água e o ponto mais alto da descarga.
Para a bomba é igual estar a 6 como a 9 como a 15 metros de distancia do ponto mais baixo: a distancia entre os dois pontos -- pesca e descarga -- é sempre a mesma.
O que é necessário fazer? pegar nas caracteristicas da bomba -- potência, caudal e diametro do tubo -- a distancia entre os dois pontos e consultar a marca da mesma para saber se essa bomba fará o que se pretende...
Espero ter ajudado.
Cps
A. Castro

Boas,
quando muito poderia acrescentar a existência de bombas com pesca assistida que permitem uma altura de pesca superior mas de rendimento inferior e por isso pouco usadas.

Mas optou por "remar contra a maré", mesmo depois de já ter sido confirmado por vários intervenientes que a altura de pesca máxima se situa nos 6- 7m.

ara além disso, ainda a confusão da altura manométrica que, não é o que afirma, uma vez que a mesma é medida desde o nível a que se encontra a bomba até ao nível do ponto de descarga + a distância na horizontal que na práctica entra em 50% para o cálculo da perda de carga.

ohmico
markoni
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2010, 18:21

Mensagem por markoni »

Obrigado pelas respostas. Vou Optar pela bomba submersível. :)
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

ohmico Escreveu:
ara além disso, ainda a confusão da altura manométrica que, não é o que afirma, uma vez que a mesma é medida desde o nível a que se encontra a bomba até ao nível do ponto de descarga + a distância na horizontal que na práctica entra em 50% para o cálculo da perda de carga.

ohmico
Boas.
Nesse caso aconselho vivamente a colocarem a bomba mesmo junto ao ponto de saída da água...

Cps
A. Castro
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27

Mensagem por lrds »

Boas

Onde moro quase todos os poços têm entre 15 e 20 e tal metros de profundidade. Regra geral todos os motores estão o mais junto á água possivel.

No meu caso concreto o poço tem 16 m de profundidade, mas não tem água, ou melhor já teve. Depois da construção de uma auto estrada abaixo no nivel freatico a água nunca mais a vi. Mas está lá, já que tem um tubo (filtro) com mais 9 metros de comprimento, mas a água não estará tão funda.

O motor acho de 1,25 kw monofásico, está a cerca de 5 metros do fundo e manda a água para cima sem problema nenhum. Inclusive cheguei a regar uma terra que fiz perto da minha casa e tocava 7 aspersores, embora fosse em tempos que a água estava mais alta, a terra esta a 50 metros do poço.

Nunca nem mesmo de inverno foi preciso puxá-lo. A ultima vez que a água ficou a 1 metro dele foi em 2001 inverno especialmente muito chuvoso, mas em alguns poços é frequente o pessoal levantá-lo, mas como disse já há alguns anos que tal não acontece.
Inté
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”