ligação eqipotencial

m.carlos
Curioso
Curioso
Registado: 17 mai 2008, 20:11
Contacto:

ligação eqipotencial

Mensagem por m.carlos »

tendo sido instalada uma vedação metalica na entrada da propriedade, com arremate na estrutura de alvenaria onde esta instalado contador, cx portinhola cx cemu com poste de chegada de ramal encostado, agradeço informação se tenho que ligar a vedação a rede terras,a habitação distancia 50 metros
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: ligação eqipotencial

Mensagem por Duzia12 »

Não ligues até pode ser perigoso podes ter uma avaria no terra.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

m.carlos Escreveu:tendo sido instalada uma vedação metalica na entrada da propriedade, com arremate na estrutura de alvenaria onde esta instalado contador, cx portinhola cx cemu com poste de chegada de ramal encostado, agradeço informação se tenho que ligar a vedação a rede terras,a habitação distancia 50 metros
Boas
Em moradias com esse tipo de vedação, e instalação do tipo que descreve, a Certiel nas inspeções até ao momento não levantou problema quanto a essa ligação equipotencial.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Pensa melhor
Última edição por Duzia12 em 13 ago 2012, 19:01, editado 1 vez no total.
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

m.carlos Escreveu:tendo sido instalada uma vedação metalica na entrada da propriedade, com arremate na estrutura de alvenaria onde esta instalado contador, cx portinhola cx cemu com poste de chegada de ramal encostado, agradeço informação se tenho que ligar a vedação a rede terras,a habitação distancia 50 metros
Na minha opinião a vedação deve ser ligada a terra.

Estas a colocar uma estrutura metalica / vedação ao pé de instalação electrica.
Cumprimentos
Rocha
Claro
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 10:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Claro »

Em minha opinião não ligava a terra. Por outro lado, se tiver uma pequena passagem a terra, pode ser que os ladrões se fiquem a rir para a vedação. O que era bom.
JoaquimARL
Curioso
Curioso
Registado: 11 dez 2011, 18:22

Mensagem por JoaquimARL »

*** /// ***

Na dúvida eu ligava a vedação metálica á TERRA.

Suponho que terá "postes / suportes" metálicos. Assim estará já com uma ligação á terra que pode não ser perfeita.

Reforçava com alguns eléctrodos.

Se alguém tocar na rede, quando de um provável "defeito eléctrico" essa pessoa estará ao mesmo potencial e não

correrá "risco" grave.

É a minha opinião

ARL
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Eu sinceramente, também não ligaria.
Pelo post inicial, não há nada que justifique a ligação.
Diz que o ramal é aéreo e desce encostado à vedação?
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Olá a todos,
Tb não vejo necessidade de ligar essa grade à terra.
Supostamente as caixas são classe II. Depois haveria duas hipoteses, metias electrodos independentes só para a grade, neste caso mal não faz.
Mas supõe que usas o electrodo da instalação. Neste caso que aparelho te vai proteger deste defeito? Estarias a levar um potencial perigoso para as massas dentro da instalação. No primeiro caso não haverá mal algum se não teveres nenhum circuito, por exemplo motor de portão, ligado estruturalmente à referida grade que te canalize o referido potencial tal qual o segundo caso.
Cumprimentos
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Em minha opinião, não deve haver qualquer ligação.
fguim
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 abr 2010, 17:57

Mensagem por fguim »

Boas,

Não deve ser ligada a terra pois não interfere nem toca nos cabos/Circuitos electricos, logo não tem risco de ficar sob tensão.

Cumps
JoaquimARL
Curioso
Curioso
Registado: 11 dez 2011, 18:22

Mensagem por JoaquimARL »

Boa tarde mais uma vez.

Eu já expressei a minha opinião, que mantenho.

A questão foi bem posta.

Em meu entender o conjunto das respostas, até ao momento, não esclarecem quem colocou a questão.

Parece-me que não saberá o que fazer.

Alguém aqui já disse / escreveu (( PENSE !!! )).... EU subscrevo....

PENSE, analise o que aqui se escreve e decida.

Não estamos perante uma situação CRITICA perante a possibilidade de perigo iminente !!!

Da discussão nasce a LUZ, mas por vezes há uma corrente de ar, e ...

ARL
m.carlos
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por m.carlos »

boa noite, os meus agradecimentos pelas respostas e sugestões,por vezes deveria-se colocar as duvidas com anexo,para melhor avaliação das questões,a moradia situa-se no ponto mais alto da herdade,construída por cima de rocha não tem fundações. toda a ária circundante tem pouca terra, as árvores nascem das fendas da pedra,a vedação está a 50 metros da moradia, o cabo do ramal estará a uma profundidade no máximo 30 cm não foi possível afundar mais, a vedação tem cerca de 30 metros largura, a moradia é de dois pisos e não existe mais nada em volta só árvores,localiza-se a 5 KM de Évora e desconheço o nível ceráunico na zona, dai a minha duvida.
Obrigado pelo tempo dispensado

Carlos Pinto
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Se a sua preocupação é que um raio (relâmpago) atinja a vedação, penso que será muito pior no caso da mesma estar ligada ao condutor de terra. Será muito preferível colocar um sistema de protecção contra descargas atmosféricas.
Deixe-me colocar-lhe uma pergunta...tem algum telheiro ou outra estrutura metálica na rua/quintal? e também a vai ligar ao condutor de terra?
Só por curiosidade, o nível ceráunico é elevado nessa zona, mas pode procurar no google por "mapa isoceráunico" se quiser saber mais.
m.carlos
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por m.carlos »

existe uma estrura metalica em ferro para colocar trepadeiras,pérgula fixa a casa mas não esta ligado a terra
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”