Eng.o para Electrotecnia e ITED

Responder
PROJETIKA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 mai 2011, 11:28

Eng.o para Electrotecnia e ITED

Mensagem por PROJETIKA »

A PROJETIKA precisa de engenheiro Electrotécnico da zona de Oeiras ou Lisboa, para assinar projectos Electrotécnicos e ITED,
que tenha cartão de cidadão devido as formalidades exigidas por algumas Câmaras.
Contacto:
projetika@gmail.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Eng.o para Electrotecnia e ITED

Mensagem por ENERGY »

PROJETIKA Escreveu:A PROJETIKA precisa de engenheiro Electrotécnico da zona de Oeiras ou Lisboa, para assinar projectos Electrotécnicos e ITED,
que tenha cartão de cidadão devido as formalidades exigidas por algumas Câmaras.
Contacto:
projetika@gmail.com
Boas
Não deveria de ser, precisa-se Engenheiros para executar Projetos Eletricos e ITED??? em vez de estarem a querer comprar assinaturas.
Credibilidade precisa-se.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, não percebi essa do cartão de cidadão... então se alguém ainda tiver o "antigo" BI já não pode assinar? :roll:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Varejo, algumas câmaras apenas aceitam projectos em suporte digital. Para tal a assinatura também apenas pode ser digital, tal consegues com o cartão de cidadão, e não com o antigo BI. Quem não tem, que o faça ou então não faz projectos para essas câmaras. A engenharia também se moderniza felizmente.
Sem querer fazer de advogado do diabo, pois nada tenho a ver com esse anúncio, qualquer desenhador com experiência faz projectos eléctricos e ited, mas assinar apenas engenheiros, daí eles quererem provavelmente comprar assinaturas... Não vejo aí nenhuma falta de credibilidade. Quem te contrata, não o faz pelos teus desenhos, nem pelos teus cálculos, mas sim pela tua assinatura, a tua declaração e por um trabalho que não chumbe na certificação.
A qualidade depois é o que cada um achar que deve e pode fazer...
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Caro colega Duarte, não sei se por acaso conhecerá os estatutos da sua ordem, nomeadamente, o capítulo sobre deontologia, mas é muito interessante.
Sinceramente, acho de muito pouco bom gosto e de alguma falta de vergonha, virem colocar um anúncio destes aqui.
Ao menos, que tivessem a decência de não escrever aquilo daquela maneira.
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Bom dia colega rainbow,

Conheço tão bem esses código como você, também eu o li aquando da minha inscrição na Ordem e daí? Não entendo o que isso diz respeito a este anúncio?

Quantas vezes conseguiram vender projectos sem o assinarem no final?? É aí que eu quero chegar, o anúncio não tem nada de vergonhoso, o que o cliente compra é uma assinatura, porque se não precisasse dela, não o chamaria de certeza... É assim tão escandaloso?

Obviamente, existe aqui muita gente que prefere que não sejam postados anuncios nenhuns, devem estar cheios de trabalho... Sorte a vossa!
José Duarte Pereira
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Então quem assina que reveja o projecto, e caso concorde, que o assine.

Passa o seu próprio "certificado de qualidade" ao trabalho realizado por terceiros.

Em desenho mecânico, existem várias pessoas que assinam, mas o último é que assume a total responsabilidade.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Caro colega Duarte,

Lendo as suas palavras só se pode chegar a uma conclusão: ou não os leu, ou os esqueceu, ou está-se a "marimbar" para os mesmos, o que equivale a dizer que não tem ética naquilo que faz.

Artigo 57.º
Deveres do engenheiro técnico no exercício da profissão
São deveres do engenheiro técnico no exercício da sua profissão:
a) Agir sempre com boa fé, lealdade, correcção e isenção;
b) Apenas assinar pareceres, projectos ou outros trabalhos profissionais de que seja autor ou colaborador.

Sem querer estar a dirigir-me a ninguém em particular, nem tão pouco ofender quem quer que seja, permitam-me dizer a todos que "é por estas e por outras" que os engenheiros têm a fama que têm.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

rainbow Escreveu:Boa noite.

Caro colega Duarte,

Lendo as suas palavras só se pode chegar a uma conclusão: ou não os leu, ou os esqueceu, ou está-se a "marimbar" para os mesmos, o que equivale a dizer que não tem ética naquilo que faz.

Artigo 57.º
Deveres do engenheiro técnico no exercício da profissão
São deveres do engenheiro técnico no exercício da sua profissão:
a) Agir sempre com boa fé, lealdade, correcção e isenção;
b) Apenas assinar pareceres, projectos ou outros trabalhos profissionais de que seja autor ou colaborador.

Sem querer estar a dirigir-me a ninguém em particular, nem tão pouco ofender quem quer que seja, permitam-me dizer a todos que "é por estas e por outras" que os engenheiros têm a fama que têm.
Boas
É simplesmente vergonhoso este anuncio, comprar assinaturas para projetos, isto demonstra o estado deste país.
Uma empresa que diz ter mais de 20 anos de mercado, vocacionada para projetos elétricos, não tem um engº da especialidade nos seus quadros, e depois tem um anuncio destes na internet.

GABINETE TÉCNICO PROJECTOS DE ESPECIALIDADE
Com mais de 20 anos de experiência somos um gabinete vocacionado para concepção de Estudos e Projectos de Engenharia Electrotécnica, Telecomunicações e Segurança.
Dispomos dos meios próprios indispensáveis ao desenvolvimento e apoio das actividades de projecto, de entre os quais de destacam os meios informáticos e uma biblioteca técnica, constantemente actualizada.

Aqui encontrará uma equipe que o acompanha ao longo das suas obras e projectos, com qualidade e eficiência.

- Projectos de Instalações Eléctricas

- Projectos de Infra-estruturas de B.T. e M.T.

- Sistemas Integrados de Gestão Energética

- Projectos ITED

- Projectos SCIE

- Sistemas Integrados de Segurança
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não percebo tanta admiração, sempre existiu e existirá este tipo de comportamento.

Noutros tempos, também não era comum, principalmente pelo interior do país, a loja que vendia o material eléctrico ter termos de responsabilidade assinados para vender ao cliente que comprava o material e fazia a instalação?

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

É normal pedirem com estes termos. E é legal.

"Artigo 57.º
Apenas assinar pareceres, projectos ou outros trabalhos profissionais de que seja autor ou colaborador."

Antes de assinar, lê e dá o parecer técnico, se sim assina, ou alteram o projecto.

"Sem querer estar a dirigir-me a ninguém em particular, nem tão pouco ofender quem quer que seja, permitam-me dizer a todos que "é por estas e por outras" que os engenheiros têm a fama que têm."

Sobre disserem que estão à 20 anos no mercado, é normal. O anterior pode ter-se reformado, ou partido para outra.

E quando pelo valor de obra obriga a mais que uma assinatura? Quem é o principal responsável? Está convencionado o que tiver mais "estudos" e mais antiguidade na ordem.

Não vejo e não entendo a questão levantada.

Se eu tiver elaborado um relatório, que tenha que ter uma assinatura de alguem Eng. (não técnico), eu vou procurar quem o faça, e é legal. (vai mencionado quem fez o levantamento e assina, e por baixo o outro)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Há uma coisa que não entenderam naquilo que eu disse... Em nenhum caso, referi, nem o anúncio (pelo que eu entendo) que não será quem assinará não será o autor do projecto. Apenas referi que o que o cliente compra é uma assinatura, independentemente do trabalho que esteja por trás. Trocando isto por palavras mais simples, eu projecto um edifício, se o quiser vender sem assiná-lo, ninguém o vai comprar, porquê? Porque o que eu vendo é uma assinatura. Depois a qualidade vai do que cada um sabe e pode fazer. Sugiro que releiam todos os comentários e desliguem o complicómetro.
José Duarte Pereira
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema é que quem encomenda um projeto a uma destas empresas, durante a execução da obra, etc, pode vir a ter problemas.
Quem vai a reuniões de obra? talvez o desenhador, porque o engº assinou , já recebeu, e partiu para outro negócio.
Amanhã é necessário fazer uma alteração ao projeto, aonde pára o engº, ninguém sabe, etc, etc.
Cpts.
Energy
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu não coloquei a questão em termos de legalidade, apenas em termos de ética.
E para mim, não é ético andar a vender ou comprar assinaturas.
O exemplo que o colega Mário deu, penso eu que seja muito diferente do anúncio, pois nesse caso o responsável do relatório continua a ser o colega Mário...apenas vai pedir que algum engenheiro tome conhecimento do seu relatório.
E para mim, ler antes de assinar, não é ser autor ou colaborador.
Responder

Voltar para “OFERTAS DE EMPREGO”