Tomada Trifásica e Tomada Monofásica
Tomada Trifásica e Tomada Monofásica
Bom dia!
Alguém sabe-me dizer se há algum problema em fazer um unico circuito de tomadas com tomadas trifásicas e tomadas monofásicas?
Obrigado!
Alguém sabe-me dizer se há algum problema em fazer um unico circuito de tomadas com tomadas trifásicas e tomadas monofásicas?
Obrigado!
Querer é Poder
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: Tomada Trifásica e Tomada Monofásica
Boas,
não é costume, mas se as tomadas forem todas equivalentes (16A) e o circuito for protegido por disjuntor tripolar e estiver a jusante de Int. diferencial.
Não vejo perigo nenhum.
ohmico
não é costume, mas se as tomadas forem todas equivalentes (16A) e o circuito for protegido por disjuntor tripolar e estiver a jusante de Int. diferencial.
Não vejo perigo nenhum.
ohmico
Já tive uma situação de um quadro de tomadas (3 Monofásicas e 2 trifásicas com a mesma alimentação).
O eng. da DGE obrigou-me a transformar o quadro de tomadas em quadro parcial (interruptor + disj, 1*16 + disj.3*16).
Já não me lembro a justificação que ele deu (como os inspectores da DGE são mais flexiveis fizemos a alteração e a instalação ficou logo ligada) .
Mas aconselho a não complicar a instalação.
Circuitos monofásicos protegidos por disj mono, trifásicos protegido com disj trifásico
O eng. da DGE obrigou-me a transformar o quadro de tomadas em quadro parcial (interruptor + disj, 1*16 + disj.3*16).
Já não me lembro a justificação que ele deu (como os inspectores da DGE são mais flexiveis fizemos a alteração e a instalação ficou logo ligada) .
Mas aconselho a não complicar a instalação.
Circuitos monofásicos protegidos por disj mono, trifásicos protegido com disj trifásico
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Provavelmente depende do tipo de instalação. A Gewiss tem no catálogo tomadas trifásicas com tomada monofásica no mesmo corpo. Julgo serem tomadas combo.
Abraço
Provavelmente depende do tipo de instalação. A Gewiss tem no catálogo tomadas trifásicas com tomada monofásica no mesmo corpo. Julgo serem tomadas combo.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Viva,
Normalmente diria que embora não seja comum, que seria possivel de se instalar, mas tendo o PLJCoelho a experiencia que teve, se for para uma instalação industrial, será melhor recorrer a protecções distintas.
Normalmente diria que embora não seja comum, que seria possivel de se instalar, mas tendo o PLJCoelho a experiencia que teve, se for para uma instalação industrial, será melhor recorrer a protecções distintas.
Cumprimentos,
Dantas078
Dantas078
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
314.2 — Circuitos finais.
Devem ser previstos circuitos distintos para as partes da instalação que seja necessário comandar separadamente, por forma a que esses circuitos não sejam afectados pela falha dos outros.
Devem ser previstos circuitos distintos para as partes da instalação que seja necessário comandar separadamente, por forma a que esses circuitos não sejam afectados pela falha dos outros.
- nelmindo
- Team Apoio
Depois se ler atentamente o ponto 473 —Medidas de protecção contra as sobreintensidades, irá oncluir que são muitas as alterações. Directamemente não está escrito, mas verá que como os colegas dizem, é melhor e é uma prática separar as protecções. Por mais não peca.
-
- Técnico Dedicado
Boas,
conforme já referi anteriormente "não é normal" e torna-se menos fiável em termos de exploração da instalação.
Não vejo no entanto ligação entre os artigos referenciados pelo nelmindo e o caso em questão.
ohmico
conforme já referi anteriormente "não é normal" e torna-se menos fiável em termos de exploração da instalação.
Não vejo no entanto ligação entre os artigos referenciados pelo nelmindo e o caso em questão.
ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
Então vamos fazer ao contrário:
Estamos a supor que são tomadas industriais (não conheço tomadas domésticas trifásicas)
Comecemos o raciocionio para as de 16A
Supondo que a máquina monofásica irá ligar à tomada monofásica e consome 12A, irá sobrar 3A na pior fase.
A tomada trifásica ficará limitada a debitar 3A e continuo (se tiver arranques, o cenário é pior como acontece com motores), o que por questões de exploração não é a melhor opção como já foi dito.
Por outro lado, como são de natureza diferente (monofásico e trifásico), devido ao ponto
473 —Medidas de protecção contra as sobreintensidades, precisam protecções independentes.
Podia enumerar os pontos:
142—Limite (a jusante) das instalações
Para efeitos de aplicação das presentes Regras Técnicas, as instalações eléctricas estão limitadas, a jusante, por:
a) Terminais de alimentação dos aparelhos de utilização ou dos equipamentos eléctricos alimentados por canalizações fixas;
b) Tomadas, nos outros casos.
As tomadas fazem parte da canalização, daí a relação dos circuitos finais referidos no ponto 314.2 — Circuitos finais.
Por outro lado também
801.5.3 — Circuitos finais.
Em locais de habitação, os circuitos finais devem, em regra, ser monofásicos.
Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de utilização.
Sendo que só é permitida o agrupamento de tomadas até 16A e do tipo shuko e em habitações. Logo se tratar de uma instalação industrial, cada tomada, uma protecção contra sobreintesidades.
Para estas situações é preferivel os "pimenteiros" locais, fixos às paredes para fazer distribuição de energia indeferenciada.
Posso estar errado no raciocínio, agradeço sugestões/reparos.
Estamos a supor que são tomadas industriais (não conheço tomadas domésticas trifásicas)
Supondo que a máquina monofásica irá ligar à tomada monofásica e consome 12A, irá sobrar 3A na pior fase.
A tomada trifásica ficará limitada a debitar 3A e continuo (se tiver arranques, o cenário é pior como acontece com motores), o que por questões de exploração não é a melhor opção como já foi dito.
Por outro lado, como são de natureza diferente (monofásico e trifásico), devido ao ponto
473 —Medidas de protecção contra as sobreintensidades, precisam protecções independentes.
Para efeitos de aplicação das presentes Regras Técnicas, as instalações eléctricas estão limitadas, a jusante, por:
a) Terminais de alimentação dos aparelhos de utilização ou dos equipamentos eléctricos alimentados por canalizações fixas;
As tomadas fazem parte da canalização, daí a relação dos circuitos finais referidos no ponto 314.2 — Circuitos finais.
Por outro lado também
Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de utilização.
Sendo que só é permitida o agrupamento de tomadas até 16A e do tipo shuko e em habitações. Logo se tratar de uma instalação industrial, cada tomada, uma protecção contra sobreintesidades.
Para estas situações é preferivel os "pimenteiros" locais, fixos às paredes para fazer distribuição de energia indeferenciada.
-
- Técnico Dedicado
Boas,
não querendo ser “chato” passo a descrever a minha interpretação sobre este assunto, continuando aberto à possibilidade de estar a vêr mal o problema:
ohmico
não querendo ser “chato” passo a descrever a minha interpretação sobre este assunto, continuando aberto à possibilidade de estar a vêr mal o problema:
nelmindo Escreveu:Então vamos fazer ao contrário:
Este ponto, em minha opinião, prende-se exclusivamente com a exploração da instalação.
Imagine que em casa, na garagem, necessita de uma tomada monofásica e uma trifásica para ligar uma máquina de furar (trifásica, de coluna, pequena potência) que possui. Tratando-se de uma utilização esporádica, sabe à partida que a utilização não será simultânea a plena carga, isto é 16A.
No 473, posso estar a vêr mal, mas a única relação que vejo é com as reduções de secção das canalizações.
O 142 vale por si: tomadas, é o nosso caso.
314.2 – Este é, em minha opinião, o ponto a que se poderão agarrar para não aprovar o caso em questão. No entanto continua sem ser provado qualquer perigo para a instalação ou as pessoas.
Por outro lado também
Não me parece advir deste artigo algum impedimento à criação de um circuito trifásico.
Aqui, continua a pairar o fantasma das oito tomadas, assunto já explorado por diversas vezes, nada impede a instalação de mais tomadas desde que se cumpra o estipulado para a protecção das canalizações.
Não me parece exacto, pois não encontro a referência às shuko e a exclusividade nas habitações.
Nada impede a associação de tomadas 16A na indústria.
ohmico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 jan 2012, 19:25
Não é permitido. A secção 473 Medidas de protecção contra as sobreintensidades, é clara (se perceberem o que está lá escrito). Há mudança da natureza e constituição da canalização.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
O problema de um circuito trifásico de tomadas monofásicas se o contrato for de 10,35 KVA----1x45A mono pode sobrecarregar o neutro com 45 A num fio de 2,5 mm^2 por isso é que normalmente se usa 3 circuitos monofásicos 1x16 A.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasJasman Escreveu:Bom dia!
Obrigado!
No tempo do "740" era o prato forte esse tipo de instalação, neste momento RTIEBT, penso que não se projeta e se executa.
Cpts.
Energy
Energy
- FelipeAlves
- Curioso
- Registado: 07 ago 2012, 21:46
Olá, eu não aconselharia.
Use circuitos diferentes e suas respectivas proteções.
Use circuitos diferentes e suas respectivas proteções.