Protecção contra choques de silos

Responder
asterion
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 21:37
Enviou: 2 vezes

Protecção contra choques de silos

Mensagem por asterion »

Boas,

Venho com mais uma questão difícil relativamente à protecção contra choques nos silos. Eu para fazer essa protecção liguei todas as partes metálicas dos silos à terra no entanto disseram-me que isso não é suficiente e que terei de fazer uma pintura anti-estática nas paredes dos silos, alguém me sabe dizer em que regulamento posso encontrar essa obrigatoriedade?

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Protecção contra choques de silos

Mensagem por ENERGY »

asterion Escreveu:Boas,

Venho com mais uma questão difícil relativamente à protecção contra choques nos silos. Eu para fazer essa protecção liguei todas as partes metálicas dos silos à terra no entanto disseram-me que isso não é suficiente e que terei de fazer uma pintura anti-estática nas paredes dos silos, alguém me sabe dizer em que regulamento posso encontrar essa obrigatoriedade?

Obrigado
Boas
Nunca tal houvi falar, mas tudo é possivél, para tirar esta duvida o melhor é telefonar para a Certiel, e fica esclarecido de vez.
E já agora depois coloque aqui a resposta, para ficar-mos todos mais ilucidados.
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Ver o Ponto 706 das R.T.I.E.B.T. aplicável a locais condutores exíguos e aplicar um dos métodos descritos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
asterion Escreveu:Boas,
Obrigado
Quando falas em silos, tens que disser que tipo de silo e o que leva lá dentro (como entra ou como sai).
Se for metálico não é pintado.
Se for de fibra (polimeros) tem que ser anti-estático
Se for de betão tem que ser anti-estático.

Se o produto ganha electricidade estática, tem que ser retirada antes da entrada no silo. Pode haver risco de explosão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Mensagem por Pedro Barradas »

Será decorrente da Directiva ATEX:
A Directiva 94/9/CE, conhecida como Directiva ATEX, é aplicável aos aparelhos e sistemas de protecção destinados a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas; aos dispositivos de segurança, de controlo e de regulação destinados a serem utilizados fora de atmosferas potencialmente explosivas, mas que sejam necessários ou que contribuam para o funcionamento seguro dos aparelhos e sistemas de protecção no que se refere aos riscos de explosão.
LINK para o documento.
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 029:PT:PDF
Quem cria renasce todos os dias...
FelipeAlves
Curioso
Curioso
Registado: 07 ago 2012, 21:46

Mensagem por FelipeAlves »

a aplicação de uma tinta epoxi é pode ser uma boa solução.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”