Orientação

Responder
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

Orientação

Mensagem por nunochavesmateus »

Caros membros queria-vos pedir uma ajuda. Queria começar a trabalhar na área avac e afins, área pela qual eu me interesso e gosto. Tenho pesquisado por trabalho nesta área, mas pedem sobretudo técnicos "Tim" e de preferência com experiência.
O problema é que só possuiu alguns conhecimentos teóricos e gostaria de desenvolver o meu conhecimento nesta área. Alguém sabe onde posso tirar o curso de tim( tipo curso intensivo)? Posso ter alguma equivalência nessa formação visto que frequento o curso de Eng.. mecânica?
Gostava de saber por onde começar e especializar-me na mesma.

Obrigado, Nuno
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Orientação

Mensagem por CF,Lda »

Viva.
Nuno, não se iluda!
Aquilo que lhe transmiti num post anterior não lhe dá bagagem para enfrentar o mundo de trabalho na area da refrigeração e ar condicionado. Antigamente qualquer picheleiro - com todo o respeito para com os picheleiros - montava ar condicionado; hoje em dia têm que ter certificação.
O melhor que tem a fazer é concluir o seu curso de mecânica na vertente de mecânica de fluidos e informar-se junto da ADENE ou APIRAC ou ainda APA.
Atualmente existem cursos de formação profissional com equivalencia ao 12º ano, em que os miudos fazem 2 anos de escola para esse efeito e terminam com essa certificação, e mesmo assim têm que trabalhar 2 anos antes de terem o titulo TIM...
Mas acho que o Nuno não tem acesso a eles porque já se encontra no ensino superior.
Também pode perguntar no IEFP ou ISQ ou APIRAC, entidades que ministram cursos nesta area profissional, pelas condições de acesso.
Espero que tenha ajudado.
Cps
A. Castro
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

CF,Lda Escreveu: Atualmente existem cursos de formação profissional com equivalencia ao 12º ano, em que os miudos fazem 2 anos de escola para esse efeito e terminam com essa certificação, e mesmo assim têm que trabalhar 2 anos antes de terem o titulo TIM...
Mas acho que o Nuno não tem acesso a eles porque já se encontra no ensino superior.
Os cursos de formação EFA com equivalência de nível IV podem ser realizados por quem tenha o nível IV ou superior, fazendo apenas as vertentes tecnológicas.
Ao que parece, tendo em conta outro tópico, nos centros do IEFP, agora, podem impor limitações ao acesso, dando preferência à dupla certificaçao e desempregados.
Provavelmente nos centros privados o acesso é mais fácil.
Mas em termos legislativos, e por experiência própria e de outros, é permitido: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/10/20400/0469504712.pdf

Também faço meu o conselho do CF,Lda.

Informar-se no ISQ e APIRAC, pois os cursos que ministram são dedicados às certificações específicas.
Apesar de não os conhecer, são de reconhecida qualidade, o que acredito.

Já no IEFP, por princípio, e salvaguardando a hipótese de haver outro tipo de formação que desconheço nesta área, são ministrados cursos de aprendizagem (menos de 18 anos, o que não se lhe aplica) e EFA.

Como são de dupla certificação, mesmo fazendo apenas a tecnológica, duram cerca de 18 meses (generalizando, pode ser menos... ou mais), com várias UFCD que provavelmente não lhe interessam para o que pretende.

A minha opinião é baseada no seguinte curso, o qual já tive contacto em meia dúzia de módulos: http://www.catalogo.anqep.gov.pt/PDF/Qu ... 064_RefTec

Além de que, por culpa do referencial da ANQ, a qualidade formativa pode deixar algo a desejar. Depende muito das capacidades dos formadores.

Isto, claro, desejando que em paralelo continue com os estudos da licenciatura.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Lotan, obrigado pelo esclarecimento.
Eu trabalho na area da refrigeração e ar condicionado desde o inicio da década de 80 do século passado e só há cerca de 9 anos é que comecei a fazer as formações e cursos com objectivo das certificações. E sei o que custam porque paguei-as todas do meu bolso...
Isto está sempre a alterar juridicamente, pelo que as informações que possuía já estão desadequadas.
Cps
A. Castro
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

LOTAN Escreveu:
CF,Lda Escreveu: Atualmente existem cursos de formação profissional com equivalencia ao 12º ano, em que os miudos fazem 2 anos de escola para esse efeito e terminam com essa certificação, e mesmo assim têm que trabalhar 2 anos antes de terem o titulo TIM...
Os cursos de formação EFA com equivalência de nível IV podem ser realizados por quem tenha o nível IV ou superior, fazendo apenas as vertentes tecnológicas.
Ao que parece, tendo em conta outro tópico, nos centros do IEFP, agora, podem impor limitações ao acesso, dando preferência à dupla certificaçao e desempregados.
Provavelmente nos centros privados o acesso é mais fácil.
Mas em termos legislativos, e por experiência própria e de outros, é permitido: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/10/20400/0469504712.pdf

Também faço meu o conselho do CF,Lda.

Informar-se no ISQ e APIRAC, pois os cursos que ministram são dedicados às certificações específicas.
Apesar de não os conhecer, são de reconhecida qualidade, o que acredito.

Já no IEFP, por princípio, e salvaguardando a hipótese de haver outro tipo de formação que desconheço nesta área, são ministrados cursos de aprendizagem (menos de 18 anos, o que não se lhe aplica) e EFA.

Como são de dupla certificação, mesmo fazendo apenas a tecnológica, duram cerca de 18 meses (generalizando, pode ser menos... ou mais), com várias UFCD que provavelmente não lhe interessam para o que pretende.

A minha opinião é baseada no seguinte curso, o qual já tive contacto em meia dúzia de módulos: http://www.catalogo.anqep.gov.pt/PDF/Qu ... 064_RefTec

Além de que, por culpa do referencial da ANQ, a qualidade formativa pode deixar algo a desejar. Depende muito das capacidades dos formadores.

Isto, claro, desejando que em paralelo continue com os estudos da licenciatura.

EFA secundário, no CENFIM do PORTO, a arrancar pelo que ouvi dizer, em Setembro:
http://www.cenfim.pt/Curso.asp?id=2048&proj=2048
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

O curso de aprendizagem de Técnico de Refrigeração e Climatização tem ainda maior carga horária que o EFA e com três acções de Prática em Contexto de Trabalho, o que é normal.

Na APIEF, o curso de aprendizagem é para jovens dos 15 aos 25 (!): http://www.apief.pt/f_jovens.html

Mas creio que a intenção do Nuno Mateus é fazer apenas uma formação certificada modular de curta duração para ter acesso ao TIM, o que não sei se existe.

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Lotan, obrigado pelo esclarecimento.
Tento ajudar no que posso, mas não quer dizer que não tenha escrito algo incorrecto. Carece sempre de confirmação a um nível oficial.
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

Mensagem por nunochavesmateus »

Obrigado a todos pelas dicas. vou me informar e depois digo qualquer coisa
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”