quadros electricos
quadros electricos
Boa tarde
Venho aqui expor uma duvida.
Existe alguma legislação que obrigue a identificar os condutores de potencia num quadro eléctrico?
Por boa regra de instalação deve-sse de identificar os condutores mas uma vez que estão cablados com as 3 cores ( Preto, Castanho, Cizento), penso que não seja necessário identificar os condutores com numeração como se faz com os condutores de comando por terem ligações mais complexas.
Existe alguma legislação que obrigue a identificar os condutores de potencia num quadro eléctrico?
Por boa regra de instalação deve-sse de identificar os condutores mas uma vez que estão cablados com as 3 cores ( Preto, Castanho, Cizento), penso que não seja necessário identificar os condutores com numeração como se faz com os condutores de comando por terem ligações mais complexas.

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: quadros electricos
Viva.
Na minha modesta opinião os circuitos eléctricos de potência dentro do QE devem ser identificados, tal como os circuitos eléctricos de comando e essa identificação constar no esquema desse quadro.
Cps
A. Castro
Na minha modesta opinião os circuitos eléctricos de potência dentro do QE devem ser identificados, tal como os circuitos eléctricos de comando e essa identificação constar no esquema desse quadro.
Cps
A. Castro
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasCF,Lda Escreveu:Viva.
Cps
A. Castro
Estou de pleno acordo, pois num emaranhado de condutores, embora que acondicionados no interior de calhas, e eletrificações complexas, por vezes torna-se dificil descobrir, de onde vem e para onde vai um determinado condutor, qual a sua função, daí a identificação ser importante, para a resolução de uma eventual avária.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Se estamos a falar de quadros eléctricos que tem circuito de comando e de potência, devemos estar a falar de quadros de máquinas, certo?airborne Escreveu:Boa tarde
Se sim, todos, mas todos os condutores dentro do quadro, é recomendado pelas "regras de boas práticas", estarem identificados. Que regras de boas práticas são essas?
A norma IEC 60204-1 diz que os condutores devem estar todos identificados nas suas terminações de acordo com a documentação técnica.
A norma IEC 62491 providencia regras e orientações, para a identificação dos cabos e condutores, usados nos equipamentos industriais, para manter coerência entre a documentação técnica e o equipamento em si.
A norma IEC 60204-1 diz que quando se usa cores para identificar os condutores, recomenda-se que para o circuito de potência se use a cor preta para todos os condutores.
ok obrigado pelo esclarecimento. Mas em relação ao comando está todo identificado conforme o esquema eléctrico, em relação á potencia não tem identificações mas tem as 3 cores a diferenciar, agora uma vez que todas as ligações de potencia neste caso especifico são todas iguais e não vejo a necessidade de colocar numeração em todos os condutores de potencia uma vez que se encontra no esquema electrico as ligações de potencia difenciadas pelas cores.

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva,
Em máquinas industriais por norma os cabos são apenas numerados, à mão, e existe uma listagem onde sabemos o cabo donde vem e para onde vai.
Como foi dito, ajuda bastante a nível de resolução de avarias, mas duvido que haja regras para isso pois é uma área muito vasta.
Cumps,
Bruno
Em máquinas industriais por norma os cabos são apenas numerados, à mão, e existe uma listagem onde sabemos o cabo donde vem e para onde vai.
Como foi dito, ajuda bastante a nível de resolução de avarias, mas duvido que haja regras para isso pois é uma área muito vasta.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- nelmindo
- Team Apoio
Regras há, as normas fazem isso. Obrigatórias é que não são. As normas são de carácter facultativo ou voluntário. Só se tornam obrigatórias, caso existe legislação que as obrigue ou o cliente assim o exige...BLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
A directiva máquinas "DIRECTIVA 2006/42/CE DO PARLAMENTO EUROPEU", é muito vaga nas normas que obriga a usar.
Mas se o QE tras um Certificado CE com essa directiva não nos podem obigar a identificar os condutores todos de potencia a não ser que o cliente assim o tenha decidido no caderno de encargos

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Ainda hoje estive a olhar para um Quadro eléctrico de habitação, em fase de acabamento e não vi qualquer identificação...
De qualquer forma, uma das minhas actividades profissionais é fazer quadros eléctricos de máquinas para a industria,
e as cablagens são todas identificadas, sejam circuitos de potência ou circuitos de comando, entradas ou saídas de autómatos,
relés bi-manuais ou das barreiras... Qualquer condutor tem identificação. Essa identificação tem que estar assinalada no esquema do mesmo.
Para mais informações convém ler a directiva "Máquinas".
Cps
A.Castro
Ainda hoje estive a olhar para um Quadro eléctrico de habitação, em fase de acabamento e não vi qualquer identificação...
De qualquer forma, uma das minhas actividades profissionais é fazer quadros eléctricos de máquinas para a industria,
e as cablagens são todas identificadas, sejam circuitos de potência ou circuitos de comando, entradas ou saídas de autómatos,
relés bi-manuais ou das barreiras... Qualquer condutor tem identificação. Essa identificação tem que estar assinalada no esquema do mesmo.
Cps
A.Castro
Eu também faço quadros eléctricos de máquinas mas neste momento ando a efectuar um trabalho muito diferente ( supervisionamento electrotecnico), eu também identificava todos os condutores, mas por vezes por opcção do cliente não se identificava a a potencia. Em relação ao comando claro que convêm identificar todos os condutores mas acredite que onde estou já vi quadros de comando sem uma unica identificação, escusado será dizer que o quadro foi prontamente rejeitado. Mas nisto tudo o que eu queria saber é se existe alguma legislação portuguesa que obrigue a identificar todos os condutores de potencia sejam os da electrificação do quadro electrico ou os dos cabos de ligação ( motores , ect).CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A.Castro

- nelmindo
- Team Apoio
Não existe legislação para isso.airborne Escreveu:Eu também faço quadros eléctricos de máquinas mas neste momento ando a efectuar um trabalho muito diferente ( supervisionamento electrotecnico), eu também identificava todos os condutores, mas por vezes por opcção do cliente não se identificava a a potencia. Em relação ao comando claro que convêm identificar todos os condutores mas acredite que onde estou já vi quadros de comando sem uma unica identificação, escusado será dizer que o quadro foi prontamente rejeitado. Mas nisto tudo o que eu queria saber é se existe alguma legislação portuguesa que obrigue a identificar todos os condutores de potencia sejam os da electrificação do quadro electrico ou os dos cabos de ligação ( motores , ect).CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A.Castro
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasairborne Escreveu:Eu também faço quadros eléctricos de máquinas mas neste momento ando a efectuar um trabalho muito diferente ( supervisionamento electrotecnico), eu também identificava todos os condutores, mas por vezes por opcção do cliente não se identificava a a potencia. Em relação ao comando claro que convêm identificar todos os condutores mas acredite que onde estou já vi quadros de comando sem uma unica identificação, escusado será dizer que o quadro foi prontamente rejeitado. Mas nisto tudo o que eu queria saber é se existe alguma legislação portuguesa que obrigue a identificar todos os condutores de potencia sejam os da electrificação do quadro electrico ou os dos cabos de ligação ( motores , ect).CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A.Castro
Quando não existem normas aplicavéis, legislação, entram as regras da boa arte.
Cpts.
Energy
Energy