Caros membros, é o seguite quero montar um spilt (ar condicionado) na sala e pelo que ouvi dizer tenho de fazer um circuito independente com dijuntor. O que pretendo saber, é como faço esse circuito independente, tenho de passar fio pela sala e instalar calha técnica?
Há alguma forma de fazer esse circuito independente sem ter de passar os fios pelo exterior da parede(calha técnica)?
Muito obrigado a todos. Atenciosamente, Nuno
novo circuito
-
- Curioso
- Registado: 25 ago 2007, 18:50
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: novo circuito
Se tiveres uma tomada próxima e se não consumir mais que 16 A
O ideal é o circuito direto, mas.........isso na fases inicial...desde que esse circuito de tomdas não tenha grande carga.
16 A x 230 V =3450 W
O ideal é o circuito direto, mas.........isso na fases inicial...desde que esse circuito de tomdas não tenha grande carga.
16 A x 230 V =3450 W
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasnunochavesmateus Escreveu:Caros membros, é o seguite quero montar um spilt (ar condicionado) na sala e pelo que ouvi dizer tenho de fazer um circuito independente com dijuntor. O que pretendo saber, é como faço esse circuito independente, tenho de passar fio pela sala e instalar calha técnica?
Há alguma forma de fazer esse circuito independente sem ter de passar os fios pelo exterior da parede(calha técnica)?
Se deixar essa alimentação ao cuidado do instalador do split, vai ver que é rapidinho enquanto aparece feita e sem dor de cabeça para o instalador.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
ENERGY Escreveu:Boasnunochavesmateus Escreveu:Caros membros, é o seguite quero montar um spilt (ar condicionado) na sala e pelo que ouvi dizer tenho de fazer um circuito independente com dijuntor. O que pretendo saber, é como faço esse circuito independente, tenho de passar fio pela sala e instalar calha técnica?
Se deixar essa alimentação ao cuidado do instalador do split, vai ver que é rapidinho enquanto aparece feita e sem dor de cabeça para o instalador.
o melhor mesmo é se possivel ter um circuito para o AC...
mas atenção que à muito instalador artista a ir buscar corrente à primeira tomada ou caixa de derivação de iluminação ...
* ATENÇÃO *
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Been thanked: 13 times
caros colegas
hoje em dia um split de gama domestica consome muito pouco
por exemplo uma unidade de 5kW de frio consome cerca de 7A em pleno, se fôr inverter apenas o faz por um curto espaço de tempo, reduzindo para metade ou ainda menos assim que a temperatura ambiente se aproximar do set-point
será que criam tambem um circuito dedicado para um radiador a oleo de 2000W, que hoje está na sala, amanha está no quarto ???
se fôr uma instalação pós construção não tem mal em ligar a uma tomada, é claro se fôr numa construção nova é de bom tom prever esses circuitos
por exemplo uma unidade de 5kW de frio consome cerca de 7A em pleno, se fôr inverter apenas o faz por um curto espaço de tempo, reduzindo para metade ou ainda menos assim que a temperatura ambiente se aproximar do set-point
será que criam tambem um circuito dedicado para um radiador a oleo de 2000W, que hoje está na sala, amanha está no quarto ???
se fôr uma instalação pós construção não tem mal em ligar a uma tomada, é claro se fôr numa construção nova é de bom tom prever esses circuitos
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
jaimereis Escreveu:caros colegas
claro que ninguém está a exigir um circuito só para o AC , pois a instalação já está feita ...
o * atenção * era para o local onde se vai buscar a corrente ...
que consumos tem essa tomada ou caixa de derivação ?
essa é a questão , esse é o alerta , essa é ajuda que queremos dar ...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasquero aprender Escreveu:jaimereis Escreveu:caros colegas
claro que ninguém está a exigir um circuito só para o AC , pois a instalação já está feita ...
o * atenção * era para o local onde se vai buscar a corrente ...
que consumos tem essa tomada ou caixa de derivação ?
essa é a questão , esse é o alerta , essa é ajuda que queremos dar ...
o * atenção * também servirá para ter em conta, que a instalação poderá ter acabado de ser certificada, e posteriormente poderá necessitar de um aumento de potência, logo se a alimentação for feita sem ter em conta as RTIEBT, passa de imediato a ter uma não conformidade, que poderia ter sido evitada.
Cpts.
Energy
Energy