Bom dia tenho uma pequena duvida em relação a contactores:
Sei que o tipo de contactor a utilizar depende da sua função nomeadamente:
Tipo AC1 -manobras leves - aquecedores
Tipo AC2 - comandos de motores com rotor bobinado.
Tipo AC3 - serviço normal de manobras de motorescom rotor de gaiola.
Tipo AC4 - manobras pesadas, acionar motores comcarga plena, reversão a plena carga, e parada por contra corrente (pontes rolantes e tornos)
Existem outros factores de escolha além do poder de disrrupção (A), comanado auxiliar (ex:24V), tipo NF ou NA e do tipo de utilização indicado em cima?
Obrigado pela ajuda
Escolha Do Contactor
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Escolha Do Contactor
-Quantidade de manobras úteis (tanto eléctricas como mecânicas)danieljpires Escreveu:Bom dia tenho uma pequena duvida em relação a contactores:
Sei que o tipo de contactor a utilizar depende da sua função nomeadamente:
Tipo AC1 -manobras leves - aquecedores
Tipo AC2 - comandos de motores com rotor bobinado.
Tipo AC3 - serviço normal de manobras de motorescom rotor de gaiola.
Tipo AC4 - manobras pesadas, acionar motores comcarga plena, reversão a plena carga, e parada por contra corrente (pontes rolantes e tornos)
Existem outros factores de escolha além do poder de disrrupção (A), comanado auxiliar (ex:24V), tipo NF ou NA e do tipo de utilização indicado em cima?
Obrigado pela ajuda
-Regime de funcionamento ou número máximo de manobras por hora
-Tensão de funcionamento do circuito de potência, tipo de tensão do circuito de potência (CC ou CA, mas aqui em vez dos ACx, passa a ser DCx),
-Descaracterização devido à altitude (no nosso país não é muito relevante, mas há instalações a funcionar a 3000 ou mais metros de altitude, no caso das antenas de telecomunicações)
-etc
existem mais factores a ter em conta. Fabricantes como a WEG, SIEMENS e EATON fornecem boa literatura sobre estes assuntos. Faça uma pesquisa aqui na WEB