Potenciómetro ?

Responder
BrunoR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 abr 2011, 13:08

Potenciómetro ?

Mensagem por BrunoR »

Boas,

tentei instalar um potenciómetro com interruptor numa ligação de 12 V DC para regular uma pequena bomba de água.

O problema é que não consigo regular a bomba, a única coisa que consigo fazer com o potenciómetro é ligar e desligar, tirando isso a bomba trabalha ao máximo.
O potenciómetro tem 5 "pernos" de ligação, 2 mais largos e 3 mais finos (fiz a ligação aos mais largos com o +). Na loja perguntei se tinham o esquema mas não me souberam explicar como deveria fazer a ligação.

Alguém consegue identificar o problema?

Grato.
Bruno
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Potenciómetro ?

Mensagem por BLima »

Viva,

convém ver com um multimetro a que corresponde cada perno. Deverá ver a resistência a variar enquanto roda o potenciometro.

Pode acontecer que isso seja um botão com várias posições e não um potenciometro.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

com um simples potenciometro não me parece com5 pernos pareceme 2 contacto on off e os outros 3 referen-se ao potenciometro, de qualquer forma para controlar a velocidade do motor será necessario um circuito de comando/potencia para a potencia do motor. Ja existem feitos ou pode fazer você mesmo.

Mas é algo mais complexo que só um potenciometro de certeza.
Cump
JCarreira.
BrunoR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 abr 2011, 13:08

Mensagem por BrunoR »

Exactamente JCarreira, 2 pernos eram o on off e os 3 mais pequenos o potenciómetro própriamente dito.

Essa parte já ultrapassei com o múltimetro.

A instalação é para fazer num carro e tenho que lidar com os 45 amperes da bateria, escusado dizer que o pequeno potenciómetro já era.

Como posso controlar a velocidade do motor com estas condições?

Grato,

Bruno
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

BrunoR Escreveu:Exactamente JCarreira, 2 pernos eram o on off e os 3 mais pequenos o potenciómetro própriamente dito.

Essa parte já ultrapassei com o múltimetro.

A instalação é para fazer num carro e tenho que lidar com os 45 amperes da bateria, escusado dizer que o pequeno potenciómetro já era.

Como posso controlar a velocidade do motor com estas condições?

Grato,

Bruno
Boas
Já pensou em colocar a sua questão, numa casa de peças de automoveis, concerteza eles terão a resposta e a peça (s) que necessita.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”