Antes demais quero sudar os participantes deste forum.
Como iniciado no assunto de refrigeração tenho algumas duvidas pertinentes que gostaria de colocar.
A 1º quando faço vacuo a um sitema o óleo do compressor também é recolhido?
2º o que acontece ao gas recolhido pela bomba de vacuo, fica retida nesta ou tenho que ligar a bomba a alguma botija para recolher o gás?
3ºcomo sei qual é o nível de óleo no sistema e como o coloco se for necessário?
4ºo gás recolhido pode ser reutilizado no sistema?
5ºporque tenho de trocar o óleo da bomba de vacuo se ela não fizer um bom vácuo?
6º muito obrigado a todos pelo tempo dispendido.espero que cconsiga esclarecer dúvidas no futuro para enriquecer este excelente forúm.
atenciosamente Nuno
duvida de iniciante
-
- Curioso
- Registado: 25 ago 2007, 18:50
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: duvida de iniciante
Boas.
Colega Nuno, a azul os meus comentários.
A. Castro
Cpsnunochavesmateus Escreveu:Antes demais quero sudar os participantes deste forum.
Como iniciado no assunto de refrigeração tenho algumas duvidas pertinentes que gostaria de colocar.
Se for uma montagem nova, nem faz vácuo à unidade exterior;
Se for numa instalação em uso também não retira o oleo.
2º o que acontece ao gas recolhido pela bomba de vacuo, fica retida nesta ou tenho que ligar a bomba a alguma botija para recolher o gás?
A bomba de vácuo não é para retirar gás da instalação, ela serve para retirar
ar e humidade de uma instalação de refrigeração. Para retirar gás deve-se usar uma máquina de recolha para o efeito, e, sim, deve recolher para a garrafa
Só se o compressor fôr do tipo semi-hermético é que dá para ver o nível
do oleo através do visor de nível. Se fôr compressor hermético, não tem como saber a quantidade que existe ou que eventualmente tenha perdido.
Pode, desde que essa recolha não seja motivada por substituição do compressor ou humidade no sistema
5ºporque tenho de trocar o óleo da bomba de vacuo se ela não fizer um bom vácuo?
Deve-se substituir o oleo periódicamente, tal como se faz com o oleo do motor do carro. Se a bomba de vácuo não fizer bom vácuo --se esta não tiver qualquer anomalia-- só pode ser porque a instalação tem fuga, ou tem humidade, ou também pode ser uma instalação demasiado grande para uma bomba de vácuo de baixa potência
6º muito obrigado a todos pelo tempo dispendido.espero que cconsiga esclarecer dúvidas no futuro para enriquecer este excelente forúm.
atenciosamente Nuno
A. Castro
-
- Curioso
- Registado: 25 ago 2007, 18:50
Re: duvida de iniciante
[quote="CF,Lda"Muitíssimo obrigado pelo seu exclarecimento, simples e directo]Boas.
A. Castro[/quote]
Cpsnunochavesmateus Escreveu:Antes demais quero sudar os participantes deste forum.
Se for uma montagem nova, nem faz vácuo à unidade exterior;
Se for numa instalação em uso também não retira o oleo.
A bomba de vácuo não é para retirar gás da instalação, ela serve para retirar
ar e humidade de uma instalação de refrigeração. Para retirar gás deve-se usar uma máquina de recolha para o efeito, e, sim, deve recolher para a garrafa
Só se o compressor fôr do tipo semi-hermético é que dá para ver o nível
do oleo através do visor de nível. Se fôr compressor hermético, não tem como saber a quantidade que existe ou que eventualmente tenha perdido.
Pode, desde que essa recolha não seja motivada por substituição do compressor ou humidade no sistema
Deve-se substituir o oleo periódicamente, tal como se faz com o oleo do motor do carro. Se a bomba de vácuo não fizer bom vácuo --se esta não tiver qualquer anomalia-- só pode ser porque a instalação tem fuga, ou tem humidade, ou também pode ser uma instalação demasiado grande para uma bomba de vácuo de baixa potência
atenciosamente Nuno
A. Castro[/quote]