tomadas 220v
tomadas 220v
gostava de uma opniao vossa vou remodular um andar em lisboa e nao sei se ponha caixas de drivaçao nos circuitos de tomadas ou se faça o repique sem colocar as caixas
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: tomadas 220v
Boas
Da minha experiencia é melhor, mas bastante mais trabalhoso, colocar acixas fundas e efectuar a ligação no fundo da caixa, mas é só uma opinão.
Da minha experiencia é melhor, mas bastante mais trabalhoso, colocar acixas fundas e efectuar a ligação no fundo da caixa, mas é só uma opinão.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, repicas e colocas um maximo de 8 tomadas de serviço por circuito!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
o meu patrao diz que se repicar fica um trabalho aldrabado eu tb acho que se repicar fica bem keria so saber se estava enganado,ja agora se fosse eu ponha tubo isogris de 20 ele quer por tubo isogris de 16 enfim
- Varejo
- Team Apoio
Boas, repicar de umas para as outras não é aldrabar é legal desde que na derivação na tomada exista só 2 cabos entrada e saida, e não em uma I1 ligarem 3 cabos como as vezes se vê.NENUCO Escreveu:o meu patrao diz que se repicar fica um trabalho aldrabado eu tb acho que se repicar fica bem keria so saber se estava enganado,ja agora se fosse eu ponha tubo isogris de 20 ele quer por tubo isogris de 16 enfim
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Na realidade replicar não é aldrabar mas para mim é poupar em situações que não se deve fazer.
As probalbilidades de avaria são muito maiores em casos de replicagem (a probalilidade de os condutores ficarm mal apertados e muito grande) do que no caso de derivações no fundo.
Mas é só uma opinião.
Na realidade replicar não é aldrabar mas para mim é poupar em situações que não se deve fazer.
As probalbilidades de avaria são muito maiores em casos de replicagem (a probalilidade de os condutores ficarm mal apertados e muito grande) do que no caso de derivações no fundo.
Mas é só uma opinião.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
ja nao se usam caixas de derivaçao para repicar tomads,(pelo menos na minha zona) sempre repiquei as tomadas, salvo algumas excepçoes(istalaçoes a vista por exemplo)
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
É isso mesmo, caixa funda e derivação com torix ou ligador wago... derivar na tomada só dá problemas.rebelocruz Escreveu:Boas
Mas é só uma opinião.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
é para remodelar... em principio n deve haver certiel. Gosto mais de torix que ligadores.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, já não uso Torix á 15 anos!!! normalmente uso ligadores!!Miguel Rocha Escreveu:é para remodelar... em principio n deve haver certiel. Gosto mais de torix que ligadores.
Boas
Muito bem visto, ou seja, só e permitido repicagem nas tomadas se estas forem previstas para esse fim, como é o caso das tomadas Legrand para colocar nas calhas DLP.
Muito bem visto, ou seja, só e permitido repicagem nas tomadas se estas forem previstas para esse fim, como é o caso das tomadas Legrand para colocar nas calhas DLP.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Tambem estou de acordo com a repicagem em vez das caixas de derivação.
Em relação o que disse o colega Varejo gostaria de chamar a atenção para o seguinte:
Boletim CERTIEL Março 2007 " Em locais de habitação cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais que oito pontos de utilização. Para efeito de contagem do numero de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16A agrupadas por circuito num mesmo aparelho são consideradas como um unico ponto de utilização (RTIEBT 801.5.3)"
Assim no mesmo circuito se tivermos 8 "blocos" triplos, por exemplo, temos 24 tomadas.
Tambem estou de acordo com a repicagem em vez das caixas de derivação.
Em relação o que disse o colega Varejo gostaria de chamar a atenção para o seguinte:
Boletim CERTIEL Março 2007 " Em locais de habitação cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais que oito pontos de utilização. Para efeito de contagem do numero de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16A agrupadas por circuito num mesmo aparelho são consideradas como um unico ponto de utilização (RTIEBT 801.5.3)"
Assim no mesmo circuito se tivermos 8 "blocos" triplos, por exemplo, temos 24 tomadas.
Última edição por ecastro em 28 fev 2008, 18:48, editado 1 vez no total.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: tomadas 230 Volts e não 220 V
Olá
As RTIEBT só recomenda 8 pontos, não obriga por isso 24 está bem, até com o diz saõ espelhos duplos se pusermos focos de 12 V de iluminação não iamos contar os projectrores e dividir por 8
Isso é tudo treta para gastar mais material, mas cabe aos projectista dar a volta ao assunto , um abraço
As RTIEBT só recomenda 8 pontos, não obriga por isso 24 está bem, até com o diz saõ espelhos duplos se pusermos focos de 12 V de iluminação não iamos contar os projectrores e dividir por 8
Isso é tudo treta para gastar mais material, mas cabe aos projectista dar a volta ao assunto , um abraço