Motor rabor monofasico

octavio
Curioso
Curioso
Registado: 12 jul 2012, 12:44

Motor rabor monofasico

Mensagem por octavio »

Bons dias ao fórum
Obrigado pelos conselhos e informação fornecida para por a funcionar o motor da máquina de lavar, consegui pô-lo a funcionar mas não dá para tornear madeira, não tem potência suficiente.
Entretanto o meu sogro tinha lá um motor de uma bomba de tirar agua parado há uns 20 anos que resolvi arranjar. Desmontei, coloquei rolamentos novos (estavam todos calcinados), limpei o motor por dentro etc, mas o interruptor centrifugo estava tão ferrugento nos contactos que ao desmontar para limpar parti uma serie de peças e ligações. O motor funciona (testei-o com um condensador de 50 uf ligado em paralelo e com os fios do enrolamento de arranque chantados) mas aqueceu muito.
Tentei arranjar o dito interruptor (os contactos) e não consegui. Na loja de bobinagem de motores dissseram-me que só ligando com um temporizador ou com um interruptor para desligar o ennrolamento de arranque.
O motor é um RABOR ITT com 2900 rpm e 0,75 cv
As minhas dúvidas são:
1º há peças destas à venda?
2º como faço a ligação deste motor (o condensador fiça na entrada do circuito e permanentemente ligado ou só no circuito de arranque ficando depois desligado quando desligar o interruptor ou temporizador?
3º um condensador de 50uf dá para isto ou tenho de colocar um condensador com as características que diz na placa 70uf (é que o que lá estava quando testei o motor começou a deitar agua e pifou, era muito mais pequeno do que o que eu tenho, tinha comprado para ligar a maq de lavar).
Deixo fotos da coisa
DSC04890.JPG
DSC04891.JPG
DSC04892.JPG
DSC04893.JPG
Obrigado pelo vosso cuidado.
atenciosamente
Octavio
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Motor rabor monofasico

Mensagem por Mário »

Boas
octavio Escreveu:Bons dias ao fórum
Obrigado pelos conselhos e informação fornecida para por a funcionar o motor da máquina de lavar, consegui pô-lo a funcionar mas não dá para tornear madeira, não tem potência suficiente.

Ok. Foi o que o pessoal disse. Mas fizeste o teu teste.

Entretanto o meu sogro tinha lá um motor de uma bomba de tirar agua parado há uns 20 anos que resolvi arranjar. Desmontei, coloquei rolamentos novos (estavam todos calcinados), limpei o motor por dentro etc, mas o interruptor centrifugo estava tão ferrugento nos contactos que ao desmontar para limpar parti uma serie de peças e ligações. O motor funciona (testei-o com um condensador de 50 uf ligado em paralelo e com os fios do enrolamento de arranque chantados) mas aqueceu muito.
Tentei arranjar o dito interruptor (os contactos) e não consegui. Na loja de bobinagem de motores dissseram-me que só ligando com um temporizador ou com um interruptor para desligar o ennrolamento de arranque.

Dado a antiguidade do motor já não deve haver peças. Mas podes fazer com um relé de arranque (dos compressores frigoríficos, mas com um de arranque).

O condensador é de 70uf e não 50uf a 230V

O motor é um RABOR ITT com 2900 rpm e 0,75 cv
As minhas dúvidas são:
1º há peças destas à venda?
2º como faço a ligação deste motor (o condensador fiça na entrada do circuito e permanentemente ligado ou só no circuito de arranque ficando depois desligado quando desligar o interruptor ou temporizador?

O condensador é só de arranque, não pode ficar liagado depois do arranque.

3º um condensador de 50uf dá para isto ou tenho de colocar um condensador com as características que diz na placa 70uf (é que o que lá estava quando testei o motor começou a deitar agua e pifou, era muito mais pequeno do que o que eu tenho, tinha comprado para ligar a maq de lavar).

É de 70 uf de arranque a 230V

Obrigado pelo vosso cuidado.
atenciosamente
Octavio
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
octavio
Curioso
Curioso

Mensagem por octavio »

Boas noites Mário
Obrigado pela informação, mas fiquei com dúvidas:

Dado a antiguidade do motor já não deve haver peças. Mas podes fazer com um relé de arranque (dos compressores frigoríficos, mas com um de arranque).

Pode precisar melhor o que é isso de um relé de arranque dos frigorificos? De um frigorifico velho posso arranjar uma coisa dessas?

Pode também enviar um esquema da montagem do condensador?

É que pelo que disse parece-me que este esquema em anexo é com condesador para o arranque e que depois fica ligado sempre (ou estou errado)?
mono-nocondens.jpg
mono-nocondens.jpg (17.45 KiB) Visto 2839 vezes
obrigado
octavio
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Usa a pesquisa do forum, vai ver,

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... erimetrico

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... erimetrico

Não esqueças que o motor é de 190V

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
octavio
Curioso
Curioso

Mensagem por octavio »

Caro Mário
Pelas suas indicações, (que desde já agradeço) e pelas adquiridas pela pesquisa efectuada, penso que já sei como ligar o motor monofásico, mas ainda com algumas dúvidas, mas então vejamos:
Para ligar o motor necessito de um condensador de arranque de 70uf.
Necessito de um relé (amperimétrico) pelo que entendi das pesquisas.
Para ligar o motor vou ter de usar este esquema (abaixo postado).
csir.png
csir.png (87.35 KiB) Visto 2826 vezes
Agora vou colocar as minhas dúvidas
1º o rele 103N0011 da danfoss (ver figura) dá para o efeito? É que tenho um de um frigo velho.
rele danfoss.jpg
Sei que o funcionamento deste relé é pelo aumento da resistência (calor) que vai desligar o enrolamento de arranque. Será que o efeito é o mesmo? Pode ser ligado com um condensador de arranque?
Em caso negativo, terá de ser com um relé amperimétrico, (penso eu) e nesse caso
2º Que modelo de relé amperimétrico (uma vez que há vários modelos).
3º quando disse que não te esqueças de que o motor é de 190v, o que quis dizer exactamente com isso (perdoe se calhar a inocência da pergunta), será que na compra do condensador devo ter isso em conta, esse valor exacto, ou pode ser superior?
Atenciosamente
octavio
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
octavio Escreveu:
Para ligar o motor necessito de um condensador de arranque de 70uf.

Sim a 230V e não de 400V

Necessito de um relé (amperimétrico) pelo que entendi das pesquisas. Sim

Para ligar o motor vou ter de usar este esquema (abaixo postado). Serve

1º o rele 103N0011 da danfoss (ver figura) dá para o efeito? É que tenho um de um frigo velho.

Pode dar como pode mão dar, tem haver com a potencia do relé e do motor, mas podes experimentar. Quando fizeres o teste faz sempre com a possibilidade de desligares o condensador manualmente.

Sei que o funcionamento deste relé é pelo aumento da resistência (calor) que vai desligar o enrolamento de arranque. Será que o efeito é o mesmo? Não, ele funciona como prorio nome diz amperimetrico (trabalha por intensidade)

Pode ser ligado com um condensador de arranque? Ele é de arranque. Não é de plena carga

Em caso negativo, terá de ser com um relé amperimétrico, (penso eu) e nesse caso
2º Que modelo de relé amperimétrico (uma vez que há vários modelos). Para a potencia do motor. Se fores ao pessoal do frio, pode ser que tenham lá velhos de substituição.

3º quando disse que não te esqueças de que o motor é de 190v, o que quis dizer exactamente com isso

As bombas de agua normalmente são instaladas em terronos para regar. O pessoal sabe que normalmente as linhas que levam a electricidade no meio rural, têm uma grande queda de tensão, e por vezes as bombas não funcionavam e queimavam, por a tensão ser muito baixa, foi aí que a Rabor passou a ter motores a 190V (não esquecer que no passado era 220V e com - 10% dava 198V o que em muitos casos não chegava ao que se tinha disponivel).

octavio
A Azul

Cump.
Mário
octavio
Curioso
Curioso

Mensagem por octavio »

Olá Mario e mais uma vez obrigado pelas informações
Da exposição fiquei com dúvidas...(para quem sabe pouco, tem sempre dúvidas).
O motor tem 0,75 hp e 190 v. Já percebi que antigamente os motores tinham 190v por causa da queda de tensão nos meios rurais ser maior, mas agora quando eu o ligar a 220v será que ele não vai pifar????
Tenho de fazer o teste com a possibilidade de desligar o condensador manualmente, porque???
Já agora, este relé da danfoss é um relé amperimetrico?
Qual a diferença deste para os outros que tem uma bobine em cobre e que tem de ficar instalados invertidos?
Atenciosamente
octavio
octavio
Curioso
Curioso

Mensagem por octavio »

Bons dias
Já testei o motor com um interruptor de pressão e ele funciona na perfeição, agora gostaria de tentar liga-lo com o relé, assim gostaria da vossa colaboração para me informarem o que é que ligo no terminal L com a seta, o que ligo no terminal N com a seta, o que ligo no terminal C, e o que ligo no terminal N sem seta (que está escondido por detras dos nºs no canto sup dirº da foto), do relé danfoss.
Obrigado
octavio
octavio
Curioso
Curioso

Mensagem por octavio »

Obrigado Mário pelas informações
Já consegui ligar o motor com o relé, após várias tentativas.
Este tipo de ligação, apesar de "desenrascar" tem um senão, é que quando desligo o motor e quero liga-lo logo de seguida tenho de esperar que o relé arrefeça, não é muito tempo, mas ainda é à volta de 1 minuto.
Por enquanto não sei se com o trabalhar continuo do motor (só testei a trabalhar sem carga e p'raí uns 10 minutos) e o relé não pifou.
Senão sempre tenho a alternativa de por o motor a funcionar com um botão de pressão.
Mais uma vez obrigado
Octavio
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
octavio Escreveu:Obrigado Mário pelas informações
Já consegui ligar o motor com o relé, após várias tentativas.

Já funciona.

Este tipo de ligação, apesar de "desenrascar" tem um senão, é que quando desligo o motor e quero liga-lo logo de seguida tenho de esperar que o relé arrefeça, não é muito tempo, mas ainda é à volta de 1 minuto.

O relé deve de ser "pequeno" com um maior (mais potencia)

Por enquanto não sei se com o trabalhar continuo do motor (só testei a trabalhar sem carga e p'raí uns 10 minutos) e o relé não pifou.
Senão sempre tenho a alternativa de por o motor a funcionar com um botão de pressão.

Sim podes usar um botão de arranque.

Mais uma vez obrigado
Octavio
A Azul

Cump.
Mário
va7372
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jun 2010, 12:14

Mensagem por va7372 »

Bom dia,
Estou com o mesmo problema e vim a este lugar que pensei que podia ser partilhado, mas infelizmente depois de me ter registado e ter solicitado à administração a visualização das imagens, não surtiu efeito.

Se alguém poder ver estas imagens das ligações e do relé, podem por favor enviar-me para o meu mail : va7372@gmail.com

Obrigado.

Nota: Este fórum deveria ser mais aberto a todos que cá viessem procurar aquilo que não sabe, imaginem outros foruns de outras especialidades vos barrarem a possibilidade de aprenderem? Negativo.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

este forum, é um forum tecnico, criado para partilhar, digo partilhar assuntos tecnicos, não quer dizer que outros temas não possam se abordados mas no sitio correcto no indice principal

infelizmente muita gente vem cá na tentativa de fazer disto um supermercado, e depois nada, nem um obrigado...daí ter sido criado a imposição de cinco post validos......

......uma duvida coerente, que origine uma discussão e esclareça componente tecnica é um post valido, pois partilhou-se conhecimentos....é este o objectivo....e esperamos que quem tenha suscitado a duvida tenha ficado esclarecido....
Jaime Reis
va7372
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jun 2010, 12:14

Mensagem por va7372 »

jaimereis Escreveu:boas

este forum, é um forum tecnico, criado para partilhar, digo partilhar assuntos tecnicos, não quer dizer que outros temas não possam se abordados mas no sitio correcto no indice principal

infelizmente muita gente vem cá na tentativa de fazer disto um supermercado, e depois nada, nem um obrigado...daí ter sido criado a imposição de cinco post validos......

......uma duvida coerente, que origine uma discussão e esclareça componente tecnica é um post valido, pois partilhou-se conhecimentos....é este o objectivo....e esperamos que quem tenha suscitado a duvida tenha ficado esclarecido....
Bom dia,

Como posso colocar 5 posts se a minha area não é electricidade, sou apenas um curioso na bricolage e este post do motor rabor, interessou-me porque tenho um e estou com o mesmo problema.

Participo em fóruns e ajudo sempre na minha area, mas colocar posts aqui sem saber o que postar, só pata garantir o direito de ver imagens, parece-me ilegitimo e seria encher o fórum com nada.

Pelo facto, acho que deveriam deixar ver os esquemas e imagens a quem fizesse o registo, se o registo não tiver actividade, então a administração ao fim de 2/3 meses eliminava, esta é a minha opinião e sugestão.

Obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

va7372 Escreveu:
jaimereis Escreveu:boas

Bom dia,

Como posso colocar 5 posts se a minha area não é electricidade, sou apenas um curioso na bricolage e este post do motor rabor, interessou-me porque tenho um e estou com o mesmo problema.

Participo em fóruns e ajudo sempre na minha area, mas colocar posts aqui sem saber o que postar, só pata garantir o direito de ver imagens, parece-me ilegitimo e seria encher o fórum com nada.

Pelo facto, acho que deveriam deixar ver os esquemas e imagens a quem fizesse o registo, se o registo não tiver actividade, então a administração ao fim de 2/3 meses eliminava, esta é a minha opinião e sugestão.
Obrigado.
No seu caso, já acumulava uns quantos, já que está registado desde 2010 e só tinha 3 posts...
octavio
Curioso
Curioso

Mensagem por octavio »

Boas tardes ao forum,

va7372
Neste momento tenho o motor a arrancar com um botão de pressão sem qualquer problema, (tanto mais que necessito de parar e arrancar o motor várias vezes e com o relé da foto não dava).
Apesar de ser um curioso no assunto diga concretamente o que precisa de saber para ver se eu o posso ajudar.
Octavio
Responder

Voltar para “Dúvidas”