duvida disjuntor

protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jan 2012, 16:31

duvida disjuntor

Mensagem por protasio »

Boas,

estou a tentar economizar nas potências, mas gostava de esclarecer aqui uma duvida. A minha ligação é trifásico e tenho este disjuntor com GERAL e tem a marca de 63A. Como é que isto funciona? São 63A por fase o que totilazaria 189 (não me parece ou as contas não serão assim) lol? São a dividir pelas 3 ou seja 21A por fase?

Imagem
Peço desculpa pela ignorância.

Cumprimentos
Protásio
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Re: duvida disjuntor

Mensagem por Noctvrno »

São 63A por fase.
protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por protasio »

então este disjuntor permitiria passar por ele 43,47KVA? (63*230*3)

Parece-me algo exagerado... mas não estou a duvidar que dê =P
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

protasio Escreveu:então este disjuntor permitiria passar por ele 43,47KVA? (63*230*3)

Parece-me algo exagerado... mas não estou a duvidar que dê =P
Boas

Para a potência que fala, é logico que o corte geral de um quadro não seria de 63Amp, mas sim de uns 100Amp.
Cpts.
Energy
protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por protasio »

eu não quero ter essa potência só queria perceber melhor como é que este disjuntor funciona.

Vamos ver. Pela tabela de potência da EDP 15A por fase em trifásico = 10,35KVA. Isto vem de 15*230*3

Já 30A por fase são 20,7KVA pela mesma lógica?

Se este disjuntor é efectivamente 63A por fase teóricamente conseguiria suportar os tais 63*230*3 = 43,47 KVA, vá este disjuntor em potencias comercializadas poderia ir para o ultimo escalão BTN e ainda ficar com alguma margem 60A por fase 41,4KVA

Qual a potencia máxima admitida por este disjuntor?

Ou as contas podem ser feitas de outra maneira. tipo são 63A a 400V o que equivale a 25,2KVA?

é que 3*63*230 é muito diferente 63*400?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não sei onde foi buscar essas contas.

se se quer referir a trifásico ( 1,73x400x63 )

ohmico
protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por protasio »

ohmico Escreveu:Boas,

ohmico

Sim esse 1,73 é a raiz(3) que no fundo vai dar o que eu já disse acima 63*230*3 = 63*400*raiz(3) porque raiz(3)*230 = 400

Então pergunto este disjuntor faz 43,47KVA? Alguém confirma isto?

A minha sensibilidade diz que não pode ser, mas queria perceber porque? Alguma coisa estou a pensar mal...
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

protasio Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

ohmico

Sim esse 1,73 é a raiz(3) que no fundo vai dar o que eu já disse acima 63*230*3 = 63*400*raiz(3) porque raiz(3)*230 = 400

Então pergunto este disjuntor faz 43,47KVA? Alguém confirma isto?

A minha sensibilidade diz que não pode ser, mas queria perceber porque? Alguma coisa estou a pensar mal...

Já agora explique-me o que é que a corrente admissivel neste interruptor diferencial tem a ver com a economia de potencia que quer fazer.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Parece-me que os valores estão correctos.
Mas qual é a questão mesmo?
protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por protasio »

Já agora explique-me o que é que a corrente admissivel neste interruptor diferencial tem a ver com a economia de potencia que quer fazer.
Este disjuntor está num local em que está contratado 20,7KVA trifásicos, ou seja 30A por fase (90A total)

Se pela minha ordem de ideias aqueles 63 fossem totais ao invés de fase poderia sem qualquer problema baixar para 25A por fase (75A total ou 17,25KVA) que ainda estaria acima do limite do diferencial 63A

Sendo por fase não é tão obvio, o meu espanto é o disjuntor permitir 43,47KVA (ou seja 189A no total).
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Pode até fazer um contrato de 1x45 A ou 1x60 A (monofásico). O facto de ser 4x63 A foi a melhor solução pois permite todos os contartos mas é preciso que o cabo aguente a montante e se é habitação o máximo deverá ser os tais 3x30A.

Cabo XV-16mm^2

A instalação é assim tão complexa que precise de 3x30A???

Porque não contrata 1x30 A ou 1x45 A a não ser que tenha circuitos trifásicos
protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por protasio »

Algo complexo, mas trata-se de uma loja. Ainda tem um AC trifasico de 16A, anuncios luminosos, monta cargas e mais algumas coisas normais.

Duzia12 Escreveu:Pode até fazer um contrato de 1x45 A ou 1x60 A (monofásico). O facto de ser 4x63 A foi a melhor solução pois permite todos os contartos mas é preciso que o cabo aguente a montante e se é habitação o máximo deverá ser os tais 3x30A.
Isto explica muita coisa. =P

É que isto é do pai da minha namorada e praticamente todas as instalações que vi dele tem isto. É uma pessoa prevenida. =P
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O técnico foi inteligente sobredimensionou a prever o futuro e de 4x40A-300 mA a 4x63-500 mA, pouco nais é,

O geral é da sensibilidade de 500 mA.

Se há interruptores diferencias de 300 mA e 30 mA nos restantes circuitos seria o ideal.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

protasio Escreveu:
Este disjuntor está num local em que está contratado 20,7KVA trifásicos, ou seja 30A por fase (90A total)

Se pela minha ordem de ideias aqueles 63 fossem totais ao invés de fase poderia sem qualquer problema baixar para 25A por fase (75A total ou 17,25KVA) que ainda estaria acima do limite do diferencial 63A

Sendo por fase não é tão obvio, o meu espanto é o disjuntor permitir 43,47KVA (ou seja 189A no total).
sobres as condições de funcionamento não há mais a adiantar, mas continua a insistir no disjuntor, aquilo é um interruptor diferencial, e o que interessa é o que está antes e de depois em termos de protecção dos cabos
Jaime Reis
protasio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por protasio »

sobres as condições de funcionamento não há mais a adiantar, mas continua a insistir no disjuntor, aquilo é um interruptor diferencial, e o que interessa é o que está antes e de depois em termos de protecção dos cabos
Também não vale a pena estar-mos com preciosismos. Eu não sou eletricista, mas mesmo assim, por muito lado aparece o nome "disjuntor diferencial" http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial

De qualquer modo já percebi o seu funcionamento, sendo o circuito elétrico de uma casa um sistema fechado aquilo vê se toda a corrente que entra está também a sair, se houver, neste casa mais de 500mA de diferença ele dispara porque algures alguém ou algo está a passa-la à terra.

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”