Duvida em relação sobre o regulamento de para raios
Duvida em relação sobre o regulamento de para raios
Boas pessoal,neste momento estou a esatgiar numa empresa de instalações electricas,acontece que estou a fazer um projecto de uma nave com varios armazens.A minha pergunta é:qual é o regulamento sobre para-raios,é que não sei é obrigatorio.obrigado
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Ramo de Energia.
Ramo de Energia.
Re: Duvida em relação sobre o regulamento de para raios
Não sei se existe regulamento específico para pára-raios. Penso que não.moxeh Escreveu:Boas pessoal,neste momento estou a esatgiar numa empresa de instalações electricas,acontece que estou a fazer um projecto de uma nave com varios armazens.A minha pergunta é:qual é o regulamento sobre para-raios,é que não sei é obrigatorio.obrigado
De qualquer modo, a Direcção Geral de Geologia e Energia editou o "Guia Técnico de Pára-Raios", o qual pode ser obtido nas instalações em Lisboa na Av. 5 de Outubro, mas, também, pela internet.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Não existe regulamento tanto quanto sei sobre pára-raios mas existe a norma NP4426 que é uma norma para instalações de pára-raios com dispositivo ionizante não radioactivo, e também existe o guia técnico de pára-raios da DGE que pode ser encomendado no site deles, também nas regras técnicas tem algumas referências aos pára-raios (poucas)!wvieira1 Escreveu:Não sei se existe regulamento específico para pára-raios. Penso que não.moxeh Escreveu:Boas pessoal,neste momento estou a esatgiar numa empresa de instalações electricas,acontece que estou a fazer um projecto de uma nave com varios armazens.A minha pergunta é:qual é o regulamento sobre para-raios,é que não sei é obrigatorio.obrigado
De qualquer modo, a Direcção Geral de Geologia e Energia editou o "Guia Técnico de Pára-Raios", o qual pode ser obtido nas instalações em Lisboa na Av. 5 de Outubro, mas, também, pela internet.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Em anexo segue a norma brasileira sobre descargas atmosféricas, pode ser que ajude!!!
Também tenho a NP4426 de pára-raios mas essa tenho de enviar por email se quiseres que envie é só dizer!
Também tenho a NP4426 de pára-raios mas essa tenho de enviar por email se quiseres que envie é só dizer!
- Anexos
-
- NBR 5419 (Descargas Atmosféricas).pdf
- Norma Brasileira - Descargas atmosféricas
- (463 KiB) Transferido 205 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Em anexo segue também o Guia Técnico de Pára-Raios que também eu já andava à muito à procura!!
- Anexos
-
- Guia_Tecnico_Instalacao_Para_Raios.pdf
- Guia Técnico de Pára-Raios
- (1.92 MiB) Transferido 221 vezes
Boas,
Também ando à procura dessa norma enão consigo encontrar e não consigo scar daki, será que dava para me enviar para o e-amail? o endereço é o seguinte: dias.rje@gmail.com.
Obrigado
Também ando à procura dessa norma enão consigo encontrar e não consigo scar daki, será que dava para me enviar para o e-amail? o endereço é o seguinte: dias.rje@gmail.com.
Obrigado
Ricardo Dias
Boas,
Tenho Normas que podem ajudar tais como:
- NP004426_2003
- NP 4426 (2003) Emenda 1
- iec62305-3{ed2.0}en Physical damage to structures and life hazard
- iec62305-4{ed2.0}en Electrical and electronic systems within structures
Como é compreesivel só por email.
Cumps.
Tenho Normas que podem ajudar tais como: