Carregar bateria

Responder
EnZiGuRi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jul 2012, 15:44

Carregar bateria

Mensagem por EnZiGuRi »

Boa tarde.
Não sou muito bom a electricidade, sei o basico, mas por vezes não chega... Tenho uma bateria 6V4Ah (sealed lead-acid) e gostaria de a carregar de alguma forma.. a bateria pertencia a um foco mas um componente queimou e tenho medo de ligar o carregador directamente á bateria... o carregador é de 12V e 500mA.. alguem me consegue indicar como carregar esta bateria com este carregador? o componente era uma especie de paralelipipedo branco e so se percebe 5W..

Obrigado desde ja
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Carregar bateria

Mensagem por nelmindo »

EnZiGuRi Escreveu:Boa tarde.
Não sou muito bom a electricidade, sei o basico, mas por vezes não chega... Tenho uma bateria 6V4Ah (sealed lead-acid) e gostaria de a carregar de alguma forma.. a bateria pertencia a um foco mas um componente queimou e tenho medo de ligar o carregador directamente á bateria... o carregador é de 12V e 500mA.. alguem me consegue indicar como carregar esta bateria com este carregador? o componente era uma especie de paralelipipedo branco e so se percebe 5W..

Obrigado desde ja
Em segurança, só mesmo com um carregador 6V.
O componente que "ardeu" é uma resistência, só pelo "cheiro"...
EnZiGuRi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por EnZiGuRi »

sim, pelo que li é uma resistencia... mas com um carregador de 6v qualquer? posso ligar directamente? quantos amperes no maximo?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

EnZiGuRi Escreveu:sim, pelo que li é uma resistencia... mas com um carregador de 6v qualquer? posso ligar directamente? quantos amperes no maximo?
Quando disse carregador, estava a referir-me a um especializado para baterias de chumbo 6V, não um daqueles dos chineses, com multiplas tomadas em cruz ou com "rabinhos" de toda a maneira e feitio.
A razão prende-se, de que como tem alguma dificuldade em dominar a electricidade, facilmente pode criar uma situação nada agradável para si.
Um carregador expecializado pode dar-lhe até algumas informações, como por exemplo saber se a bateria recebe carga ou até se a está a rejeitar. E melhor de tudo, quando a estiver a carregar, ele sabe quando a desligar, porque facilmente o pessoal se esquece de desligar os carregadores e os acidentes aparecem.

Carregar baterias é uma arte, logo precisa de ser aprendida... Evite soluções de "desenrasque"!!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

No LIDL, costumam aparecer umas promoções boas, na ordem dos 20€ um carregador. Se tem pressa, uma casa especializada em electrónica, como a a Aquário, Supertécnica, Diodo ou Tuel, aqui no Porto, Dimofel em Lisboa e umas quantas espelhadas no resto do País podem lhe ajudar a escolher um carregador.
EnZiGuRi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por EnZiGuRi »

humm... okok mas não haverá forma de "calcular" para saber que carregador posso usar mesmo que o tenha que desligar a uma hora certa? o que nao falta aqui em minha casa é carregadores usados na gaveta :)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

EnZiGuRi Escreveu:humm... okok mas não haverá forma de "calcular" para saber que carregador posso usar mesmo que o tenha que desligar a uma hora certa? o que nao falta aqui em minha casa é carregadores usados na gaveta :)
http://www.eleccircuit.com/6v-or-12v-le ... ing-lm317/
O cálculo só pode ser feito, sabendo a corrente de carga, com um amperimetro. Se souber a corrente de carga e se simplificarmos a coisa, tomando como constante durante o processo de carga, só assim, pelo método intervalo de tempo, é pode desligar o processo.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por rui14 »

se tiver duas baterias pode ligar em serie e usar o caregador de 12V
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

convém que tenham correntes de carga iguais.

ohmico
EnZiGuRi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por EnZiGuRi »

Já tentei carregar com um carregados de 6v e acontece que nao carregou nada... nem um led com uma resistencia para 5v liga... será que é a bateria queimada?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

EnZiGuRi Escreveu:Já tentar carregar com um carregados de 6v e acontece que nao carregou nada... nem um led com uma resistencia para 5v liga... será que é a bateria queimada?
A bateria que tem na sua posse, já deu o que tinha a dar. Se nem um LED acende, chegou a um ponto sem retorno.
Já agora a bateria ou chegou ao seu fim de vida (por excesso de ciclos) ou foi mal acondicionada e acabou por perder a carga toda e as placas ficaram demasiado sulfatadas, para receber carga. Elas não costumam "queimar". Costumam é explodir, quando por exemplo alguém lhe faz um curto circuito.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Sulfatadas é nos acumuladoes de Chumbo Pb SO4
Última edição por Duzia12 em 26 jul 2012, 12:03, editado 3 vezes no total.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Duzia12 Escreveu:Sulfaradas é nos acumuladoes de Chumbo Pb SO4

Boa tarde.

Obrigado desde ja
Responder

Voltar para “Dúvidas”