Cor do fio de BUS/domótica
-
- Curioso
- Registado: 03 jul 2012, 18:50
Cor do fio de BUS/domótica
Boas
Estou a fazer uma instalação com domótica que utiliza um fio de BUS de 1mm mas tenho duvidas qual a cor que posso acrescentar na tubagens para que não tenha problemas com a CERTIEL.
O fio que melhor consigo arranjar é bege será que não há problema?
Obrigado
Estou a fazer uma instalação com domótica que utiliza um fio de BUS de 1mm mas tenho duvidas qual a cor que posso acrescentar na tubagens para que não tenha problemas com a CERTIEL.
Obrigado
DP
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Cor do fio de BUS/domótica
Boasdomuspetrus Escreveu:Boas
Obrigado
Penso que não hesiste problema com a côr dos condutores de BUS, desde que estes andem em tubagens separadas da linha de alimentação 230V.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Até podem ir na mesma tubagem/caminho de cabos, se os cabos estiverem isolados para a maior tensão susceptível de percorrer os cabos. Ponto 521.6 das RTIEBT.ENERGY Escreveu:Boas
Penso que não hesiste problema com a côr dos condutores de BUS, desde que estes andem em tubagens separadas da linha de alimentação 230V.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasjoaoosvaldo Escreveu:Até podem ir na mesma tubagem/caminho de cabos, se os cabos estiverem isolados para a maior tensão susceptível de percorrer os cabos. Ponto 521.6 das RTIEBT.ENERGY Escreveu:Boas
Por essa ordem de ideias, se utilizar fio v1.5mm para linha de BUS, pode enfiar junto com os condutores de alimentação das luminárias, e fazer a derivação nas mesmas caixas da iluminação???
Não faço, nem aconselho o uso da mesma tubagem, até porque a linha de BUS pode ser cabo TVHV/UTP etc.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Atenção às correntes induzidas dos cabos de potencia que podem ser transmitidas ao sinal de bus.
Passar o mais longe possível os cabos de sinais dos de potencia.
Cump.
Mário
Atenção às correntes induzidas dos cabos de potencia que podem ser transmitidas ao sinal de bus.
Passar o mais longe possível os cabos de sinais dos de potencia.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Em Abril, numa acção de formação da CERTIEL, foi levantada esta questão mas em relação ao telecomando de iluminação.
A única conclusão a que se chegou foi que depende da interpretação do inspector em relação ao ponto 521.6 das RTIEBT.
Na opinião do engenheiro que ministrou a formação, desde que se cumpra o referido ponto, não há problema.
Segundo as RTIEBT - edição anotada:
521.6 Numa conduta ou numa calha pode ser instalado mais do que um circuito desde que todos
os condutores sejam isolados para a tensão nominal mais elevada dos circuitos em causa.
Nota: Numa conduta ou num compartimento de uma calha apenas devem, em regra, existir condutores de um único e
mesmo circuito (esta condição não se aplica aos circuitos de telecomunicação, de transmissão de imagens e do
som, de sinais ou outros de serviços análogos).
Quando se pretender colocar mais do que um circuito numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de
uma calha, recomenda-se que, para esses circuitos, se verifiquem, simultaneamente, as condições seguintes:
a) todos os condutores estejam isolados para a mesma tensão estipulada;
b) todos os circuitos tenham, a montante, um mesmo aparelho geral de comando e de protecção;
c) os condutores de fase tenham a mesma secção ou quando de secções diferentes não difiram de mais do
que três valores normalizados sucessivos (por exemplo, é admissível que condutores de fase de secções de 4,
6 e 10 mm² estejam numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha);
d) cada circuito esteja protegido, separadamente, contra as sobreintensidades (veja-se 43).
É admissível colocar numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha, os circuitos
diferentes que alimentem um mesmo equipamento eléctrico desde que todos esses condutores sejam isolados
para a tensão nominal mais elevada desses circuitos, recomendando-se que cada circuito seja protegido
separadamente contra as sobreintensidades (são exemplos destes casos os circuitos de alimentação, de
telecomando, de sinalização, de controlo e de medida de um equipamento - por exemplo um motor -
comandado à distância).
Recomenda-se que estas condições sejam também aplicadas aos cabos multicondutores com mais do que um
circuito.
Vale o que vale.
Pessoalmente, concordo com o que o Mário escreveu :
"Atenção às correntes induzidas dos cabos de potencia que podem ser transmitidas ao sinal de bus.
Passar o mais longe possível os cabos de sinais dos de potencia."
A única conclusão a que se chegou foi que depende da interpretação do inspector em relação ao ponto 521.6 das RTIEBT.
Na opinião do engenheiro que ministrou a formação, desde que se cumpra o referido ponto, não há problema.
Segundo as RTIEBT - edição anotada:
521.6 Numa conduta ou numa calha pode ser instalado mais do que um circuito desde que todos
os condutores sejam isolados para a tensão nominal mais elevada dos circuitos em causa.
Nota: Numa conduta ou num compartimento de uma calha apenas devem, em regra, existir condutores de um único e
mesmo circuito (esta condição não se aplica aos circuitos de telecomunicação, de transmissão de imagens e do
som, de sinais ou outros de serviços análogos).
Quando se pretender colocar mais do que um circuito numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de
uma calha, recomenda-se que, para esses circuitos, se verifiquem, simultaneamente, as condições seguintes:
a) todos os condutores estejam isolados para a mesma tensão estipulada;
b) todos os circuitos tenham, a montante, um mesmo aparelho geral de comando e de protecção;
c) os condutores de fase tenham a mesma secção ou quando de secções diferentes não difiram de mais do
que três valores normalizados sucessivos (por exemplo, é admissível que condutores de fase de secções de 4,
6 e 10 mm² estejam numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha);
d) cada circuito esteja protegido, separadamente, contra as sobreintensidades (veja-se 43).
É admissível colocar numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha, os circuitos
diferentes que alimentem um mesmo equipamento eléctrico desde que todos esses condutores sejam isolados
para a tensão nominal mais elevada desses circuitos, recomendando-se que cada circuito seja protegido
separadamente contra as sobreintensidades (são exemplos destes casos os circuitos de alimentação, de
telecomando, de sinalização, de controlo e de medida de um equipamento - por exemplo um motor -
comandado à distância).
Recomenda-se que estas condições sejam também aplicadas aos cabos multicondutores com mais do que um
circuito.
Vale o que vale.
Pessoalmente, concordo com o que o Mário escreveu :
"Atenção às correntes induzidas dos cabos de potencia que podem ser transmitidas ao sinal de bus.
Passar o mais longe possível os cabos de sinais dos de potencia."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
não sei se consigo perceber??!
Fico com a ideia de que para executar uma instalação monofásica, p.ex., com um circuito de iluminação e outro de tomadas posso enfiar tudo no mesmo tubo, desde que tenham as devidas protecções individuais, o mesmo corte geral e os condutores tenham isolamento para a tensão mais elevada.
Será?
ohmico
Fico com a ideia de que para executar uma instalação monofásica, p.ex., com um circuito de iluminação e outro de tomadas posso enfiar tudo no mesmo tubo, desde que tenham as devidas protecções individuais, o mesmo corte geral e os condutores tenham isolamento para a tensão mais elevada.
Será?
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
Se "conduta" é o mesmo que tubo, sim. Mas para mim "conduta" é mais como caleira para cabos, ou calha com tampa.
Se "compartimento de uma calha" é uma esteira aberta "caminho de cabos" as secções por vezes são do tipo 3x95+N+T e ao lado temos um de 5x4mm e outros cabos, em que cada cabo é para uma máquina. As protecções são individuais.
Não entendo o parecer da Certiel, mas como as minhas passam é pela Dge.
Cump.
Mário
Se "conduta" é o mesmo que tubo, sim. Mas para mim "conduta" é mais como caleira para cabos, ou calha com tampa.
Se "compartimento de uma calha" é uma esteira aberta "caminho de cabos" as secções por vezes são do tipo 3x95+N+T e ao lado temos um de 5x4mm e outros cabos, em que cada cabo é para uma máquina. As protecções são individuais.
Não entendo o parecer da Certiel, mas como as minhas passam é pela Dge.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Eu acho que é daquelas coisas que ninguém percebe.ohmico Escreveu:Boas,
Para mim, para evitar problemas, é separar os circuitos o mais possível quando entubados.
-
- Velha Guarda
Tubo é um tipo de conduta.Mário Escreveu:
(...)
Não entendo o parecer da Certiel.
Pelas RTIEBT:
262.5—Conduta (termo geral) (Ref.ª 1, 2, 3, 4, 5, 22, 23,
24) (826-06-03); Tubo (conduta de secção circular).
Invólucro fechado, de secção recta circular ou não,
destinado à instalação ou à substituição de condutores
isolados ou de cabos por enfiamento nas instalações eléctricas.
Pelo que ouvi, tanto na CERTIEL como na DGEG cada um tem a sua opinião.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Quando falam em DGEG não quererão dizer DRE's?
É que DGEG é aquela entidade que supostamente supervisiona a aplicação/interpretação das RTIEBT mas ninguém consegue falar com eles certo?
É que DGEG é aquela entidade que supostamente supervisiona a aplicação/interpretação das RTIEBT mas ninguém consegue falar com eles certo?
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Sim, o Ministério da economia que tem as Dgeg que por sua vez passa para as Dres do Ministério da economia e inovações, enfim há que mudar nomes.amfys Escreveu:Quando falam em DGEG não quererão dizer DRE's?
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
este assunto é recorrente, pois já foi aflorado mais do que uma vez, aqui no fórum.
Penso que um profissional deve esquecer e lançar estes circuitos, em tubos / cabos separados, tal como era exigido pelo regulamento anterior.
Pois, também já aqui foi referido, que circuitos independentes com protecções individuais (separadas) enfiados no mesmo tubo e que sejam alimentados pela mesma fase, no caso de uma deficiencia de isolamento nos condutores, as protecções não se cumprem.
ohmico
este assunto é recorrente, pois já foi aflorado mais do que uma vez, aqui no fórum.
Penso que um profissional deve esquecer e lançar estes circuitos, em tubos / cabos separados, tal como era exigido pelo regulamento anterior.
Pois, também já aqui foi referido, que circuitos independentes com protecções individuais (separadas) enfiados no mesmo tubo e que sejam alimentados pela mesma fase, no caso de uma deficiencia de isolamento nos condutores, as protecções não se cumprem.
ohmico