Boas malta,
Estou com um problema e queria ver se alguem me conseguia ajudar.
Estou a fazer o circuito que envio em anexo. O relé tem uma bobine de 12V DC e o contactor tem uma bobine 230V AC. Então fiz um pequeno circuito com um MOSFET accionado por um pino digital de um microcontrolador (PIC) para atracar o relé de 12V DC que por sua vez o contacto faz atracar o contactor.
O problema é o seguinte: Sem o contactor estar no circuito, ou seja, apenas com o relé, o circuito funciona perfeitamente, quando coloco tambem o contactor, consigo atracar-lo bem 2 o 3 vezes e depois disso o microcontrolador "MORRE". Tenho de fazer reset para voltar ao normal.
Será que alguém me pode ajudar a perceber o que se passa aqui e como posso resolver isto?
Thanks
Pedro Medronho
Micro "morre", Porquê?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Re: Micro "morre", Porquê?
Viva,
Isso é mesmo estranho pois os circuitos estão isolados galvânicamente!
Só um palpite: Será que o relé ao ter o contactor precisa de mais corrente na bobine pois tem que fazer "mais força" para comutar o contacto e faz o reset ao uC por excesso de corrente?
Isto é só um bitaite pois sinceramente é estranho esse problema!
Aconselho a medição do valor de corrente ou então usar um SSR que dê para ser ligado directamente pela gate do uC.
Cumps,
Bruno
Isso é mesmo estranho pois os circuitos estão isolados galvânicamente!
Só um palpite: Será que o relé ao ter o contactor precisa de mais corrente na bobine pois tem que fazer "mais força" para comutar o contacto e faz o reset ao uC por excesso de corrente?
Isto é só um bitaite pois sinceramente é estranho esse problema!
Aconselho a medição do valor de corrente ou então usar um SSR que dê para ser ligado directamente pela gate do uC.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bem, aparentemente está resolvido., ou melhor, meio resolvido.
Deixo aqui o feedback, pois pode ser util para algumas aplicações vossas.
Eu estou a contar leituras de um contador por interrupção externa. Quando desatracto o contactor, a linha das contagens apanha ruido e fica a contar infinito até matar o micro.
Agora desabilitei as interrupções externas e já funciona. Tenho de pensar agora como vou fazer as leituras, mas este passo já está.
Thanks.
Pedro
Eu estou a contar leituras de um contador por interrupção externa. Quando desatracto o contactor, a linha das contagens apanha ruido e fica a contar infinito até matar o micro.
Agora desabilitei as interrupções externas e já funciona. Tenho de pensar agora como vou fazer as leituras, mas este passo já está.
Thanks.
Pedro
- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
pmedronho Escreveu:Bem, aparentemente está resolvido., ou melhor, meio resolvido.
Thanks.
Pedro
Já resolveu o problema?
Há maneira de ter tudo a funcionar, sem desabilitar nada.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Instagram
LinkedIn
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship