Rele Falta de Fase
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 jul 2012, 04:14
Rele Falta de Fase
Olá pessoal.
Gostaria de proteger o sistema eletrico da minha casa. A rede da minha rua, as vezes cai uma fase apenas.
O que gostaria de saber é se consigo fazer isso com um rele falta de fase ligando apenas duas fases; Nao encontrei esse rele na versao BIFÁSICO, portanto pensei em jumpear a
terceira fase.
Minha outra duvida é se posso usar apenas esse rele e com suas saídas distribuir em meu quadro, nos disjuntores, sem necessidade de outro dispositivo.
Gostaria de proteger o sistema eletrico da minha casa. A rede da minha rua, as vezes cai uma fase apenas.
O que gostaria de saber é se consigo fazer isso com um rele falta de fase ligando apenas duas fases; Nao encontrei esse rele na versao BIFÁSICO, portanto pensei em jumpear a
terceira fase.
Minha outra duvida é se posso usar apenas esse rele e com suas saídas distribuir em meu quadro, nos disjuntores, sem necessidade de outro dispositivo.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Rele Falta de Fase
boas
os reles falha de fase geralmente são para rede trifasicas, e uma da caracteristicas que eles tem é a detecção de desfasamento, se chantar duas fazes ele vai ver que duas fase teem a mesma fase e logo para ele é erro
um truque , é usar um sistema de reles com os contactos em serie, como já foi sugerido neste forum, tem é que ter cuidado na escolha do rele
os reles falha de fase geralmente são para rede trifasicas, e uma da caracteristicas que eles tem é a detecção de desfasamento, se chantar duas fazes ele vai ver que duas fase teem a mesma fase e logo para ele é erro
um truque , é usar um sistema de reles com os contactos em serie, como já foi sugerido neste forum, tem é que ter cuidado na escolha do rele
Jaime Reis
Desculpem a minha ignorancia, mas queria estar mais por dentro:
Que consequencias traria a falta de uma das fases?
Que consequencias traria a falta de uma das fases?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Em vez de um sistema trifásico seria um sistema bifásico!!!
Isso é elementar meu caro Watson!!
O campo girante oscila.
O motor trifasico, sarronca!!
O motor pode queimar!!
Isso é elementar meu caro Watson!!
O campo girante oscila.
O motor trifasico, sarronca!!
O motor pode queimar!!
Nesse caso porque não proteger apenas o motor?
porque é preciso proteger da rede de casa?
porque é preciso proteger da rede de casa?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
jaimereis Escreveu:boas
Já se viu que isso não funciona, continuam a bater no ceguinho!!!!
Entendo perfeitamente a função do relé.
O meu problema é a necessidade obrigatória de usa-lo em redes trifásicas.
Em caso de chant entre duas fases os disjuntores (de ambas as fases) estariam completamente inertes?
O meu problema é a necessidade obrigatória de usa-lo em redes trifásicas.
Em caso de chant entre duas fases os disjuntores (de ambas as fases) estariam completamente inertes?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Colega Albino, eu tenho rede trifásica em casa e não tenho relé de falta de fase.
Com isto quero dizer que NÃo é obrigatório a sua utilização.
Torna-se util por exemplo em instalações com motores trifásicos que só podem rodar num sentido: o caso de bombas circuladoras, compressores scroll, ou mesmo elevadores.
Cps A. Castro
Colega Albino, eu tenho rede trifásica em casa e não tenho relé de falta de fase.
Com isto quero dizer que NÃo é obrigatório a sua utilização.
Torna-se util por exemplo em instalações com motores trifásicos que só podem rodar num sentido: o caso de bombas circuladoras, compressores scroll, ou mesmo elevadores.
Não entendo este comentário; se quiser explicar-se melhor eu agradecia.Albino Escreveu:
Cps A. Castro
Boas,existem efectivamente rele de vigilancia de rede monofasicos e trifasicos, nos trifasicos ha com rotaçao de fase ou nao.
nos trifasicos sem rotaçao de fase é possivel chantar as fases, a 2 com a 3.
nos trifasicos sem rotaçao de fase é possivel chantar as fases, a 2 com a 3.