Quero ligar um candeeiro no exterior da casa e no local tenho 4 fios (1 terra, 1 neutro e 2 fios de fase).
Julgo que os 2 fios com fase pertencem à mesma fase (tenho tri-fásico em casa) pois quando desligo o mesmo disjuntor desligam-se ambos os fios de fase (testado com o busca polos).
Um dos fios de fase está sempre ligado (a não ser que desligue no disjuntor claro) mas o outro fio de fase pode ser desligado com um interruptor que está dentro de casa.
A minha ideia era ligar ambos os fios de fase ao candeeiro para poder acendê-lo de 2 maneiras: o fio de fase que está sempre ligado accionaria o candeeiro através de um sensor de movimento e o outro fio de fase accionaria o mesmo candeeiro quando ligasse o interruptor dentro de casa.
Vou fazer asneira? A ideia que tenho é que não se podem ligar fases diferentes ao mesmo aparelho, faria curto-circuito, certo?
Mas se neste caso ambos os fios (fase) pertencerem à mesma fase da casa não há problema ou há? Se depois de ligar o interruptor (e acender o candeeiro) o detector de movimentos for accionado também não vai haver crise porque se trata da mesma fase, certo?
Obrigado
posso ligar 2 fios da mesma fase ao candeeiro?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: posso ligar 2 fios da mesma fase ao candeeiro?
É a mesma fase.
Tás a fazer asneira!!
Isso é uma comutação de lustre para dois pontos de luz ou juntos, podes adaptar o sensor e o interrutor, com duas lãmpadas senão não dá
O interruto é aquele que é interrumpido de acordo com o novo acordo ortográfico.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=21&t=14165
Tás a fazer asneira!!
Isso é uma comutação de lustre para dois pontos de luz ou juntos, podes adaptar o sensor e o interrutor, com duas lãmpadas senão não dá
O interruto é aquele que é interrumpido de acordo com o novo acordo ortográfico.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=21&t=14165
Tou a fazer asneira porque?Duzia12 Escreveu:É a mesma fase.
Tás a fazer asneira!!
só com 2 lâmpadas ? o meu candeeiro só tem uma lâmpada então se fizer uma ligação deste tipo não dá porque?

A minha ideia é que o sensor de movimentos ligue o candeeiro mesmo com o interruptor desligado.
E mesmo que o sensor seja activado quando o interruptor estiver ligado julgo que também não há problema nenhum ou há?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Sõ que com o interruptor ligado o sensor não faz nada e ficas na dúvida se está o interruptor ligado ou o sensor. Põe um led avisador no interruptor.
O sensor leva 3 fios
O sensor leva 3 fios
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasace.crash Escreveu:Tou a fazer asneira porque?Duzia12 Escreveu:É a mesma fase.
Tás a fazer asneira!!
só com 2 lâmpadas ? o meu candeeiro só tem uma lâmpada então se fizer uma ligação deste tipo não dá porque?
A minha ideia é que o sensor de movimentos ligue o candeeiro mesmo com o interruptor desligado.
E mesmo que o sensor seja activado quando o interruptor estiver ligado julgo que também não há problema nenhum ou há?
Só falta no esquema colocar neutro no sensor.
Cpts.
Energy
Energy
exceptuando esse pormenor do neutro ter de passar no sensor, de resto não vai haver problema nenhum mesmo com sensor e interruptor ligados em simultâneo, certo?
por curiosidade se fossem fases diferentes o que é que acontecia se o interruptor estivesse ON e o sensor se activasse? era PUUMMMM?!?
por curiosidade se fossem fases diferentes o que é que acontecia se o interruptor estivesse ON e o sensor se activasse? era PUUMMMM?!?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasace.crash Escreveu:exceptuando esse pormenor do neutro ter de passar no sensor, de resto não vai haver problema nenhum mesmo com sensor e interruptor ligados em simultâneo, certo?
Claro pummmmm.
Cpts.
Energy
Energy
Boas, sempre pode fazer de outra maneira.
Anule a fase directa, depois substitua o interruptor por um botão de pressão (não luminoso) normalmente fechado, como vai ter dificuldade em encontrar no mercado compre um da efappel e mude a mola debaixo da tecla do botão para o sitio oposto.
No sensor ligue o fio que vem do botão de pressão á entrada de fase no sensor, faça a derivação do neutro para o sensor e para a lampada e a saida do sensor á lampada .
O que vai acontecer é que o sensor vai receber alimentação permanente e actuar de acordo com a regulação que lhe der e quando desejar que ele se ligue, por ex. está dentro de casa e quer ligar a luz lá fora , basta carregar no botão de pressão, o sensor vai ficar sem energia e assim que soltar o botão de presão ele vai ligar pelo tempo determinado na sua regulação, pois os sensores de movimento quando recebem corrente ligam desligando depois assim que passar o tempo a que foi regulado.
Desta forma não corre o risco de deixar a lampada ligada.
Anule a fase directa, depois substitua o interruptor por um botão de pressão (não luminoso) normalmente fechado, como vai ter dificuldade em encontrar no mercado compre um da efappel e mude a mola debaixo da tecla do botão para o sitio oposto.
No sensor ligue o fio que vem do botão de pressão á entrada de fase no sensor, faça a derivação do neutro para o sensor e para a lampada e a saida do sensor á lampada .
O que vai acontecer é que o sensor vai receber alimentação permanente e actuar de acordo com a regulação que lhe der e quando desejar que ele se ligue, por ex. está dentro de casa e quer ligar a luz lá fora , basta carregar no botão de pressão, o sensor vai ficar sem energia e assim que soltar o botão de presão ele vai ligar pelo tempo determinado na sua regulação, pois os sensores de movimento quando recebem corrente ligam desligando depois assim que passar o tempo a que foi regulado.
Desta forma não corre o risco de deixar a lampada ligada.