Normas para Instalação Electrica em Moradia Unifamiliar

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Normas para Instalação Electrica em Moradia Unifamiliar

Mensagem por Varejo »

Boas,

701.413.1.6 - Ligação equipotencial suplementar.
Nas casas de banho, deve ser feita uma ligação equipotencial suplementar que interligue
todos os elementos condutores existentes nos volumes 0, 1, 2 e 3 com os condutores de
protecção dos equipamentos colocados nesses volumes.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:
ENERGY Escreveu:
pacheco784 Escreveu:Ui essa da Janela não sabia, qual é o motivo?
Ligação equipotencial

Deixamos um tudo de uma tomada até a janela e se for necessario liga se?
Não serve, só se o inspector for bacano, caso contrario tem de ser directo do quadro.
amigo ENERGY , é mesmo assim ? do quadro ? tem a certeza ?
não é da tomada nem nada ? a fio de 2,5mm ?
olha que é da tomada ...
mas também não teimo ...
eu tenho feito da tomada ...
Boas
Aqui fica a rectificação, embora eu passe um tubo directo do quadro, colocando uma caixa de derivação junto de cada wc e cozinha que por vezes apesar de doméstica tem bancada inox.
5. Ligação equipotencial suplementar
A ausência ou uma má realização da ligação equipotencial de todos os elementos condutores em presença nas casas de banho aos condutores de proteção de todas as massas existentes pode conduzir a riscos de electrocução.
Assim sendo, a ligação equipotencial suplementar (ou local) na casas de banho é um dos pilares da garantia de segurança de pessoas.
Destina-se a interligar todos os elementos condutores situados nos
volumes 1, 2 e 3:
• Canalizações metálicas (água fria e quente, saneamento, aquecimento ambiente, gás, etc.)
• Corpos dos equipamentos sanitários metálicos
• Caixilharias metálicas
• Condutores de proteção
A ligação do conjunto equipotencial à terra de proteção é efetuada a partir de um ponto disponível dos condutores de proteção já existentes nos volumes atrás referidos .
Nesta situação, evita-se a instalação de um condutor de proteção suplementar para ligação do conjunto equipotencial ao barramento de terra do quadro de entrada.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

A ligação do conjunto equipotencial à terra de proteção é efetuada a partir de um ponto disponível dos condutores de proteção já existentes nos volumes atrás referidos ....
amigo isto diz tudo ...
eu tenho feito assim ...
quem tem feito conforme tu dizes que se chegue à frente ou quem viu uma obra chumbada por causa disso que se chegue a frente
pacheco784
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2011, 14:13

Mensagem por pacheco784 »

Ou seja , vejam la se estou certo, temos que colocar uma ligação do condutor terra de uma das tomadas do WC até ao Aro da Janela ou Porta se este for em Aluminio certo? E como se faz essa ligação entre o cabo e a Janela?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

pacheco784 Escreveu:Ou seja , vejam la se estou certo, temos que colocar uma ligação do condutor terra de uma das tomadas do WC até ao Aro da Janela ou Porta se este for em Aluminio certo? E como se faz essa ligação entre o cabo e a Janela?
a ligação eu nunca fiz ... e acho que nenhum electricista faz ...
tu é que tens de ter lá o tubo e o fio quando eles forem colocar as janelas ...
o tipo dos aluminios é que fazem isso ...
até eu ter trabalho era assim ... agora que tou desempregado também acho que é assim ...

até amanha
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:A ligação do conjunto equipotencial à terra de proteção é efetuada a partir de um ponto disponível dos condutores de proteção já existentes nos volumes atrás referidos ....
amigo isto diz tudo ...
eu tenho feito assim ...
quem tem feito conforme tu dizes que se chegue à frente ou quem viu uma obra chumbada por causa disso que se chegue a frente
Boas
Já tive várias obras inspecionadas com a ligação equipotencial directa do quadro e nunca foram chumbadas, mas para economizar fazer a ligação a partir de um ponto do wc, torna-se mais facil e economica.
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

pacheco784 Escreveu: E como se faz essa ligação entre o cabo e a Janela?
lá em casa fizeram uma ligaçaõ com um parafuso:
fixaram o parafuso nas janelas e depois "abraçaram" o fio de terra no parafuso. Isto tudo na parte interior dos caixilhos, que depois de colocada no sítio fica sem estar á vista.
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Aproveito para colocar umas questões, de um tópico por mim criado e colocado no Sub-Tópico "Não Conformidades / CERTIEL":

(...)
Ainda assim, apresento já algumas dúvidas que tenho, relativamente ás moradias unifamiliares:

A - nas WC é necessário ter colocados os espelhos dos lavatórios antes da vistoria? Isto partindo do princípio que se pretende colocar espelhos com iluminação...

B - é necessário mesmo ter o forno e a placa eléctrica montados no lugar antes da vistoria?

C - quanto á iluminação, no caso dos candeeiros suspensos, é preciso lá estarem os candeeiros ou basta uma lâmpada com o casquilho? E se este casquilho não permitir a ligação da terra?

D - se deixarmos tubagem e caixas de reserva para no futuro, para se tal for necessário/entendido virem a ser utilizadas para passagem de cabos eléctricos, há problema se não estiverem lá os cabos antes da vistoria?
Learning is the goal!!
david
Curioso
Curioso
Registado: 10 jul 2012, 11:50

Mensagem por david »

Gostaria de colocar mais dúvidas sobre a ligação equipotencial:

- Ligações equipotenciais a janelas, bancadas, etc, podem vir do barramento de terra do quadro electrico ou têm de vir directamente da caixa do ligador de terra? Basta ligar as janelas de WCs?

- A ligação para o ITED precisa de vir directamente na saída da caixa do ligador de terra?

- O mastro da antena liga directamente na entrada da caixa do ligador de terra?

Obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”