Usar bucim na alimentação de quadro c/ disjuntor EDP
Usar bucim na alimentação de quadro c/ disjuntor EDP
Boa noite, estou a fazer uma baixada num pequeno terreno agricola, tenho duvidas se posso usar bucim para o cabo de alimentação que vem do contador.
Tenho portinhola e caixa de contador no muro junto á estrada, a alimentação será feita a cabo xv 2x6mm protegido por tubo 40mm (vermelho de dupla camada) enterrado.
Na casinha coloquei um quadro da Quiterios saliente e fiz instalação á vista , um ponto de luz e uma tomada com encravamento, e queria saber se podia cortar o tubo da alimentação rente á parede e o cabo ir á vista (15 cm) até ao quadro e entrar por bucim pg21.
Não vejo problema nisso e penso que estecticamente fica muito melhor no entanto não sei se me é permitido ou não.
Tenho outra duvida, se sou obrigado a colocar unicamente uma tomada tipo CE (azul) com encravamento ou se posso colocar mais uma ou duas tipo schuko . A baixada a pedir será para exploração agricula .
Obrigado
Tenho portinhola e caixa de contador no muro junto á estrada, a alimentação será feita a cabo xv 2x6mm protegido por tubo 40mm (vermelho de dupla camada) enterrado.
Na casinha coloquei um quadro da Quiterios saliente e fiz instalação á vista , um ponto de luz e uma tomada com encravamento, e queria saber se podia cortar o tubo da alimentação rente á parede e o cabo ir á vista (15 cm) até ao quadro e entrar por bucim pg21.
Não vejo problema nisso e penso que estecticamente fica muito melhor no entanto não sei se me é permitido ou não.
Tenho outra duvida, se sou obrigado a colocar unicamente uma tomada tipo CE (azul) com encravamento ou se posso colocar mais uma ou duas tipo schuko . A baixada a pedir será para exploração agricula .
Obrigado
Re: Usar bucim na alimentação de quadro c/ disjuntor EDP
Era assim que queria fazer, o tubo vd 20 ao lado é para o de 6mm para a caixa terra, sei que posso passar fio 6mm á vista para ligações equipotenciais mas á entrada do quadro tenho a mesma duvida. Pelo tudo anelado vermelho queria passar a alimentação xv 6mm e entrar por bucim.
Última edição por BFarinha em 05 jul 2012, 10:48, editado 1 vez no total.
como não obtive resposta de ninguem acabei por fazer assim:
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasBFarinha Escreveu:como não obtive resposta de ninguem acabei por fazer assim:
O cabo da terra tem de entrar na zona do quadro, e não no espaço dedicado ao limitador da EDP, pode vir a ter problemas com a certificação.
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:
Boas
O cabo da terra tem de entrar na zona do quadro, e não no espaço dedicado ao limitador da EDP, pode vir a ter problemas com a certificação.
Por exemplo, se for uma casa cujo contador fique na parede exterior caso não tenha muro e fique encostada á estrada, posso ligar da caixa terra directamente á caixa do contador e depois vir junto com a alimentação no mesmo tubo até á zona do disjuntor EDP no quadro, antigamente por conta de outrem fiz muitas vezes assim e sempre pensei que era assim que se fazia.
-
- Team Apoio
BoasBFarinha Escreveu:ENERGY Escreveu:
Boas
Por exemplo, se for uma casa cujo contador fique na parede exterior caso não tenha muro e fique encostada á estrada, posso ligar da caixa terra directamente á caixa do contador e depois vir junto com a alimentação no mesmo tubo até á zona do disjuntor EDP no quadro, antigamente por conta de outrem fiz muitas vezes assim e sempre pensei que era assim que se fazia.
A terra, depois de passar pela caixa de chantes (ligador amovivél) liga diretamente no quadro, e a derivação do contador ao quadro não necessita de condutor de terra, uma vez que a caixa que vai alojar o contador, terá de ser da classe II logo não tem necessidade, nem borne para ligação de terra.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Amigo ENERGY então se fizer a intrudução de alimentação de corrente no quadro no lado do diferencial vindo por exp: de uma caixa de coluna não tem de vir com terra? e entra no lado do diferêncial porque razão não é permitido a terra entrar no lado do diferêncial e passar directo ao quadro? sempre foi assim a terra acompanha a alimentação de corrente ao quadro!Cump:
A ligação entre o contador e o quadro eléctrico tem de ser feito em cabo ou pode ser com fios unifilares tipo h07v?
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Neste caso a alimentação vem de um muro junto á estrada onde está o contador e portinhola, passa uns 8 metros debaixo do chão e sobe pela parede da casa até ao quadro, passei tubo dupla camada vermelho corrugado e cabo XV 2x6mm, se o contador estivese na parede exterior da casa e o quadro no seu interior poderia ter passado fio V, dentro de tubo de dupla camada ( vermelho) ou tubo VD pelo interior da parede, antigamente usava tubo anelado ou VD do contador ao quadro, mas agora pelo sim pelo não meto vemelho dupla camada corrugado, tem mais resistencia e o enfiamento faz-se com menor dificuldade do que com tubo anelado.david Escreveu:A ligação entre o contador e o quadro eléctrico tem de ser feito em cabo ou pode ser com fios unifilares tipo h07v?
Cumprimentos.
No entanto fiquei sem saber se poderia ou não fazer como queria, ou seja colocar um bucim e alimentar o quadro com o cabo da alimentação á vista.
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Amigo ENERGY então se fizer a intrudução de alimentação de corrente no quadro no lado do diferencial vindo por exp: de uma caixa de coluna não tem de vir com terra? e entra no lado do diferêncial porque razão não é permitido a terra entrar no lado do diferêncial e passar directo ao quadro? sempre foi assim a terra acompanha a alimentação de corrente ao quadro!Cump:
"DEUS AMIGO" a sua questão refere-se igualmente a uma derivação, mas num tipo de instalação diferente, por exemplo um prédio com coluna montante, em que a terra é comum a vários locais de consumo, logo se a derivação começa na caixa de coluna, o condutor de terra acompanha os restantes condutores.
Mas na situação que comentei anteriormente, há apenas um local de consumo, logo derivação a partir de uma portinhola, por isso a terra é ligada diretamente da caixa medidora ao quadro elétrico.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Amigo ENERGY diga-me qual a norma que se tenha de ir com a terra directamente ao quadro? porque não junto da portinhola e contador? e vir juntamente com o o cabo de alimentação integrado ao não até ao diferencial dentro da moradia? embora a portinhola e caixa de contador seja classe II pode entrar lá na mesma e seguir até ao quadro.