Usar bucim na alimentação de quadro c/ disjuntor EDP

Responder
BFarinha
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2011, 23:57

Usar bucim na alimentação de quadro c/ disjuntor EDP

Mensagem por BFarinha »

Boa noite, estou a fazer uma baixada num pequeno terreno agricola, tenho duvidas se posso usar bucim para o cabo de alimentação que vem do contador.
Tenho portinhola e caixa de contador no muro junto á estrada, a alimentação será feita a cabo xv 2x6mm protegido por tubo 40mm (vermelho de dupla camada) enterrado.
Na casinha coloquei um quadro da Quiterios saliente e fiz instalação á vista , um ponto de luz e uma tomada com encravamento, e queria saber se podia cortar o tubo da alimentação rente á parede e o cabo ir á vista (15 cm) até ao quadro e entrar por bucim pg21.
Não vejo problema nisso e penso que estecticamente fica muito melhor no entanto não sei se me é permitido ou não.
Tenho outra duvida, se sou obrigado a colocar unicamente uma tomada tipo CE (azul) com encravamento ou se posso colocar mais uma ou duas tipo schuko . A baixada a pedir será para exploração agricula .
Obrigado
BFarinha
Curioso
Curioso

Re: Usar bucim na alimentação de quadro c/ disjuntor EDP

Mensagem por BFarinha »

Era assim que queria fazer, o tubo vd 20 ao lado é para o de 6mm para a caixa terra, sei que posso passar fio 6mm á vista para ligações equipotenciais mas á entrada do quadro tenho a mesma duvida. Pelo tudo anelado vermelho queria passar a alimentação xv 6mm e entrar por bucim.
Anexos
DSCI1925.JPG
Última edição por BFarinha em 05 jul 2012, 10:48, editado 1 vez no total.
BFarinha
Curioso
Curioso

Mensagem por BFarinha »

como não obtive resposta de ninguem acabei por fazer assim:
Anexos
Já tapei o roço
Já tapei o roço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

BFarinha Escreveu:como não obtive resposta de ninguem acabei por fazer assim:
Boas
O cabo da terra tem de entrar na zona do quadro, e não no espaço dedicado ao limitador da EDP, pode vir a ter problemas com a certificação.
Cpts.
Energy
BFarinha
Curioso
Curioso

Mensagem por BFarinha »

ENERGY Escreveu:
Boas
O cabo da terra tem de entrar na zona do quadro, e não no espaço dedicado ao limitador da EDP, pode vir a ter problemas com a certificação.

Por exemplo, se for uma casa cujo contador fique na parede exterior caso não tenha muro e fique encostada á estrada, posso ligar da caixa terra directamente á caixa do contador e depois vir junto com a alimentação no mesmo tubo até á zona do disjuntor EDP no quadro, antigamente por conta de outrem fiz muitas vezes assim e sempre pensei que era assim que se fazia.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

BFarinha Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Boas

Por exemplo, se for uma casa cujo contador fique na parede exterior caso não tenha muro e fique encostada á estrada, posso ligar da caixa terra directamente á caixa do contador e depois vir junto com a alimentação no mesmo tubo até á zona do disjuntor EDP no quadro, antigamente por conta de outrem fiz muitas vezes assim e sempre pensei que era assim que se fazia.
Boas
A terra, depois de passar pela caixa de chantes (ligador amovivél) liga diretamente no quadro, e a derivação do contador ao quadro não necessita de condutor de terra, uma vez que a caixa que vai alojar o contador, terá de ser da classe II logo não tem necessidade, nem borne para ligação de terra.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo ENERGY então se fizer a intrudução de alimentação de corrente no quadro no lado do diferencial vindo por exp: de uma caixa de coluna não tem de vir com terra? e entra no lado do diferêncial porque razão não é permitido a terra entrar no lado do diferêncial e passar directo ao quadro? sempre foi assim a terra acompanha a alimentação de corrente ao quadro!Cump:
david
Curioso
Curioso
Registado: 10 jul 2012, 11:50

Mensagem por david »

A ligação entre o contador e o quadro eléctrico tem de ser feito em cabo ou pode ser com fios unifilares tipo h07v?

Cumprimentos.
BFarinha
Curioso
Curioso

Mensagem por BFarinha »

david Escreveu:A ligação entre o contador e o quadro eléctrico tem de ser feito em cabo ou pode ser com fios unifilares tipo h07v?

Cumprimentos.
Neste caso a alimentação vem de um muro junto á estrada onde está o contador e portinhola, passa uns 8 metros debaixo do chão e sobe pela parede da casa até ao quadro, passei tubo dupla camada vermelho corrugado e cabo XV 2x6mm, se o contador estivese na parede exterior da casa e o quadro no seu interior poderia ter passado fio V, dentro de tubo de dupla camada ( vermelho) ou tubo VD pelo interior da parede, antigamente usava tubo anelado ou VD do contador ao quadro, mas agora pelo sim pelo não meto vemelho dupla camada corrugado, tem mais resistencia e o enfiamento faz-se com menor dificuldade do que com tubo anelado.

No entanto fiquei sem saber se poderia ou não fazer como queria, ou seja colocar um bucim e alimentar o quadro com o cabo da alimentação á vista.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Amigo ENERGY então se fizer a intrudução de alimentação de corrente no quadro no lado do diferencial vindo por exp: de uma caixa de coluna não tem de vir com terra? e entra no lado do diferêncial porque razão não é permitido a terra entrar no lado do diferêncial e passar directo ao quadro? sempre foi assim a terra acompanha a alimentação de corrente ao quadro!Cump:
Boas
"DEUS AMIGO" a sua questão refere-se igualmente a uma derivação, mas num tipo de instalação diferente, por exemplo um prédio com coluna montante, em que a terra é comum a vários locais de consumo, logo se a derivação começa na caixa de coluna, o condutor de terra acompanha os restantes condutores.
Mas na situação que comentei anteriormente, há apenas um local de consumo, logo derivação a partir de uma portinhola, por isso a terra é ligada diretamente da caixa medidora ao quadro elétrico.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo ENERGY diga-me qual a norma que se tenha de ir com a terra directamente ao quadro? porque não junto da portinhola e contador? e vir juntamente com o o cabo de alimentação integrado ao não até ao diferencial dentro da moradia? embora a portinhola e caixa de contador seja classe II pode entrar lá na mesma e seguir até ao quadro.
Responder

Voltar para “Dúvidas”