Olá a todos,
Venho aqui pedir auxilio a quem já tenha tido uma situação idêntica ou mesmo quem saiba e me possa ajudar a resolver este problema.
Tenho um S7-200 CPU224 (Made in USA), que se passou no seguinte:
- Esteve a tabalhar durante anos seguidos sem problemas de um momento para o outro ficou em erro parou o programa e acendeu as seguintes luzes: SF e Stop.
Estive a ligado e ele aceita ligações deixa fazer a leitura mas não tras programa nenhum, se tentar escrever ele deixa mas quando tenta confirmar o programa dá erro de comunicação.
O erro SF é o 5.
Já tentei um aplicativo que existe na internet em modo DOS mas este precisa de um cabo RS232 que não possuo o meu é um usb MPI/Master.
Já tentei com o Step 7 MicroWin no menu PLc->Power up-reset e ele faz e diz que com sucesso mas quando tenta iniciar apaga o led SF e volta a acender.
Tento efectuar o run pelo programa e esta da-me erro.
Será que já alguem teve uma situação destas onde me pode dar uma ajuda?
Agradeço desde já.
Fiquem Bem.
S7-200 CPU224 - Erro SF
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: S7-200 CPU224 - Erro SF
boas
em principio parece-me que a pilha interna já deu o que tinha, tente substituir(atenção que implica desmontar o automato e as placas electronicas)
verifique isso, de qualquer maneira, os S7-200 quando dão erros desses implica a substituição por um automato novo
p.s. actualize o seu perfil
em principio parece-me que a pilha interna já deu o que tinha, tente substituir(atenção que implica desmontar o automato e as placas electronicas)
verifique isso, de qualquer maneira, os S7-200 quando dão erros desses implica a substituição por um automato novo
p.s. actualize o seu perfil
Jaime Reis
Desde já obrigado pela resposta.
Eu já desmontei o automato todo pois a principal suspeita era que pudesse ser a pilha interna no entanto não consegui ainda ver, mas vou tentar tirar umas fotos e deixar aqui para ver se me conseguem ajudar.
A susbtituição já foi feita por um novo, no entanto até me custa ter de encostar um automato assim.
Abraço,
Eu já desmontei o automato todo pois a principal suspeita era que pudesse ser a pilha interna no entanto não consegui ainda ver, mas vou tentar tirar umas fotos e deixar aqui para ver se me conseguem ajudar.
A susbtituição já foi feita por um novo, no entanto até me custa ter de encostar um automato assim.
Abraço,
Fiquem bem,
Spymen
Spymen
O S7-200 não têm pilha interna, têm um super condensador que serve p/ guardar os valores V durante cerca de 72 horas.
O programa é guardado em EEPROM.
Por nomal o SF num S7-200 é avaria de hardware. Olha p/ o que já fizeste, eu diria que esse PLC já deu tudo que tinha p/ dar.
O programa em MS-DOS que falas é para apagar o PLC quando não se consegue comunicar com ele, como consegues comunicar com ele, o programa não te serve p/ nada.
O programa é guardado em EEPROM.
Por nomal o SF num S7-200 é avaria de hardware. Olha p/ o que já fizeste, eu diria que esse PLC já deu tudo que tinha p/ dar.
O programa em MS-DOS que falas é para apagar o PLC quando não se consegue comunicar com ele, como consegues comunicar com ele, o programa não te serve p/ nada.
Ricardo Timóteo
Olá a todos,
Então nokPT, achas que este automato não mais nada a dar, não existe reparação que se consiga ravivar o "gajo"?
Obrigado
Então nokPT, achas que este automato não mais nada a dar, não existe reparação que se consiga ravivar o "gajo"?
Obrigado
Fiquem bem,
Spymen
Spymen
Honestamente, só houve 1 S7-200 que vi com o SF ligado, que não estava irremediavelmente avariado.
Já não me lembro o que fiz, foi alguma coisa nos menus do microwin, relacionado com a memória, mas já não me lembro
Já não me lembro o que fiz, foi alguma coisa nos menus do microwin, relacionado com a memória, mas já não me lembro
Ricardo Timóteo
tenho uns quantos automatos com esse problema. o que faço para minimizar o problema é no próprio automato, comutar para STOP e depois novamente para RUN (junto da entrada da pilha ou da EEPROM) . entretanto vou investigar mais qualquer coisa e ver se consigo dar a volta á situação. se puder, darei noticias. fica um breve "manual" de resolução de problemas, com este em especifico.
Cumprimentos e até breve.
SF (System Fault) light on the
S7-200 turns on (Red)
The following list describes the most common error codes and causes:
---------- User programming error
-- 0003 Watchdog error
-- 0011 Indirect addressing
-- 0012 Illegal floating-point
value
-- 0014 Range error
-------- Electrical noise
(0001 through 0009)
S Component damage
(0001 through 0010)
___________________________________________________________________________________
Read the fatal error code number and refer to
Appendix C for information about the type of
error:
-------- For a programming error, check the
usage of the FOR, NEXT, JMP, LBL, and
Compare instructions.
-------- For electrical noise:
-- Refer to the wiring guidelines in
Chapter 3. It is very important that the
control panel is connected to a good
ground and that high voltage wiring is
not run in parallel with low voltage
wiring.
-- Connect the M terminal on the 24 VDC
Sensor Power Supply to ground.
Cumprimentos e até breve.
SF (System Fault) light on the
S7-200 turns on (Red)
The following list describes the most common error codes and causes:
---------- User programming error
-- 0003 Watchdog error
-- 0011 Indirect addressing
-- 0012 Illegal floating-point
value
-- 0014 Range error
-------- Electrical noise
(0001 through 0009)
S Component damage
(0001 through 0010)
___________________________________________________________________________________
Read the fatal error code number and refer to
Appendix C for information about the type of
error:
-------- For a programming error, check the
usage of the FOR, NEXT, JMP, LBL, and
Compare instructions.
-------- For electrical noise:
-- Refer to the wiring guidelines in
Chapter 3. It is very important that the
control panel is connected to a good
ground and that high voltage wiring is
not run in parallel with low voltage