Perda de tensão

Responder
vjmferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 25 jun 2012, 23:29

Perda de tensão

Mensagem por vjmferreira »

Boa tarde,

antes de mais sou novo por cá e sou um curioso da electricidade e da electrónica, sendo sim um informático.

Contudo tenho um pequeno negócio, um bar e estou com um problema que aparentemente deriva de um cabo exterior (xs trifásico em aluminio de 25mm). Acontece que esse cabo tem um série de emendas ao longo de várias centenas de metros que não sei qual o efeito que podem provocar na tensão, mas sei que na entrada do quadro tem valores aparentemente normais (220V entre fase e neutro, 400 entre fases), corrijam-me se não forem.

Em qualquer das fases, quando ligo qualquer aparelho de imediato quebra para metade ou fiva quase sem voltagem, voltando ao normal após desligar o aparelho. Não percebo o que possa estar a acontecer, mas não tendo sido nada alterado no interior só desconfio do cabo exterior, apesar do contador também não paracer estar muito famoso, dado fazer um barulho estranho e parace não rodar uniformemente quando tem alguma coisa ligada. Serão válidas estas desconfianças? Não faço ideia o que poderá estar a acontecer, agradeço ideias novas para despistar antes de recorrer à EDP.


Obgd,

VF

VF
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1412
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Perda de tensão

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Os valores que referiu, estão dentro do normal.
Qualquer união ou junção mal executada ou com defeito, entre elementos condutores num circuito poderá causar uma queda de tensão quando se liga esse mesmo circuito (a corrente a passar pela resistência nesse ponto de má ligação, origina a queda de tensão). Logo, tanto as emendas nos cabos, como o contador poderão ser a causa do problema.
O problema poderá também ter origem no PT, e ser consequência de mau dimensionamento, embora seja pouco provável.
O mais aconselhável será chamar um técnico para avaliar a situação no local.
finipini
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Re: Perda de tensão

Mensagem por finipini »

Sempre que esse tipo de avaria me aconteceu foi mesmo por causa de uma má união no cabo ou partido em algum lugar.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”