Motor de rotor bobinado

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Electro 99
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Motor de rotor bobinado

Mensagem por Electro 99 »

DSC01529.JPG
DSC01525.JPG
Prezados colegas, muito bom dia.

Estou a recuperar uma serração antiga, onde se utilizará um motor de rotor bobinado. A este quadro está associado uma resistência, banhada a óleo, ligado aos enrolamentos do rotor.

O objectivo deste conjunto de resistências tem como objectivo regular a velocidade do motor? Destas resistências saem 3 linhas, que julgo que ligam directamente aos enrolamentos. Mas tem também um cabo FVV, isto servirá para quê?
Anexos
DSC01529.JPG
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Re: Motor de rotor bobinado

Mensagem por Josecalado »

O cabo FVV deve ser um cabo de informação de temperatura, que em caso de atingir um determinado valor deverá ligar um termostato que atua num contato auxiliar que deve cortar as condições, mas diz que da caixa de resistências liga diretamente nos enrolamentos do motor? olhe que normalmente tem um conjunto de contatores que com a informação de arranque vai retirando resistências, porque em funcionamento deverá ter um contator que curto-circuita os enrolamentos.

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Mário
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Re: Motor de rotor bobinado

Mensagem por Mário »

Boas

As resistências não é para regular a velocidade, mas sim para não haver pico de corrente no arranque.
Sobre as resistências não tens duvidas. Certo

O cabo Fvv pode ser para temperatura o que não creio, dado que o ultimo ponto chanta o rotor,
havia uns que tinha um micro de fim de curso, para não haver esquecimento de no momento de arranque o reóstato
estar mesmo na posição de arranque, e não de chantado.

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Re: Motor de rotor bobinado

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

As resistências não é para regular a velocidade, mas sim para não haver pico de corrente no arranque.
Sobre as resistências não tens duvidas. Certo

O cabo Fvv pode ser para temperatura o que não creio, dado que o ultimo ponto chanta o rotor,
havia uns que tinha um micro de fim de curso, para não haver esquecimento de no momento de arranque o reóstato
estar mesmo na posição de arranque, e não de chantado.

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É como o Mário diz, as resistências servem para fazer o arranque e não alterações da velocidade do motor.
A técnica de inserir resitências ou no rótor bobinado ou no estator, é mesmo para limitar a corrente de arranque, para valores aceitáveis. A vantagem de ser no rotor, é que temos mais binário no arranque, do que se fosse no estátor.
Esta técnica, é uma prima afastada da técnica usada no "arranque estrela-triângulo".
O interruptor ou fim de curso que o Mário fala, é aquele que também é usado para fazer o arranque de motores de corrente continua, dos antigos.
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Re: Motor de rotor bobinado

Mensagem por Mário »

Boas

E recordando tempos antigos, havia motores que tinham uma alavanca para chantar o coletor,
depois de estar na velocidade de sincronismo e alguns ainda dava para levantar as escovas.

O Nelmindo diz que é primo do estrela-triangulo eu digo, é o avô do arrancador suave.

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