Arrefecimento de portátil
-
- Velha Guarda
- Registado: 13 dez 2011, 09:39
- Been thanked: 1 time
Arrefecimento de portátil
Boa tarde
O meu portátil, muito recente, está quase sempre em esforço, com a ventoinha quase ao máximo e a emanar calor, parece um secador de cabelo, mesmo que não o esteja a usar!
As configurações da ASUS permitem vários planos de consumo (parado, alta performance, poupança de energia, etc) mas que na prática não funcionam ou seja o portátil tem sempre o mesmo desempenho e a ventoinha roda sempre a alta velocidade com grande produção de calor!
Conhecem algum programa para Windows 7 que consiga realmente baixar a frequência do CPU para ver se a ventoinha se cala e o portátil arrefece?
É que isto a produzir calor desta maneira provoca consumos de energia eléctrica enormes, mesmo que ninguém use o portátil !
Obrigado.
O meu portátil, muito recente, está quase sempre em esforço, com a ventoinha quase ao máximo e a emanar calor, parece um secador de cabelo, mesmo que não o esteja a usar!
As configurações da ASUS permitem vários planos de consumo (parado, alta performance, poupança de energia, etc) mas que na prática não funcionam ou seja o portátil tem sempre o mesmo desempenho e a ventoinha roda sempre a alta velocidade com grande produção de calor!
Conhecem algum programa para Windows 7 que consiga realmente baixar a frequência do CPU para ver se a ventoinha se cala e o portátil arrefece?
É que isto a produzir calor desta maneira provoca consumos de energia eléctrica enormes, mesmo que ninguém use o portátil !
Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Arrefecimento de portátil
Boas, isso não vai resolver nenhum problema, abre mas é o PC que isso deve ser o cooler que tá entupido com cotão!
De certeza que o PC volta ao normal!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
VivaVarejo Escreveu:Boas, isso não vai resolver nenhum problema, abre mas é o PC que isso deve ser o cooler que tá entupido com cotão!
Será fácil fazer essa operação de abrir o portátil?
Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, tens acesso a ar comprimido tipo das oficinas? ou alguém com compressor de ar?
Senão compras 1 garrafa de ar comprimido mas não tem tanta potência como um compressor!
A ideia será assoprar para o cooler para sair lixo, se não resolver tens mesmo de abrir para limpar como deve ser!
Alguns portáteis basta tirar uma tampa para se ver o cooler, depende da marca e modelo, mas deixo um vídeo para teres uma ideia!
http://www.youtube.com/watch?v=0yyEVSkz_0M
Senão compras 1 garrafa de ar comprimido mas não tem tanta potência como um compressor!
A ideia será assoprar para o cooler para sair lixo, se não resolver tens mesmo de abrir para limpar como deve ser!
Alguns portáteis basta tirar uma tampa para se ver o cooler, depende da marca e modelo, mas deixo um vídeo para teres uma ideia!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
Obrigado!Varejo Escreveu:Boas, tens acesso a ar comprimido tipo das oficinas? ou alguém com compressor de ar?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Deixo aqui também um site útil para quem pretende abrir o seu portátil:
http://www.insidemylaptop.com/
Atenção que a abertura do portátil pode anular a garantia do mesmo.
-
- Velha Guarda
Obrigado.amfys Escreveu:Deixo aqui também um site útil para quem pretende abrir o seu portátil:
O meu é desta série: http://pt.asus.com/Notebooks/Gaming_Powerhouse/G51J_3D/
Por baixo tem uma espécie de tampa que parece uma coluna de som, não sei para que serve, não sei se dá para tirar para efeitos de limpeza...
- Varejo
- Team Apoio
Boas, ASUS G51, basta tirar 1 tampa para aceder ao cooler, parece-me simples!

-
- Velha Guarda
Viva!Varejo Escreveu:Boas, ASUS G51, basta tirar 1 tampa para aceder ao cooler, parece-me simples!
O meu é precisamente esse, o G51J.
Não seria suficiente tirar a tampa redonda por baixo do coller?
Falaram-me também no programa core temp mas parece que só lê a temperatura dos processadores e não mexe na frequência...
O portátil está sempre com a ventoinha ligada e por vezes a grande velocidade, independentemente dos perfis de desempenho (battery saving, quiet office, high performance...) de modo que o problema é capaz de ser mesmo lixo acumulado...
Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, para limpar basta tirar só a tampa "redonda"!
p.s tens de tirar o suporte onde está a ventoinha, para tirares o lixo que está na entrada de ar de lado no PC, só soprar na ventoinha não resolve!
Aqui a partir dos 7m vês do que falo!
http://www.youtube.com/watch?v=ag3BemZQ ... re=related
p.s tens de tirar o suporte onde está a ventoinha, para tirares o lixo que está na entrada de ar de lado no PC, só soprar na ventoinha não resolve!
Aqui a partir dos 7m vês do que falo!
http://www.youtube.com/watch?v=ag3BemZQ ... re=related
Boa tarde a todos,
Na minha modesta opinião tudo o atrás referido está 100% correcto, mas aconselho, no entanto, a proteger o portátil (tanto o aquecimento como o próprio teclado), usando uma base do Género da "Alto" da Logitxxx ou semelhante , para além de que o mesmo fica em posição elevada (ao nível dos olhos).
Uso uma, e desde que adquiri a mesma não quero outra coisa.
Cumps,
Na minha modesta opinião tudo o atrás referido está 100% correcto, mas aconselho, no entanto, a proteger o portátil (tanto o aquecimento como o próprio teclado), usando uma base do Género da "Alto" da Logitxxx ou semelhante , para além de que o mesmo fica em posição elevada (ao nível dos olhos).
Uso uma, e desde que adquiri a mesma não quero outra coisa.
Cumps,
Hugo Gordinho
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 set 2013, 12:32
Eu resolvi recentemente um problema de aquecimento recorrendo precisamente ás configurações de energia do Windows 7. O meu portátil éstava sempre a "crashar" quando jogava devido ao sobreaquecimento. Meti a velocidade máxima do processador inicialmente a 75% e agora tenho a 90% sem problemas. Nunca mais foi abaixo. Mudar apenas o plano de consumo não chega porque todos os planos de consumo "default" tem o CPU a 100% quando ligado à corrente. Se for ás configurações avançadas consegue mudar o teto máximo de velocidade de CPU, acção esta que solicionou o meu problema.pedmpl Escreveu:Boa tarde
Obrigado.