avaria - dispara do nada
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
avaria - dispara do nada
amigos ,
podem-me dar uma ajuda ?
1º a terra está feita ao ferro de um pilar do predio ...
2º a casa só tem 2 circuitos um para iluminação outro para tomadas ...
3º problema em causa ... do nada o diferencial da edp dispara ...
uma das tomadas em vazio estava na boa , não se passava nada ...
coloca-se qualquer aparelho a trabalhar nessa tomada pum ...
quadro dispara ...
abri a merda das tomadas todas e nada ... tudo bem ligado nada de fios descarnados ... tudo 5 estrelas ...
não tive nem tenho acesso ao terra que foi feito ao ferro do pilar para ver a ligação ...
4º quando cheguei o quadro nem armava ...
conforme disse no ponto 3 começei por uma tomada que ao pareçe disparava ...
arranjei a tomada evitando os condutores estarem juntos ...
e não disparou , esperei uma hora , nada não disparou ...
5º ao fechar uma tomada do tempo do seculo passado e condutores também o quadro disparou ...
disse para mim foi da tomada ...
fechei a tomada liguei o quadro e mais uma hora à espera e nada ...
vim embora não convencido ...
até agora o cliente não disse nada ...
mas para mim , há qualquer problema naquela terra ...
porque ao fechar a tal tomada problematica o quadro disparou e eu fui desligando os terras e aconteçeu-me algo muito estranho ...
nessa tomada repica para mais 3 tomadas ... se liga-se um dos terras disparava ... desligava esse terra não disparava ...
ligava-se o tal terra novamente ficava bom , e aconteçeu isso com os 3 terras ...
como disse não fiquei convencido de ter resolvido a avaria ...
embora tenha passado mais de uma hora e nada de disparos ...
apelo aos vossos anos de experiencia para eu tentar perceber o que se passa ali ...
estar a terra no pilar que problemas podem adevir ?
obrigado malta e desculpem ...
mas passei mal
quero aprender
podem-me dar uma ajuda ?
1º a terra está feita ao ferro de um pilar do predio ...
2º a casa só tem 2 circuitos um para iluminação outro para tomadas ...
3º problema em causa ... do nada o diferencial da edp dispara ...
uma das tomadas em vazio estava na boa , não se passava nada ...
coloca-se qualquer aparelho a trabalhar nessa tomada pum ...
quadro dispara ...
abri a merda das tomadas todas e nada ... tudo bem ligado nada de fios descarnados ... tudo 5 estrelas ...
não tive nem tenho acesso ao terra que foi feito ao ferro do pilar para ver a ligação ...
4º quando cheguei o quadro nem armava ...
conforme disse no ponto 3 começei por uma tomada que ao pareçe disparava ...
arranjei a tomada evitando os condutores estarem juntos ...
e não disparou , esperei uma hora , nada não disparou ...
5º ao fechar uma tomada do tempo do seculo passado e condutores também o quadro disparou ...
disse para mim foi da tomada ...
fechei a tomada liguei o quadro e mais uma hora à espera e nada ...
vim embora não convencido ...
até agora o cliente não disse nada ...
mas para mim , há qualquer problema naquela terra ...
porque ao fechar a tal tomada problematica o quadro disparou e eu fui desligando os terras e aconteçeu-me algo muito estranho ...
nessa tomada repica para mais 3 tomadas ... se liga-se um dos terras disparava ... desligava esse terra não disparava ...
ligava-se o tal terra novamente ficava bom , e aconteçeu isso com os 3 terras ...
como disse não fiquei convencido de ter resolvido a avaria ...
embora tenha passado mais de uma hora e nada de disparos ...
apelo aos vossos anos de experiencia para eu tentar perceber o que se passa ali ...
estar a terra no pilar que problemas podem adevir ?
obrigado malta e desculpem ...
mas passei mal
quero aprender
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: avaria - dispara do nada
Boas
1º Medir o isolamento com mega.
2º Tentar verificar onde é a passagem.
3º Boa sorte
Quando tens disparos de diferencial aleatórios (no tempo) uma das causas pode ser o frigorifico ou congeladores.
Cump.
Mário
1º Medir o isolamento com mega.
2º Tentar verificar onde é a passagem.
3º Boa sorte
Quando tens disparos de diferencial aleatórios (no tempo) uma das causas pode ser o frigorifico ou congeladores.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
pois amigo mario , mega não tenho ...
obrigado pela dica...
esta a fazer-me bue confusão esta avaria ...
tou a bater mal
obrigado pela dica...
esta a fazer-me bue confusão esta avaria ...
tou a bater mal
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Sem equipamento de análise é difícil chegares a uma conclusão.
Cump.
Mário
Sem equipamento de análise é difícil chegares a uma conclusão.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
o mario tem toda a razão ...
mas não tenho tal aparelho e os faiscas que conheço também não o têm ...
caso tenha que ir lá novamente tenho que desenrascar-me ....
tenho que me desenrascar-me conforme foi sugerido por varios colegas neste topico ...
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=31&t=13337
e é o que tenho feito , o pedido de ajuda aqui , é para minimizar as possibilidades ...
já tenho algumas em mente ...
só tenho uma duvida em relação à terra ser feita ao ferro do pilar ...
supondo que mais vizinhos tenham feito o mesmo , não poderá haver problema para a minha terra ...???
mas não tenho tal aparelho e os faiscas que conheço também não o têm ...
caso tenha que ir lá novamente tenho que desenrascar-me ....

tenho que me desenrascar-me conforme foi sugerido por varios colegas neste topico ...
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=31&t=13337
e é o que tenho feito , o pedido de ajuda aqui , é para minimizar as possibilidades ...
já tenho algumas em mente ...
só tenho uma duvida em relação à terra ser feita ao ferro do pilar ...
supondo que mais vizinhos tenham feito o mesmo , não poderá haver problema para a minha terra ...???
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Sendo no mesmo pilar do mesmo prédio, o pilar funciona como barramento geral de terras, pois é o unico contato das instalações com a terra.
-
- Velha Guarda
projclvm Escreveu:Sendo no mesmo pilar do mesmo prédio, o pilar funciona como barramento geral de terras, pois é o unico contato das instalações com a terra.
e ????
e isso é bom ou mau para a minha terra ?
pois conforme diz poderei ter naquele ferro varias terras ....
e se alguma delas tiver problemas ...
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas, em relação ao problema ser das terras do predio,
Se é a protecção do seu quadro que dispara então o problema será para a frente e não para trás.
Disparo sem causa aparente?!!!!!
Alguns disparos conforme descreve (não instantaneos) são derivados ás extensões baratas, triplas e em alguns casos as fichas ( macho) das maquinas de lavar, secar, café.
Visto já ter feito revisão (olhar), as tomadas fixas e não tem meios tecnicos (aparelho de medidas ), pode ver se as fichas macho ou as triplas existentes apresentam indicios de queimadas
Se é a protecção do seu quadro que dispara então o problema será para a frente e não para trás.
Disparo sem causa aparente?!!!!!
Alguns disparos conforme descreve (não instantaneos) são derivados ás extensões baratas, triplas e em alguns casos as fichas ( macho) das maquinas de lavar, secar, café.
Visto já ter feito revisão (olhar), as tomadas fixas e não tem meios tecnicos (aparelho de medidas ), pode ver se as fichas macho ou as triplas existentes apresentam indicios de queimadas
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
desde quando ? não me diga que não sabe ?ohmico Escreveu:Boas,
assunto já mais que discutido neste forum!
Desde quando se fazem ligações aos pilares, como sendo estes o eléctrodo de terra?!
ohmico
ainda há coisa de um mes ...
segundo o senhorio , por alguem com carteira profissional , e já com anos disto ...
se calhar , digo eu , é dos tais , que se deixou de "mariquices" ...
não sabia , mas como depois podia ser acusado de "mariquices"... fez a terra lá no ferro do pilar ...
ainda continua espantado ?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Been thanked: 13 times
caro colega "quero aprender" o uso da estrutura de ferro de um predio não deves ser usado como terra, por variadissimas razões, e como é obvio depende de construção para construção, quer por condições tecnicas como por condições legislativas, que não vale agora a pena discutir
deve analizar com mais atenção toda a instalação electrica da habitação
se puder divida os circuitos com diferencias de protecção mais elevada do da EDP, em condições anormais a terra pode estar a fazer de "neutro" em algures, e pode até não ser na habitação em causa mas sim de um vizinho, que pode estar a usar o ferro do predio com o terra, e existir nele um defeito, e assim o diferencial dispara, por isso analize melhor a situação
deve analizar com mais atenção toda a instalação electrica da habitação
se puder divida os circuitos com diferencias de protecção mais elevada do da EDP, em condições anormais a terra pode estar a fazer de "neutro" em algures, e pode até não ser na habitação em causa mas sim de um vizinho, que pode estar a usar o ferro do predio com o terra, e existir nele um defeito, e assim o diferencial dispara, por isso analize melhor a situação
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
na unica vez que lá fui , tentei fazer o meu melhor ...
sai de lá com a impressão de não ter estado há altura do exigido pelo cliente ...
como gosto de aprender ...
e como quero sempre fazer melhor...
e até agora não me ligaram ...
mas se ligarem , quero resolver de uma vez por todas este assunto ...
obrigados a todos
sai de lá com a impressão de não ter estado há altura do exigido pelo cliente ...
como gosto de aprender ...
e como quero sempre fazer melhor...
e até agora não me ligaram ...
mas se ligarem , quero resolver de uma vez por todas este assunto ...
obrigados a todos
Boas, eu já tive que resolver num café na baixa de Lisboa uma situação idêntica, as tomadas na cozinha do café faziam disparar o diferencial e ou o dijuntor, fui verificar na primeira tomadas que recebia a alimentação do quadro e desliguei-a, ficando só os fios que vêm do quadro, testei e estava a disparar na mesma.
Fiz o teste de continuidade com um multímetro e nada.
Desenfiei os fios do quadro até a tomada e descobri que tinha entrado água para dentro da tubagem e esta estava a fazer o chante entre os fios.
Os fios estavam queimados onde se dava o curto circuito.
Fiz o teste de continuidade com um multímetro e nada.
Desenfiei os fios do quadro até a tomada e descobri que tinha entrado água para dentro da tubagem e esta estava a fazer o chante entre os fios.
Os fios estavam queimados onde se dava o curto circuito.
Podes tentar ir por partes... Por exemplo o problema pode até ser do disjuntor se for já com muitos anos... Ver se os fios estão com o isolamento em condições, ver se nao existe aparentes aquecimentos nos terminais dos fios de cobre.. Eu pelo que li como disse que disparou a fechar a tomada de certeza que foi a fechar a tomada que 1 fio deve ter tocado com o isolamento no terra k pode estar "alimentado pelos vizinhos"
Tentar sugerir ao dono 1 instalação previa de 1 terra individual e bem feita. Resulta em eliminação de possíveis problemas nos electrodomésticos do proprietário como na própria segurança física.
Tentar sugerir ao dono 1 instalação previa de 1 terra individual e bem feita. Resulta em eliminação de possíveis problemas nos electrodomésticos do proprietário como na própria segurança física.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Penso que deve desligar todos os eletrodomésticos das tomadas, e verificar se algo desliga, se continuar a desligar deve começar por desligar todos os circuitos do quadro, e ligar circuito a circuito, para determinar em qual se verifica a avária, isto aplica-se tambem a eventuais casquilhos com lampâdas.
Nas instalações antigas por vezes encontra-se condutores com torçadas no interior das tubagens, nas caixas de derivação as ligações estão folgadas, nas tomadas os alveolos e bornes estão folgados e nos interruptores os contatos não são perfeitos, o que provoca pataniscas ao ligar interruptores, eletrodomesticos etc, contribuindo para estes eventuais disparos.
O ideal neste tipo de instalações, seria substituir toda a cablagem e respetiva aparelhagem, bem como quadro eletrico, para poder dar garantia ao cliente, caso contrario o eletricista estará sempre mal visto, pois as avárias dependendo do tipo de instalação e sua utilização, vão continuar a suceder.
Penso que deve desligar todos os eletrodomésticos das tomadas, e verificar se algo desliga, se continuar a desligar deve começar por desligar todos os circuitos do quadro, e ligar circuito a circuito, para determinar em qual se verifica a avária, isto aplica-se tambem a eventuais casquilhos com lampâdas.
Nas instalações antigas por vezes encontra-se condutores com torçadas no interior das tubagens, nas caixas de derivação as ligações estão folgadas, nas tomadas os alveolos e bornes estão folgados e nos interruptores os contatos não são perfeitos, o que provoca pataniscas ao ligar interruptores, eletrodomesticos etc, contribuindo para estes eventuais disparos.
O ideal neste tipo de instalações, seria substituir toda a cablagem e respetiva aparelhagem, bem como quadro eletrico, para poder dar garantia ao cliente, caso contrario o eletricista estará sempre mal visto, pois as avárias dependendo do tipo de instalação e sua utilização, vão continuar a suceder.
Cpts.
Energy
Energy