Bom dia! Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida e talvez alguém me ajude... Tenho um motor instalado em que na chapa de caracteristicas (a qual não tenho acesso) apresenta a tensão de alimentação 400/690, potência de 15 Kw, I 27A / 15,6A. A este motor está associado no respetivo Q.E. uma ligação em estrela/triângulo (com contactores) e um temporizador de retardo de entrada em triângulo (penso eu). Quando o motor entra em funcionamento (nunca por periodos superiores a 30 min), este arranca a trabalha normalmente mas nunca chega a passar para triângulo porque o temporizador está a retradar a entrada em triângulo em 60 min. Já reduzimos o tempo do temporizador e o que acontece, é que quando o motor fica ligado em triângulo, dispara o disjuntor! Pergunto o que está mal e se este motor (400/690) se está preparado para ser ligado à tensão de alimentação (400/230)? Ou qual o tipo de liagação para estes motores?
Cumprimentos,
Dúvida 400/690
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Dúvida 400/690
Boas
2º Está mal ligado
Cump.
Mário
1º Preenche o perfil "profile"ppovoas Escreveu:Bom dia! Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida e talvez alguém me ajude... Tenho um motor instalado em que na chapa de caracteristicas (a qual não tenho acesso) apresenta a tensão de alimentação 400/690, potência de 15 Kw, I 27A / 15,6A. A este motor está associado no respetivo Q.E. uma ligação em estrela/triângulo (com contactores) e um temporizador de retardo de entrada em triângulo (penso eu). Quando o motor entra em funcionamento (nunca por periodos superiores a 30 min), este arranca a trabalha normalmente mas nunca chega a passar para triângulo porque o temporizador está a retradar a entrada em triângulo em 60 min. Já reduzimos o tempo do temporizador e o que acontece, é que quando o motor fica ligado em triângulo, dispara o disjuntor! Pergunto o que está mal e se este motor (400/690) se está preparado para ser ligado à tensão de alimentação (400/230)? Ou qual o tipo de liagação para estes motores?
Cumprimentos,
2º Está mal ligado
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Peço desculpa por "desenterrar" este tópico mas creio que o título se enquadra na minha questão e evito criar um tópico novo.
Os valores de tensão apresentados nas chapas de características de um motor trifásico são sempre valores de tensão composta, correcto?
Considere-se, por exemplo, um motor com a seguinte descrição: "Tensão nominal: 3x 220 Triângulo/ 400 Estrela"
Sendo eu um cliente BTN com instalação trifásica e níveis de tensão 230/400 (simples/composta), devo ligar o motor referido anteriormente em estrela, correcto?
Por outro lado, se a descrição for a seguinte: "Tensão nominal: 3x 400 Triângulo/ 690 Estrela", devo ligar o motor em triângulo. certo?
Obrigado.
Os valores de tensão apresentados nas chapas de características de um motor trifásico são sempre valores de tensão composta, correcto?
Considere-se, por exemplo, um motor com a seguinte descrição: "Tensão nominal: 3x 220 Triângulo/ 400 Estrela"
Sendo eu um cliente BTN com instalação trifásica e níveis de tensão 230/400 (simples/composta), devo ligar o motor referido anteriormente em estrela, correcto?
Por outro lado, se a descrição for a seguinte: "Tensão nominal: 3x 400 Triângulo/ 690 Estrela", devo ligar o motor em triângulo. certo?
Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
1º Actualiza o perfil "profile"
Desempregado nivel 7 o que é?
Cump.
Mário
1º Actualiza o perfil "profile"
Desempregado nivel 7 o que é?
A Azulmarlo86 Escreveu:Peço desculpa por "desenterrar" este tópico mas creio que o título se enquadra na minha questão e evito criar um tópico novo.
Os valores de tensão apresentados nas chapas de características de um motor trifásico são sempre valores de tensão composta, correcto? Não, normalmente aparecem as duas
Sim
Obrigado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado pela resposta.
Já actualizei o estado. Na ocupação ainda tinha o "Desempregado" porque era a situação em que me encontrava até à pouco tempo. O Nível 7 corresponde ao meu nível de estudos segundo a portaria indicada no fórum (mestrado integrado).
Cumprimentos.
Já actualizei o estado. Na ocupação ainda tinha o "Desempregado" porque era a situação em que me encontrava até à pouco tempo. O Nível 7 corresponde ao meu nível de estudos segundo a portaria indicada no fórum (mestrado integrado).
Cumprimentos.
Para a tensão composta de 400V esse motor deve trabalhar em triangulo, em estrela terá apenas 1/3 da potência. Se o disjuntor dispara pode não ter calibre ou curva adquada, deve, se possivel, estar em vazio quando faz a transição. Que tipo de carga está associada? O mais provável será o triangulo não estar bem feito. Seguindo o circuito do contactor de alimentação e do contactor de triângulo verifique se aos terminais de cada bobine chegam fases diferentes. Ou seja em U1 e U2 chegam fases diferentes assim como para V1 e V2 e W1 e W2. A identificação na placa de borne pode estar U,V,W para inicio de cada bobine e X,Y,Z para o fim das bobines, mas é o mesmo que a identificação anterior. A transição deve ser feita depois de o motor atingir pelo menos 90% da velocidade. Quando muito e dependendo da carga são alguns segundos. Os 27A a 400V são a corrente nominal, logo já pode despistar se o problema é da alimentação disponível ou do disjuntor. Ligue por ex. com a seguinte sequencia para U1-Fase R, para V1-Fase S, W1 Fase T. Para U2-fase S, para V2-faseT, e para W2-fase R.ppovoas Escreveu:Bom dia! Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida e talvez alguém me ajude... Tenho um motor instalado em que na chapa de caracteristicas (a qual não tenho acesso) apresenta a tensão de alimentação 400/690, potência de 15 Kw, I 27A / 15,6A. A este motor está associado no respetivo Q.E. uma ligação em estrela/triângulo (com contactores) e um temporizador de retardo de entrada em triângulo (penso eu). Quando o motor entra em funcionamento (nunca por periodos superiores a 30 min), este arranca a trabalha normalmente mas nunca chega a passar para triângulo porque o temporizador está a retradar a entrada em triângulo em 60 min. Já reduzimos o tempo do temporizador e o que acontece, é que quando o motor fica ligado em triângulo, dispara o disjuntor! Pergunto o que está mal e se este motor (400/690) se está preparado para ser ligado à tensão de alimentação (400/230)? Ou qual o tipo de liagação para estes motores?
Cumprimentos,
Cumprimentos