Tenho uma duvida que gostaria que alguem, que tenha passado pelo mesmo me pudesse esclarecer.
Fiz uma moradia na qual, instalei uns pontos de luz em led de balizagem, em uma passadeira que dá acesso do portão de entrada da moradia à entrada da casa. Estes leds supostamente são estanques e blindados, e começaram a fundir aos poucos, notado-se pelo vidro alguma humidade. Os cabos que vem de origem com os leds apenas tem cerca de 1 metro, e tive de uni-los com pontas de cabo maior para poderem chegar à caixa estanque onde está o transformador. Estas uniões foram feitas com soldadura e manga termoretractil.
Optei por contactar o comercial da marca dos led`s, a qual é uma marca bastante conceituada, em que combinou comigo uma reunião no local da instalação para verificar o problema. Assim foi, o sr. chegou lá olhou para as uniões dos cabos e respondeu-me que os led´s fundiram devido às más ligações nas uniões, por que não eram estanques, e os led´s puxaram a humidade pelos cabos, logo fundiram

Acho que é uma manobra para a marca não assumir responsabilidades em um equipamento que tem apenas 6 meses, e fazer com que o instalador seja responsavel...
Obrigado pelo esclarecimento