Baterias em série + Inversor + Alternadores

Responder
kerplunk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jun 2012, 19:45

Baterias em série + Inversor + Alternadores

Mensagem por kerplunk »

Tenho em minha propriedade, um curso d'água de volume razoável, suficiente para o torke de uma roda respeitável, que por meio de polias e uma redução, consigo girar dois alternadores somando um total de quase 700 watts.
Com eles, consigo manter uma geladeira e um freezer funcionando 24/7 sem dependência da rede externa. Só isso já é uma façanha, pelo menos para mim, que sou quase que completamente leigo. Agora minha dúvida:
Tenho alguns recursos financeiros que quero investir na melhoria do sistema, a roda d'água, pode com facilidade manter até 4 alternadores(desses de carro) girando com uma boa rotação. E se eu fizesse um set de baterias(12V), ligadas em série com sua saída ligadas em um inversor de 5000 watts, será que conseguiria abastecer a casa toda?
Agradeço a boa vontade de quem puder me ajudar, só por favor, linguagem "leiga" seria mais aceitável, já que "manjo" muito pouco :lol:

Obrigado!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Baterias em série + Inversor + Alternadores

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Depende da potência que "a casa toda" consome.
É claro que seria necessário um estudo para avaliar a viabilidade real do projecto, no entanto, digo-lhe que não acredito muito que seja possível.
Contas redondas...se dois alternadores conseguem fornecer 700 W, quatro alternadores conseguiriam fornecer 1400 W, o que me parece francamente pouco para uma habitação.
kerplunk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por kerplunk »

Sim, já tinha pensado isso, que 1400W seria muito pouco, daí o papel do set de baterias e o inversor... Nos momentos em que não usasse toda a potência dos alternadores, essa seria armazenada nas baterias...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Verifique na factura de electricidade, qual a média de consumo horária, ou seja, quantos kW consome em média por hora.
Mais uma vez, fazendo as contas por alto (não considerando rendimento do sistema e outros factores), se a sua média de consumo horária actual (com alimentação da rede) for inferior aos 1400W (1,4 kW), talvez seja possível e rentável montar o sistema de que falou.
Eu assumo que o curso de água corra 24h por dia e que o caudal seja estável.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

aconselho o amigo não fazer muito alarido do que está a montar, pois infelizmente, se o governo cobra pelas licenças para usar o sol e o vento imagine o que não cobrará para usar a água
Jaime Reis
kerplunk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por kerplunk »

Boas,

Digo então malta, consultei um técnico eletricista aqui(moro no Brasil) e ele me aconselhou em adquirir não 4 alternadores, mas uma turbinam, mais propícia para o trabalho, se quiserem, divulgo a marca, mas é uma pequena turbina que com a mesma rotação que posso dispôr para os alternadores, produzo com folgas 5000W o que com certeza é mais que o suficiente para meu consumo.

Sim, o fluxo de água é constante e bem forte. Algo em torno de 250-300 litros por segundo, mesmo em época de estiagem, portanto grande potencial elétrico. E isso porque a roda está a girar em um pequeno desvio que fiz do ribeirão(o curso d'água), desvio este que posso tranquilamente aumentar o fluxo, simplesmente aumentando profundidade ou largura para algo em torno de 1000 litros por segundo, potencial para uma pequena usina para abastecer, creio eu, até 2 ou até mesmo 3 residências, com algum investimento...

Apesar de caudaloso, o desvio é de apenas 120 metros, dentro de minha propriedade, sendo no final "devolvido" ao ribeirão, portanto, sem impacto ambiental.

Pois bem, o técnico eletricisita, me indicou essa turbina, que girando em sua potência máxima, gera 5000W, dispensando então minha necessidade das baterias e do inversor.

A legislação quanto à esse tipo de utilização de recursos naturais, é praticamente inexistente e a fiscalização, vergonhosa, portanto quanto à parte legal estou bastante tranquilo.

Quando totalmente pronto, prometo publicar aqui fotos de todo o sistema. Além de fotos do meu biodigestor, que me fornece uma boa parcela do gás que utilizo no automóvel e sustenta totalmente o fogareiro da cozinha.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

kerplunk Escreveu:Boas,

Digo então malta, consultei um técnico eletricista aqui(moro no Brasil) e ele me aconselhou em adquirir não 4 alternadores, mas uma turbinam, mais propícia para o trabalho, se quiserem, divulgo a marca, mas é uma pequena turbina que com a mesma rotação que posso dispôr para os alternadores, produzo com folgas 5000W o que com certeza é mais que o suficiente para meu consumo.

Sim, o fluxo de água é constante e bem forte. Algo em torno de 250-300 litros por segundo, mesmo em época de estiagem, portanto grande potencial elétrico. E isso porque a roda está a girar em um pequeno desvio que fiz do ribeirão(o curso d'água), desvio este que posso tranquilamente aumentar o fluxo, simplesmente aumentando profundidade ou largura para algo em torno de 1000 litros por segundo, potencial para uma pequena usina para abastecer, creio eu, até 2 ou até mesmo 3 residências, com algum investimento...

Apesar de caudaloso, o desvio é de apenas 120 metros, dentro de minha propriedade, sendo no final "devolvido" ao ribeirão, portanto, sem impacto ambiental.

Pois bem, o técnico eletricisita, me indicou essa turbina, que girando em sua potência máxima, gera 5000W, dispensando então minha necessidade das baterias e do inversor.

A legislação quanto à esse tipo de utilização de recursos naturais, é praticamente inexistente e a fiscalização, vergonhosa, portanto quanto à parte legal estou bastante tranquilo.

Quando totalmente pronto, prometo publicar aqui fotos de todo o sistema. Além de fotos do meu biodigestor, que me fornece uma boa parcela do gás que utilizo no automóvel e sustenta totalmente o fogareiro da cozinha.
Apoio 100% iniciativas destas. Agradecemos as fotos quando as publicar!
kerplunk
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por kerplunk »

Ainda tenho alguns problemas com o biodigestor que estão e me tirar os cabelos. Além do metano, que é o gás que queima, as bactérias presentes no biodigestor produzem também gás sulfídrico, que é bastante mal-cheiroso. Consegui amenizar o problema construíndo um filtro em forma de torre por onde o biogás da saída do biodigestor é injetado na parte inferior e recoletado no topo, sendo conduzido para um compressor que o comprime em um pequeno tanque. O conteúdo da torre é basicamente serragem e óxido de ferro(isso mesmo, ferrugem) e trata-se de nada mais que um cano de PVC comum usado em encanamento doméstico. Consultei um químico e ele me informou que se o filtro fosse constituído por Hematita(um mineral bastante caro), o resultado seria bem melhor. Apesar de poder abastecer o tanque GNV do automóvel diretamente com este gás, a sua queima ainda gera alguns odores desagradáveis e a eficiência é muito inferior à gasolina. Já na queima do fogareiro da cozinha, não sei bem porque, mas os odores são muito poucos, na maioria das vezes nem chegando a serem notados. Outro problema, no fogareiro, é que o metano quando queima, é quase incolor, sendo difícil dizer se o fogo está aceso ou não.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

a turbina , penso eu que será do tipo Kaplan, ou do tipo Francis, mas isso precisa mesmo de muita água com um caudal elevado

deve ser um projecto interessante, vá enviando fotos e o estado projecto durante a sua evolução
Jaime Reis
DomingosX
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2009, 23:28
Been thanked: 1 time

Mensagem por DomingosX »

Eu gostava de ver as fotografias do Projeto se é que andou para a frente.
Fico a aguardar resposta.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se debita 5 KWh permanentemente isso significa 5KW x 24 h x 30 dias=3 600 KW se cada consumidor gastar 193 KWh seria à partida 3600/193=18 Coinsumidores isto teoricanente

O pior é a simuktaneidade para 4 consumidores a 3,45 KVA cada um seria=13,8 KVA >>>>>>5 KVA

Não sei se a alternativa de acumular energia nas baterias não será mais viável.
DomingosX
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2009, 23:28
Been thanked: 1 time

Mensagem por DomingosX »

Duzia12 Escreveu:Se debita 5 KWh permanentemente isso significa 5KW x 24 h x 30 dias=3 600 KW se cada consumidor gastar 193 KWh seria à partida 3600/193=18 Coinsumidores isto teoricanente

O pior é a simuktaneidade para 4 consumidores a 3,45 KVA cada um seria=13,8 KVA >>>>>>5 KVA

Não sei se a alternativa de acumular energia nas baterias não será mais viável.

Concordo plenamente pois é a única forma de suportar os picos de consumo existentes. Para além do mais se a turbina trabalha nas horas de vazio quem consome a electricidade produzida? Infelizmente o banco de bateria é inevitável e será o que terá o maior custo de investimento.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”