Indústria
Indústria
Boa noite,
Preciso mesmo da vossa ajuda.
Estou atrapalhado com umas contas acerca de uma pequena indústria que estou a começar.
Estou a pensar adquirir equipamento com motores eléctricos com cerca de 200 kw ( 380v, 50hz e 3Ph) tudo somado mas isso depende dos custos da instalação eléctrica.
Vou trabalhar inicialmente cerca de 5 horas/dia e depois vou passar para 7.
1 Como é que sei as poténcias de instalações necessárias?
2 Quais os custos aproximados para um posto de tranformação?
3 Quais os custos de electricidade?
3 Todas as linhas dão para levar um PT?
4 Quem me pode informar?
5 Que empresas recomendam na zona de Santarém?
Muito obrigado!!
Preciso mesmo da vossa ajuda.
Estou atrapalhado com umas contas acerca de uma pequena indústria que estou a começar.
Estou a pensar adquirir equipamento com motores eléctricos com cerca de 200 kw ( 380v, 50hz e 3Ph) tudo somado mas isso depende dos custos da instalação eléctrica.
Vou trabalhar inicialmente cerca de 5 horas/dia e depois vou passar para 7.
1 Como é que sei as poténcias de instalações necessárias?
2 Quais os custos aproximados para um posto de tranformação?
3 Quais os custos de electricidade?
3 Todas as linhas dão para levar um PT?
4 Quem me pode informar?
5 Que empresas recomendam na zona de Santarém?
Muito obrigado!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Indústria
Boa noite.
1. Pelo que diz, deverá andar à volta dos 200 kVA (para os motores), mais iluminação e tomadas.
2. Varia um pouco, de fabricante para fabricante, mas para estar precavido, eu recomendaria prever nos custos do PT cerca de 20 a 30 mil euros (preço chave na mão).
3. Depende do contrato com o fornecedor.
"Todas as linhas dão para levar um PT?"??? Para essa potência, um único PT serve toda a instalação.
4. Informar acerca do quê? (essa instalação vai precisar de projecto, logo terá informação detalhada).
5. Desconheço empresas nessa zona.
1. Pelo que diz, deverá andar à volta dos 200 kVA (para os motores), mais iluminação e tomadas.
2. Varia um pouco, de fabricante para fabricante, mas para estar precavido, eu recomendaria prever nos custos do PT cerca de 20 a 30 mil euros (preço chave na mão).
3. Depende do contrato com o fornecedor.
"Todas as linhas dão para levar um PT?"??? Para essa potência, um único PT serve toda a instalação.
4. Informar acerca do quê? (essa instalação vai precisar de projecto, logo terá informação detalhada).
5. Desconheço empresas nessa zona.
Bem, mais depressa era difícil!
Desde já obrigado pela resposta.
Fico no entanto com uma dúvida : como faço a comversão de kW para KVA? É de 1 para 1 ? Não compreendo essas unidades.
Desde já obrigado pela resposta.
Fico no entanto com uma dúvida : como faço a comversão de kW para KVA? É de 1 para 1 ? Não compreendo essas unidades.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
A conversão faz-se da seguinte maneira: (kW) = (kVA) x (cos fi).
O cos fi é o factor de potência. No caso dos motores, entra também em conta o respectivo rendimento.
Os valores que eu indiquei, foram calculados "por alto".
Se considerar-mos um factor de potência de 0,9 e um rendimento de 80% (desconheço os motores ou equipamento em causa), teremos um potência de: 200/(0,9x0,8)=278 kVA.
Mas como eu disse, vai ser necessário um projecto onde terá acesso a informação detalhada.
A conversão faz-se da seguinte maneira: (kW) = (kVA) x (cos fi).
O cos fi é o factor de potência. No caso dos motores, entra também em conta o respectivo rendimento.
Os valores que eu indiquei, foram calculados "por alto".
Se considerar-mos um factor de potência de 0,9 e um rendimento de 80% (desconheço os motores ou equipamento em causa), teremos um potência de: 200/(0,9x0,8)=278 kVA.
Mas como eu disse, vai ser necessário um projecto onde terá acesso a informação detalhada.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
boas
penso que terá que contactar um gabinete de projecto, eles farão todas as diligencias necessarias para a sua realização, desde os calculos, desenhos estudos, até á documentação burocratica necessária apresentar perante as autoridades....não terá que se preocupar com mais nada,.....só aceitar, ou não as propostas...
penso que terá que contactar um gabinete de projecto, eles farão todas as diligencias necessarias para a sua realização, desde os calculos, desenhos estudos, até á documentação burocratica necessária apresentar perante as autoridades....não terá que se preocupar com mais nada,.....só aceitar, ou não as propostas...
Jaime Reis
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Um P.T aéreo AI-250 KVA deve chegar se não se prever de aumento de potência
Atenção os 200 KW é a soma de todos os equipamentos? Senão teremos de afetar de um coeficiente 0,7 logo 140 KVA.
Atenção os 200 KW é a soma de todos os equipamentos? Senão teremos de afetar de um coeficiente 0,7 logo 140 KVA.