fotodiodo
fotodiodo
Boa tarde,
Estou a desenvolver um trabalho com um par led/fotodiodo, em que o fotodiodo vai controlar uma porta lógica, o meu problema é que quando tenho o led apontado para o fotodiodo, tenho a tensão correta, mas quando desvio o led, a tensão no fotodiodo nunca é suficientemente baixa para ser interpretada pela porta lógica como um 0. Já experimentei meter resistências de valor elevado para provocar uma queda de tensão, mas nem assim consegui baixar a tensão para o pretendido.
Alguem me pode ajudar a resolver este problema?
Obrigado e cumprimentos.
Estou a desenvolver um trabalho com um par led/fotodiodo, em que o fotodiodo vai controlar uma porta lógica, o meu problema é que quando tenho o led apontado para o fotodiodo, tenho a tensão correta, mas quando desvio o led, a tensão no fotodiodo nunca é suficientemente baixa para ser interpretada pela porta lógica como um 0. Já experimentei meter resistências de valor elevado para provocar uma queda de tensão, mas nem assim consegui baixar a tensão para o pretendido.
Alguem me pode ajudar a resolver este problema?
Obrigado e cumprimentos.
Na teoria, a prática e a teórica são iguais, na prática não.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Re: fotodiodo
O problema que estas a ter deve ser por,apesar de não teres o led a a incidir no fotodiodo, este estar a receber luz ambiente, o que vai fazer com que a sua resistencia baixe o suficiente para não ficar completamente bloquedo à condução, Experimenta ocultar completamente o fotodiodo de modo a que este não receba luz e verifica se continuas a ter condução.
Já tentei essa situação e continua-me a conduzir. Como o fotodiodo é contrapolarizado, será que tem um funcionamento semelhante a um zener? deixando passar corrente mesmo sem qualquer iluminação?
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Os fotodiodos tem um funcionamento diferente dos diodos normais e também dos fototransistores.
Não sei como tens o esquema montado, mas talvez fosse boa ideia incluir um estágio entre o fotodiodo e a porta lógica, ao invés de teres a última a ser comandada directamente pelo fotodiodo.
Verifica estes links (LINK 1 e LINK 2) para perceberes o que quero dizer.
Como podes verificar, existe uma "ponte de comando" entre o fotodiodo e o circuito integrado, ou seja, existem transistores que fazem essa ligação entre o sinal do fotodiodo e a porta lógica ou circuito integrado.
Os fotodiodos tem um funcionamento diferente dos diodos normais e também dos fototransistores.
Não sei como tens o esquema montado, mas talvez fosse boa ideia incluir um estágio entre o fotodiodo e a porta lógica, ao invés de teres a última a ser comandada directamente pelo fotodiodo.
Verifica estes links (LINK 1 e LINK 2) para perceberes o que quero dizer.
Como podes verificar, existe uma "ponte de comando" entre o fotodiodo e o circuito integrado, ou seja, existem transistores que fazem essa ligação entre o sinal do fotodiodo e a porta lógica ou circuito integrado.
Mas nao vou ter o mesmo problema em controlar a base do transistor com o fotodiodo? Se os niveis de tensão não baixam o suficiente para ser considerado um 0 pelo CI, será que vou conseguir controlar a passagem de corrente no transistor ao ter sempre valores de tensão tão elevados? Eu vou experimentar de qualquer maneira, já tentei tanta coisa, mais uma nao custa.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Já experimentei várias coisas, mas isto passa os meus conhecimentos, deixo em anexo o esquema do que eu queria fazer, para alguem ver se consegue perceber como fazer funcionar o sistema. Eu estou a utilizar um led de alto brilho como emissor de luz e um fotodiodo para receber.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
- Anexos
-
- circuito do encoder
- Circuito.png (25.53 KiB) Visto 2012 vezes
Este foi o esquema que eu fiz no livewire. Utilizei os componentes indicados para as portas lógicas, 74LS04 e 74LS11. Os leds e fotodiodos são normais, não são de infravermelhos.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Boa noite.
No teu esquema estão representados fototransistores e não fotodiodos.
Segundo sei, as fontes (que alimentam a parte emissora e a parte receptora) têm de ser independentes.
Outra coisa que não percebo no teu esquema, é o motivo de tanto led, tanto fototransistor e tanta porta lógica...o objectivo não era controlar apenas uma porta lógica com um fotodiodo?
Nos links que te indiquei, tens esquemas que (adaptados) permitem fazer o que tu pretendes.
No teu esquema estão representados fototransistores e não fotodiodos.
Segundo sei, as fontes (que alimentam a parte emissora e a parte receptora) têm de ser independentes.
Outra coisa que não percebo no teu esquema, é o motivo de tanto led, tanto fototransistor e tanta porta lógica...o objectivo não era controlar apenas uma porta lógica com um fotodiodo?
Nos links que te indiquei, tens esquemas que (adaptados) permitem fazer o que tu pretendes.
Vou tentar explicar em que consiste o projeto. Eu queria fazer um sensor da direção do vento, para tal, iria ter 8 combinações possiveis num CD que iria ser um encoder, ou seja, no CD iria estar aplicada uma tabela de verdade de 3 entradas, com 8 combinações possiveis. Cada par Led/fotodiodo seria uma entrada. Conforme o CD está em determinada posição, ou deixa ou não passar a luz do Led para cada fotodiodo. Vou anexar umas imagens que eu fiz em AutoCAD para ajudar a perceber melhor.
A cada uma das combinações possiveis, iria estar associado um led que indicaria a direção do vento.
Eu já tentei utilizar a solução dos transistores para controlar as entradas das portas negadas, mas sem sucesso.
Cumprimentos.
A cada uma das combinações possiveis, iria estar associado um led que indicaria a direção do vento.
Eu já tentei utilizar a solução dos transistores para controlar as entradas das portas negadas, mas sem sucesso.
Cumprimentos.
- Anexos
-
- Maquete.pdf
- Maquete
- (15.21 KiB) Transferido 223 vezes
-
- Rosa dos ventos e encoder.pdf
- Rosa dos ventos e encoder
- (12.88 KiB) Transferido 128 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Tenta usar manga termorretráctil, para isolar os leds receptores, de modo a receber "luz" frontalmente e não serem influenciados pelos leds emissores vizinhos.
Parabéns pelo projecto.
Parabéns pelo projecto.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
E outra solução pode passar por em vez de usar um 7404, usar um 7414, que faz a quase a mesma coisa, mas com melhores resultados:
http://www.nxp.com/documents/data_sheet/74HC_HCT14.pdf
http://www.nxp.com/documents/data_sheet/74HC_HCT14.pdf
-
- Velha Guarda
Bom dia.
O meu conselho é o seguinte: resolve o problema por partes.
Esquece o teu circuito. O teu problema neste momento, pela descrição no primeiro post, é não conseguires obter o sinal "0".
Pega no link 2 que indiquei e monta a primeira parte do circuito (photodiode alarm circuit), até ao circuito integrado. Ou seja, montas apenas a parte que está à esquerda do circuito integrado. Isto é um simples sensor (individual) como o que queres montar. Vai acender ou apagar o led verde conforme receba luz ou não.
Monta isto e depois diz qual foi o resultado. Se funcionar, tens o teu problema resolvido e partes depois para a montagem do conjunto.
Outra coisa importante a ter em conta, é se realmente tens fotodiodos. Porque no esquema que mostraste, estão representados fototransistores. Não são a mesma coisa.
O meu conselho é o seguinte: resolve o problema por partes.
Esquece o teu circuito. O teu problema neste momento, pela descrição no primeiro post, é não conseguires obter o sinal "0".
Pega no link 2 que indiquei e monta a primeira parte do circuito (photodiode alarm circuit), até ao circuito integrado. Ou seja, montas apenas a parte que está à esquerda do circuito integrado. Isto é um simples sensor (individual) como o que queres montar. Vai acender ou apagar o led verde conforme receba luz ou não.
Monta isto e depois diz qual foi o resultado. Se funcionar, tens o teu problema resolvido e partes depois para a montagem do conjunto.
Outra coisa importante a ter em conta, é se realmente tens fotodiodos. Porque no esquema que mostraste, estão representados fototransistores. Não são a mesma coisa.
Eu tenho fotodiodos e sempre foi isso que quis utilizar, mas quando fiz a simulação no livewire, para conseguir simular a variação de luminosidade, tive que por os fototransistores no esquema. Vou tentar aplicar as soluções que me deram e depois digo qualquer coisa.
Cumprimentos e obrigado.
Cumprimentos e obrigado.